Incêndios destroem centenas de hectares de floresta na França

Uma série de incêndios destruiu centenas de hectares nesta quarta (4) e quinta-feiras (5) nas regiões oeste, centro e sul da França. Os bombeiros, que ainda combatem dois focos ativos, temem que as chamas se propaguem em razão dos fortes ventos, que atingem até 75 km/h.

Em Charente-Maritime, no sul do país, cerca de 170 hectares de florestas queimaram desde quarta-feira. Pelo menos 25 habitantes foram evacuados por medidas de precaução, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

A linha de trem de alta velocidade que liga Paris a Bordeaux também foi fechada, mas voltou a funcionar às 4h30, de acordo com a SNCF, a companhia que gerencia a rede ferroviária na França.

Cerca de 400 bombeiros e militares da região Nova-Aquitânia e mais de 100 veículos foram mobilizados para apagar o incêndio – a origem do fogo ainda é desconhecida. Em Banyuls, nos Pirineus Orientais, o incêndio destruiu parte da vegetação e foi controlado por volta das 6h. As chamas obrigaram cerca de 100 pessoas a deixar suas casas.

Pelo menos 120 bombeiros e quatro aviões Canadair foram mobilizados para lutar contra o fogo, em uma área de difícil acesso, situada a alguns quilômetros da fronteira com a Espanha, segundo o tenente-coronel Lopez, do serviço de incêndio e segurança do departamento.

Seca intensa

Na região de Indre, uma região no centro da França atingida por uma seca particularmente severa, pelo menos 150 hectares de floresta foram destruídos, de acordo com os bombeiros. Serão necessários vários dias para apagá-lo completamente. Regiões vizinhas enviaram reforços para que o incêndio pudesse ser controlado, mas um bombeiro ficou ferido nas operações.

Fonte: RFI