Temperatura na Antártida bate novo recorde de calor

Termômetro marcou cerca de 18,3 °C no norte da Península Antártica, quase um grau Celsius acima da marca anterior.

A temperatura no norte da Antártica atingiu quase 18,3 graus Celsius, um provável recorde de calor no continente mais conhecido por neve, gelo e pinguins. A leitura foi realizada quinta-feira (6 de fevereiro) na base de pesquisa Esperanza, da Argentina, no extremo norte da Península Antártica, e ainda precisa ser verificada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

A península, que se estende do continente gelado na direção da América do Sul, se aqueceu significativamente nos últimos 50 anos – quase 3 °C, de acordo com a OMM. O recorde anterior de temperatura ali, 17,5 °C, foi estabelecido em março de 2015.

“Tudo o que vimos até agora indica um provável registro legítimo”, afirmou Randall Cerveny, que pesquisa registros para a organização, em comunicado. Ele acrescentou que está aguardando a confirmação de dados completos. Segundo Cerveny, a temperatura anormalmente alta provavelmente se deve, no curto prazo, a um rápido aquecimento do ar que desce da encosta de uma montanha.

Cientistas encontram água morna sob geleira da Antártida
As mudanças climáticas estão aquecendo as regiões polares da Terra mais rapidamente do que as outras áreas do planeta. O Ártico está se aquecendo numa velocidade duas vezes maior que a do resto do mundo, de acordo com um relatório anual publicado em dezembro pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA, na sigla em inglês). Não há relatório anual semelhante para a Antártida.

 

Fonte: Revista Planeta