“Fazendeiros” holandeses cultivam algas para filtrar a poluição de sua praia favorita – e combater as mudanças climáticas

Quando se trata de questões em escala global, geralmente são os pequenos problemas localizados que levam as pessoas a agir.

Embora a retórica muitas vezes terrível da crise climática seja um poderoso impulsionador da tecnologia verde, foi o flagelo visual dos poluentes flutuando nas águas costeiras de sua
praia favorita que fez com que dois holandeses inconformados tentassem fazer sua parte.

Nikki Spil e Sjoerd Laarhoven, residentes de IJmuiden, assistiam regularmente a queda de escoamento da fábrica em um lado do porto de IJmuiden antes de seguirem para a praia intocada, tão apreciada pelos cidadãos da Holanda.

“Se você está constantemente nesta área, pode literalmente ver a poluição passar”, disse Nikki a MaatschapWij. “Especialmente em dias de tempestade, não há maneira de contornar isso. Sjoerd e eu imaginamos se havia algo que pudéssemos fazer para resolver esse problema. ”

Agora, do outro lado das chaminés de fumaça da fábrica Tata Steel, Nikki e Sjoerd cultivam algas no Sea Farm Ijmond, como uma resposta simples e baseada na natureza à poluição que se aproxima da praia.

 

Pulmões da Terra
Relatórios como o publicado em julho que produziu um modelo que mostra que a humanidade pode combater as emissões de CO2 plantando um trilhão de árvores faz parecer que a solução está apenas nas florestas.

“As pessoas costumam pensar que as árvores podem fornecer ao mundo a maior quantidade de oxigênio, mas na verdade são as algas”, diz Nikki. “Eles são os pulmões da Terra.”

As algas marinhas também são um filtro natural de poluentes e são usadas como tratamento na terapia de quelação para pacientes com intoxicação por metais pesados. Nikki e Sjoerd decidiram deliberadamente criar a Sea Farm Ijmond em uma área em que pudesse limpar o porto local, mesmo que a cabeça do mar crescesse melhor em outro lugar.

 

Uma alternativa ao plástico
As algas, se secas e processadas adequadamente, também podem ser usadas para substituir o plástico de muitos utensílios domésticos comuns. A Good News Network relatou os esforços de alguns cientistas  holandeses que tentam levar o plástico de algas para o mercado em uma escala mais ampla – e Nikki e Sjoerd estão fornecendo sua colheita como um recurso.

Os designers Eric Klarenbeek e Maartje Dros desenvolveram o bioplástico para substituir os plásticos sintéticos, usando suas algas secas que podem ser transformadas em um material que
pode ser usado em impressoras 3D para criar itens de plástico de latas de lixo a louças e xampus.

 

Fonte: GNN