Festival Pinheiros 2019

Festival Pinheiros 2019 é mais um evento Sou Resíduo Zero

No dia 05 de maio em toda a Rua dos Pinheiros em São Paulo ocorreu o Festival Pinheiros, evento que reúne muita gastronomia, arte, cultura, moda, lazer e feiras. A Rua dos Pinheiros virou novamente um grande calçadão! E os moradores, comerciantes e frequentadores da Rua dos Pinheiros fizeram deste dia um Festival de delicias para toda a família, amigos e pets.

Associação Coletivo Pinheiros – que dá a cara do bairro para essa ocupação e realiza a vontade latente da comunidade de também se apropriar do espaço público, de diversificar o jeito de experimentar a cidade.

E funcionou assim! Das 9h às 19h o comércio em geral esteve aberto com mini eventos em suas portas e esquinas. Restaurantes funcionaram normalmente e muitos com operações estendidas para a rua e cardápios próprios ou promoções para serem consumidos na festa. Em toda a extensão do Festival Pinheiros tiveram atrações musicais, dança, muita diversão para a criançada e brincadeiras para se divertir em família; feira vegana e orgânica; feira de arte e design; oficinas; ações sociais, sustentáveis, de consumo e alimentação consciente.

Com foco no Social e Sustentável a Feira reiterou seu compromisso com o meio ambiente e a Eccaplan não iria ficar de fora dessa!

Eccaplan e Casa Causa no Festival em Pinheiros – Foto: Casa Causa

O Coletivo Pinheiros possui várias redes de trabalhos compostas por membros dos estabelecimentos do bairro, o que cria um engajamento legítimo das nossas inquietações, e através da RT de sustentabilidade o festival buscou pensar nos 5R’s da sustentabilidade.

1 – Reduzir a geração de resíduos
2 – Repensando a real necessidade de certas embalagens
3 – Recusando o uso do que é dispensável
4 – Reutilizando copos retornáveis
5 – Reciclando tudo que conseguimos.

Vidros coletados para reciclagem - Foto: Casa Causa
Vidros coletados para reciclagem – Foto: Casa Causa

Pensando em toda a gestão de resíduos do evento a Eccapplan em parceria com a Casa Causa cuidaram de todos os resíduos gerados no festival. Colocando em ação o programa Sou Resíduo Zero que trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitiriam ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos.

Todos podem participar!

face_perfil

Veja como fazer parte da campanha Sou Resíduo Zero no seu dia-a-dia  respondendo ao Quiz.

Participe do grupo no Facebook para conhecer e compartilhar novas iniciativas e fazer parte da campanha #souresiduozero

Sobre o Programa Sou Resíduo Zero 

O Movimento Sou Resíduo Zero surge com o objetivo de engajar pessoas, comunidades e empresas a planejarem e gerenciarem seus resíduos, enfatizando a não geração e uma grande mudança na forma atual do fluxo de materiais na sociedade. Contador dinâmico, mapas, infográficos, selos e certificados são algumas ferramentas criadas para engajar pessoas e empresas neste movimento.

Sobre a ECCAPLAN 

A Eccaplan é uma consultoria na área ambiental focada no desenvolvimento e implementação de projetos ambientais em empresas, como Programa de Gestão de Resíduos, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. A empresa desenvolveu os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa CO2 Neutro e Evento Neutro.