curso-ensina-tecnicas-de-construcao-com-bambu-foto

Curso ensina técnicas de construção com bambu em SP

O Sitio Pau d’Água, em Piracaia, realiza o Curso Básico de Construção com Bambu, com o engenheiro agrônomo Bruno Sales, que trabalha há mais de 15 anos com bambu, nos dias 18 e 19 de maio. Considerado uma fonte renovável, o bambu é um dos materiais mais inovadores na área da construção. É resistente o suficiente para substituir o aço em algumas estruturas, como mostram construções em países como China, Japão e Indonésia.

Na América do Sul, o país mais desenvolvido no seu uso é a Colômbia, como atesta a catedral Alterna Nuestra Señora de La Pobreza, projetado pelo renomado arquiteto Simón Velez. “Diferente do cimento, que é altamente poluente, o bambu é um recurso natural que não se esgota, desde que cortado corretamente”, afirma Bruno. O objetivo principal do curso é que os participantes façam uma parede de bambu usando duas técnicas trazidas da Colômbia chamada esteridia (esteiras de bambu) e façam o reboco com calficite (cal, fibras, e terra) para revestir a parede da cozinha externa do Sítio. As duas técnicas são usadas para construção de casas populares na Colômbia. “É possível erguer uma casa usando apenas estas técnicas”, afirma Bruno.

O Curso conta com uma parte teórica e prática nos dois dias. Na teoria serão abordados a história, morfologia, fenologia (como reconhecer a idade da planta), plantio, propagação, manejo, tratamento, aplicações, movelaria e design e bioconstrução.

A parte prática começa com uma visita guiada pelos bambuzais da Ecovila Clareando, vizinho ao Sítio Pau d’Água. Os participantes vão fazer reconhecimento e coleta de três espécies: Phyllostachys Aurea (Cana da Índia), Bambusa Vulgaris (Taquara) e Dendrocalamus Giganteus (BambuGigante). Em seguida, as varas passam por um tratamento natural para proteção contra pragas.

VISITA GUIADA
Os participantes vão fazer uma visita técnica na premiada Casa das Birutas, projeto da Gera Brasil Arquitetura, cujo telhado de bambu foi construído por Bruno, na Ecovila.

QUEM É BRUNO SALES
Engenheiro Agrônomo formado pela UFRRJ, trabalha com bambu há mais de 15 anos. Neste período, realizou 15 obras, entre casas e galpões com diferentes tipos de bambu. Foi estagiário por 4 anos da Embrapa Agrobiologia. Sob orientação do departamento de tecnologia da madeira na Engenharia Florestal da UFRRJ, trabalhou na instituição Pindorama durante 5 anos, onde ministrou cursos de bambu para 23 turmas.

SOBRE O SITIO PAU D’AGUA
O Sítio Pau d’Água é um Centro Coletivo de Cultura que tem o objetivo de colaborar com a construção de um novo Imaginário Social. São 3 alqueires, sendo que quase metade está sendo reflorestado. Conta com duas nascentes e mais de 3 mil árvores foram plantadas nos últimos 2 anos. Em parceria com o Universo da Floresta, realiza cursos nas áreas de Agrofloresta, Fitoterapia e Bioconstrução.

SERVIÇO
Sitio Pau d’Água, Piracaia, São Paulo
Quando: 18 e 19 de maio
Inscrições: cursos@kaminaricomunicacao.com.br
WhatsApp 11-97130-3335

Fonte: The Greenest Post