30 filmes de sustentabilidade para ver durante a quarentena!

Estamos vivendo um momento histórico. Não tem como ignorar os saberes científicos sobre a incapacidade do planeta em fornecer recursos para nosso estilo de vida. As constantes emissões de poluentes, o lixo espalhado por cidades e oceanos, biodiversidade ameaçada, recorde de incêndios nas florestas, agrotóxicos poluindo os solos e lençóis freáticos e a disseminação de doenças (não só a Covid-19) já são sinais claros que a influência da ação humana passou dos limites.

Mas nem tudo é motivo de lamentação. Cada vez mais pessoas separam seus resíduos para reciclagem, compostam em casa os orgânicos ou na hora de consumir são lixo zero, sem embalagens descartáveis. Uma grande quantidade de agricultores já fez ou está fazendo a transição do convencional para o orgânico. Ativistas, cientistas, pesquisadores e até influencers estão mobilizando pessoas para suas causas ambientais e sociais.

Se você também quer mudar mas não sabe como, separamos uma lista com histórias comoventes e inspiradoras sobre mudanças climáticas, preservação ambiental e resíduos sólidos já que o conhecimento sobre os problemas ambientais é o primeiro passo para transformar a realidade.

Vamos a lista.

Resíduos Sólidos

1) “Um Oceano de Plástico ” (2016) de Craig Leeson

O impacto do plástico na vida marítima é o tema central do documentário que tambem propõe soluções  para o problema. Filmado em diversos locais com depoimentos de cientistas e pesquisadores o filme aponta as terriveis consequencias (algumas irreversíveis) para o meio ambiente e saúde humana.

2) “A História Secreta da Obsolescência Programada (2010) de Cosima Dannoritzer.

Com uma série de exemplos práticos o filme mostra porque a vida útil dos produtos eletrônicos está cada vez mais curta e como essa estratégia impacta no meio ambiente.

3) “Lixo Extraordinário (2010) de Lucy Walker

Gravado no aterro do Jardim Gramacho o artista plástico Vic Muniz realizou obras utilizando materiais recolhidos pelos catadores com a participação de sete deles incluindo o presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho Tião Santos.

E você? Será que seu estilo de vida é Resíduo Zero? Faça o quiz e descubra!

Mudanças Climáticas

4) “Before the Flood: seremos história?” (2016) de Fisher Stevens.

O ator Leonardo DiCaprio aborda os efeitos da industrialização e o consumo excessivo de combustível fóssil sobre o planeta entrevistando grandes líderes da atualidade como Barack Obama e Papa Francisco.

5) ” A Ultima Hora” (2007) de Nadia Conners e Leila Conners

O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev e o físico teórico Stephen Hawking estão entre aqueles que discutem as questões mais importantes que o mundo enfrenta hoje.

6) “Cowspiracy” (2018) de Kip Andersen

A  pecuária extensiva é apontada como um dos setores de maior pegada de carbono, mas esse tema é pouco tratado, inclusive por ambientalistas.

7) “Ice on Fire” (2019) de Leila Conners

Dos polos gelados aos desertos mais quentes, confira a atual crise ambiental e as possibilidades que ainda temos para reverter os danos.

Você sabe qual é a sua pegada de carbono? Descubra na calculadora de emissões! (Dica: faça o teste da sua rotina antes e depois do isolamento)

Preservação e recuperação ambiental

8) “O Sal da Terra” (2014) de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado

A saga de um dos fotógrafos mais reconhecidos do mundo Sebastião Salgado é narrada por seu filho desde a carreira de sucesso até a surpreendente recuperação das áreas degradadas das terras onde cresceu. Disponível no Vimeo.

9) “Em Busca dos Corais” (2017) de Jeff Orlowski

Debaixo das ondas, os recifes de corais estão morrendo em proporções gigantescas. Estes cientistas e cineastas estão lutando para parar esse processo. Disponível na Netflix.

10) “Ser Tão Velho Cerrado” (2018) de André D’Elia

Um dos biomas mais ameaçados pelo desmatamento o Cerrado e o povo que luta para sua preservação. Disponível na Netflix.

11) “Como mudar o mundo” (2015) de Jerry Rothwell

Nos anos 1970, um grupo de ativistas organizou um protesto contra testes nucleares. Conheça a história do Greenpeace. Disponível na Netflix.

12) “Mission Blue” (2014) de Robert Nixon e Fisher Stevens

Este documentário retrata a campanha da oceanógrafa Sylvia Earle para salvar os oceanos do mundo de várias ameaças, como a pesca abusiva e os resíduos tóxicos. Disponível na Netflix.

13) “Home” (2009) de Yann Arthus-Bertrand

O fotógrafo Yann Arthus-Bertrand foca nos temas que mais importam, como a perda da diversidade, globalização da agricultura, o crescimento populacional e da pobreza, e acima de tudo, a beleza deste mundo.

14) “Terra” (2015) deMichael Pitiot, Yann Arthus-Bertrand

Um olhar para a história natural da humanidade e para nossa existência na Terra. O filme revive a única jornada de uma espécie que, entre milhões de outros, evoluiu e emergiu das muitas fases de crescimento do nosso planeta.

15) “Virunga” (2014) de Orlando von Einsiedel

Conheça a história dos guardas que arriscam a vida para proteger o parque nacional mais precioso da África e seus gorilas em risco de extinção. Disponível na Netflix.

16) “Nosso Planeta” (2019) de Alastair Fothergill

A série terá oito episódios e irá mostrar as espécies mais raras do planeta e seus frágeis habitats naturais, revelando imagens espetaculares e inéditas da Terra filmadas com recurso da mais recente tecnologia de câmera 4k. Disponível na Netflix.

Veja quais são os projetos de desenvolvimento sustentável apoiados pela Eccaplan para neutralização de carbono: Projeto Ecomapuá na Ilha do Marajó (PA), Projeto Floresta Santa Maria em Colniza (MT) e Projeto Cerâmica Bandeirantes & Capelli em Capela (AL).

Economia verde e energias renováveis

17) “Real value” (2013)  de Jesse Borkowski

Empreendedores da sustentabilidade mostram como é possível ter um negócio rentável e que esteja alinhado com os valores da ecologia e meio ambiente. Isso sem contar a qualidade de vida de trabalhar com o que mais gostam!

18) “Catching The Sun“(2015) de Shalini Kantayya

Este documentário explora a economia mundial da recente indústria da energia solar e seu impacto sobre esperançosos caçadores de emprego dos EUA. A indústria chinesa está migrando “em massa” para energia solar. Cidades solares estão em fase de construção.

Qualidade de vida

19) “Minimalismo” (2016) de Matt D’Avella

Depoimentos de pessoas que escolheram um estilo de vida onde consomem somente o necessário mostram como (só) é possível ser feliz com pouco. Disponível na Netflix.

20) “Amanhã” (2015) de Cyril Dion e Mélanie Laurent

A atriz francesa Mélanie Laurent viaja o mundo para conhecer as pessoas que trabalham para deter e reverter os danos ambientais e construir uma Terra mais verde.

21) “Crossroads – Dores de Parto de Uma Nova Visão Mundial” (2013)

O filme explora a profundidade da atual condição humana e a emergência de uma nova visão de mundo que está recriando nossa humanidade de dentro para fora.

Alimentação e agricultura 

22) “Brasil Orgânico” (2013) de Kátia Klock e Lícia Brancher

A cena da crescente agricultura orgânica brasileira em diferentes biomas e seus personagens que realizam plantação, criação de animais ou extrativismo sustentável.

23) “Ecovila Brasil: Caminhando para a Sustentabilidade do Ser

As Ecovilas estão trazendo para a humanidade e como estes podem colaborar para uma Mudança de Paradigma do nosso modelo civilizatório.

24 e 25) “O veneno está na mesa I“(2011)  e “O veneno está na mesa II” (2014) de Silvio Tendler

O relato de especialistas e agricultores sobre a agricultura brasileira, os agrotóxicos e atual modelo empregado no Brasil, questionando o uso dessas substâncias.

26) “Vida em Sintropia” (2015) de Agenda Gotsch

Curta para conhecer o trabalho de Ernst Gotsch, um agrônomo que veio para o Brasil e tem feito uma verdadeira revolução no campo. O canal Agenda Gotsch tem outros curtas sobre técnicas de agroecologia.

27) “Semente: a história nunca contada” (2016) de Jon Betz e Taggart Siegel.

Guardiões de sementes revelam como a maioria das empresas químicas de biotecnologia hoje tentam controlar a maior parte das nossas sementes.

28) “O Jardim” (2008) Scott Hamilton Kennedy

Tocante documentário sobre a luta dos agricultores da maior horta urbana dos EUA contra a desapropriação.

Da uma olhada no nosso projeto Horta e Compostagem na Escola Fernão Dias Paes no bairro de Pinheiros em São Paulo

Contaminação

29) “There’s Something in the Water” (2019) de Ellen Page e Ian Daniel

Há algo na água é um documentário canadense, um exame do racismo ambienta que o efeito desproporcional dos danos ambientais nas comunidades negras canadenses e das primeiras nações da Nova Escócia. Disponível na Netflix.

30) “Água Tóxica” (2017) de Kevin Smith.

Documentário retrata a dramática contaminação da água por metais pesados em Flint, Michigan (EUA), berço da indústria automotiva americana, seus efeitos terríveis e os esforços para tentar corrigir o problema. Disponível na Netflix.

Gostou? Agora que tal trazer algumas dessas iniciativas para a realidade? A National Geographic deu um super exemplo de sustentabilidade na Net Geo Run neutralizando todas as emissões e gerenciando corretamente todos os resíduos.

Bom divertimento consciente!