Eventos da ABRAFAC recebem o Selo Evento Neutro

Em 2019 a ABRAFAC, Associação Brasileira de Facilities, se comprometeu em neutralizar todos seus eventos, incluindo FM Debates, congressos e o próprio Prêmio ABRAFAC. As edições receberão o Selo Evento Neutro por assumir o compromisso voluntário de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes do evento através do apoio a projetos sócio ambientais certificados.

O excesso de GEE na atmosfera é considerado um dos principais causadores do aquecimento global e dos efeitos danosos das mudanças climáticas. Com essa preocupação, a ABRAFAC teve a iniciativa de transformar seus eventos em um Evento Neutro.

Um evento é neutro quando todas as emissões de GEE geradas na sua montagem, realização e desmontagem são quantificadas e compensadas através da aquisição voluntária de créditos de carbono na mesma proporção do impacto ambiental.

Nesse caso, todas as emissões de GEE oriundas do deslocamento dos veículos de montagem e desmontagem, deslocamento dos prestadores de serviço, palestrantes e público, consumo de energia e decomposição dos resíduos gerados são quantificadas e convertidas em kg de CO2 seguindo a metodologia internacional do GHG Protocol (Greenhouse Gases Protocol).

Para realizar a neutralização de carbono na mesma quantidade que foi gerada nos eventos, a ABRAFAC apoiará diferentes projetos ambientais, entre eles, Ecomapuá Amazon REDD, Pequena Central Hidrelétrica Terrra Santa e Pampeana e Cerâmicas Arrozal, GGP e Sul América.

Como forma de engajar o público nesse tema, uma Calculadora de Emissões on-line estará disponível no evento. Nela o participante pode colocar os dados de seu deslocamento, conhecer qual o impacto ambiental gerado em termos de emissão de CO2.

Para Fernando Beltrame, presidente da Eccaplan, consultoria ambiental que deu suporte à ABRAFAC neste processo, “a neutralização de carbono é uma ação de compensação ambiental e pode ser o primeiro passo para a realização de eventos mais sustentáveis”.

Para mais informações sobre programas de neutralização de carbono, acessem Programa Evento Neutro e Programa CO2 Neutro.

Além da neutralização, Sou Resíduo Zero

Um dos impactos ambientais mais visíveis gerados por eventos de qualquer porte é a geração de resíduos. Para minimizar este impacto, os eventos ABRAFAC que acontecerão em São Paulo farão a gestão inteligente dos resíduos através do programa Sou Resíduo Zero com ações de triagem e separação dos resíduos para a reciclagem e reuso. Todo o processo será monitorado e medido para que seja conhecido e divulgado o % de resíduos que serão salvos do aterro sanitário.

Projeto Ecomapuá Amazon

Localizado a 30 horas de barco da capital Belém/PA, o projeto Ecomapuá conserva cerca de 90.000 hectares do bioma amazônico na Ilha de Marajó, na jusante do Rio Amazonas. Com o projeto, a extração de recursos madeireiros foi proibida, sendo ela uma das principais causas de desmatamento da região. Além de conservar a rica biodiversidade da Amazônia, o projeto tem como objetivo encontrar alternativas de geração de renda para as comunidades locais e também contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Projeto Cerâmicas Arrozal, GGP e Sul América

As Cerâmicas Arrozal, GGP e Sul América, localizadas no estado do Rio de Janeiro, substituíram óleo derivado do petróleo por biomassa renovável em seus fornos. Essa mudança, além de reduzir as emissões de gases causadores de efeito estufa e evitar a inalação de fuligem pelos funcionários, promove o desenvolvimento sustentável da comunidade que vive nos arredores através cursos de educação, geração de emprego nas fábricas, melhoria da tecnologia no setor e incentivo aos produtos cerâmicos em novos mercados.

Central Hidrelétrica Terra Santa e Pampeana

 Localizadas no rio Jubá, nos municípios de Tangará da Serra e Barra dos Bugres (MT), as PCHs Pampeana e Terra Santa substituem centrais termelétricas por uma fonte de energia renovável com baixo nível de impacto ambiental. Além de diminuir as emissões de gases de efeito estufa, as PCHs contribuem para o desenvolvimento sustentável local através da melhoria da qualidade do ar, aumento da oferta de empregos, programas de reflorestamento e incentivo de programas de Monitoramento e Qualidade das Águas.

Sobre a ABRAFAC

A ABRAFAC Associação Brasileira de Facilities é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2004, que tem por objetivo desenvolver o mercado, as organizações e os profissionais de Facilities, sejam eles agentes públicos, contratantes, consultores, administradores ou empresas prestadoras de serviços.

Nos últimos anos, a Associação vem se fortalecendo com ações efetivas de promoção de conhecimento e interação da comunidade do setor, sendo reconhecida como agente glutinador do seguimento em suas diversas frentes.

Sobre a ECCAPLAN

A Eccaplan é uma consultoria de sustentabilidade focada no desenvolvimento e implementação de práticas socioambientais inovadoras, como os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa CO2 Neutro e Evento Neutro, o programa de gestão de resíduos Sou Resíduo Zero, além de outros produtos e serviços que ajudam organizações a por em prática ações para o desenvolvimento sustentável.

Conheça mais em:

www.eccaplan.com.br

www.eventoneutro.com.br

www.souresiduozero.com.br