Operação Verde Brasil apreende mais de 300 toras de madeira ilegal no PA

O Comando Conjunto Norte apreendeu, pela Operação Verde Brasil, mais de 300 toras de madeira ilegal às margens do rio Moju, no nordeste do Pará, nesta quarta-feira (4).

A carga apreendida é transportada para a serraria Padroeira, local onde são concentradas as madeiras ilegais apreendidas pelos agentes.

Segundo o Comando, a apreensão ocorreu em ação de patrulha e inspeção naval de interagências.

O objetivo da ação é verificar crimes ambientais, além de prestar apoio de transporte e segurança a agentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas), do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) e da Polícia Ambiental.

Ações de combate a incêndios no PA

As Forças Armadas iniciaram na última quarta-feira (28) o combate efetivo a focos de incêndios florestais nos municípios de Altamira, Marabá e áreas adjacentes. De acordo com o Exército, cerca de 100 militares estão sendo empregados na operação. O Exército vai atuar em áreas de preservação atingidas pelas queimadas.

Ainda segundo o Exército, a ação no estado faz parte da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), na última sexta-feira (23), com objetivo de controlar as queimadas na Amazônia.

Na terça-feira (27/agosto), militares do Exército realizaram o reconhecimento terrestre e fluvial em áreas atingidas por incêndios no Pará. A ação ocorre no eixo Belém – Marabá – Altamira, São Félix do Xingu, e Novo Progresso.

A Polícia Civil do Pará também mandou duas equipes investigarem a denúncia de que produtores rurais teriam se organizado para promover queimadas há duas semanas, em um evento batizado de Dia do Fogo. A Polícia Federal também apura o caso.

Fonte: G1