Como a activas se tornou uma empresa CO2 Neutro

Reconhecer que praticamente todas as atividades causam algum impacto ao meio ambiente é o primeiro passo para tomarmos ações, a fim de tornar nossas atividades menos impactantes e sustentáveis. Mas como reconhecer nosso impacto sobre questões como o aquecimento global e fazer a compensação ambiental?

O termo sustentabilidade tem estado presente em praticamente todos os aspectos da nossa vida e acabamos por adotar algumas práticas sustentáveis.

Isso não é diferente com o mundo empresarial. Muitas corporações têm o desejo de incorporar a sustentabilidade em suas gestões, dando origem a uma produção e consumo mais consciente e harmonioso com o ambiente.

Infelizmente, se posicionar em relação às mudanças climáticas não tem sido uma prática comum entre as empresas brasileiras, mas existem aquelas que o fazem, tornam-se pioneiras e assumindo novos papéis frente aos consumidores.

Uma das formas de quantificar o impacto ambiental das empresas é através do inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) ou inventário de emissões de carbono.

O inventário de GEE é uma das principais ferramentas para empresas avaliarem ações para reduzir os seus impactos, relacionados às mudanças climáticas, e definir ações de redução e compensação ou neutralização de carbono.

Sobre a activas

Desde o início, a activas teve sua identidade marcada pelas características do material que distribui: o plástico. Criada em 1990 em São Paulo, moldou-se ao mercado e expandiu suas atividades por meio da construção de unidades em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco.

A transparência e a leveza sempre foram importantes para a activas, assim a empresa passou a oferecer resinas sustentáveis e atualizou sua frota, com veículos preparados para a utilização do biodiesel.

Atualmente, a activas é líder de mercado em seu segmento e uma das empresas mais engajadas em iniciativas socioeducativas.

Veja como foi o procedimento para a activas conquistar o selo CO2 Neutro:

  • Inventário de Emissões

O primeiro passo foi escolher quais atividades fariam parte do inventário de emissões, ou seja, qual seria o escopo do inventário. A activas optou por fazer o inventário das emissões de toda a sua logística nacional, incluindo São Paulo, Recife, Joinville e Caxias do Sul.

O primeiro passo consistiu em mapear todas essas as fontes de emissão que fazem parte do inventário e buscar os dados necessários para o preenchimento, como: controle do consumo de combustível de veículos, tipo de veículos, quilômetros rodados.

Assim toda a logística da empresa foi avaliada conforme sua emissão de gases de efeito estufa. Depois de quantificadas, as emissões foram convertidas em toneladas de CO2 equivalente. Para isso, foi utilizado a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol (Greenhouse Gases Protocol – Protocolo de Gases de Efeito Estufa)

  • Neutralização de carbono e selo CO2 Neutro

Reconhecido e quantificado o impacto ambiental em termos de kg CO2, foi realizada a compensação ambiental através da neutralização de carbono. Assim, todas as emissões de carbono emitidas foram compensadas, na mesma proporção, pela aquisição de créditos de carbono do Projeto Ecomapuá. Dessa forma a activas conquistou o selo CO2 Neutro, da consultoria em sustentabilidade Eccaplan.

A frente da neutralização das emissões está Guilherme Gonçalves da activas.”Somos uma empresa que se preocupa muito com a sustentabilidade e meio ambiente. Atualmente estamos enfrentando grandes desafios como as mudanças climáticas e o aquecimento global então para nós é um prazer fazer parte de um projeto que protege as florestas da Amazônia junto à Eccaplan”.

A activas recebe o Selo CO2 Neutro, por assumir o compromisso de quantificar e compensar as emissões de CO2 provenientes dos kilometros rodados das  entregas ao longo do ano. A primeira compensação já ocorreu! E foi referente a todos os 942.930 kilometros rodados em 2019. “Estamos fazendo várias ações em busca do B Corp e a neutralização das nossas emissões de Gases Efeito Estufa é fundamental. Com essa e as demais ações de sustentabilidade, a activas está mostrando que o plástico não é o inimigo, mas que devemos combater seu mau uso” completa Guilherme.

Ações sociambientais na activas

Para a activas a sustentabilidade é o guia para todas as nossas ações, praticado por meio do uso de fontes renováveis, reciclagem de materiais, programas de logística reversa e distribuição de resinas sustentáveis. A activas é uma empresa que foca suas ações, principalmente, nas pessoas. Mais do que gerar lucro e ser relevante no mercado, acredita que as empresas têm a responsabilidade de retornar valor à sociedade e ao meio ambiente.

Alem da neutralização de Gases Efeito Estufa a activas investe e apoia as seguintes iniciativas:

  • Projeto Tampinha Legal: coleta e arrecadação de todos os tipos de tampas de plástico e consultoria às entidades assistenciais.
  • Casa Ronald Mcdonald: atendendimento as crianças em tratamento oncológico

  • Liga RMC de Esportes: contribui para a disseminação da prática esportiva e incentiva pesquisas e o desenvolvimento das modalidades

  • Hospital do Câncer de Barretos: oncologia gratuita para a população do interior do estado

Sobre o Projeto

O Projeto Ecomapuá

Localizado a 30 horas de barco da capital Belém/PA, o projeto Ecomapuá tem elevada importância na conservação da Amazônia paraense. Com cerca de 90.000 hectares na Ilha de Marajó, na jusante do Rio Amazonas, a área é considerada de prioridade “extremamente alta” pelo Ministério do Meio Ambiente.

Com o projeto, a extração de recursos madeireiros foi proibida, reduzindo assim uma das principais causas do desmatamento da região. Além de conservar a rica biodiversidade da Amazônia, o projeto tem como objetivo encontrar alternativas de geração de renda para as comunidades locais e também contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Hoje, mais de 100 famílias residem na área do projeto, e dependem dos recursos naturais da floresta para sobreviver. Para contribuir com o desenvolvimento da região, o projeto promove cursos nas comunidades locais para ensinar novas formas de subsistência e gerar fontes de renda.

As diversas atividades florestais desenvolvidas incluem prestação de serviços ambientais, produção de óleos vegetais e de geração de energia renovável (todas atividades geradoras de créditos de carbono), além de atividades de reflorestamento, manejo de baixo impacto, geração de ativos ambientais.

Qual a importância de fazer a compensação ambiental?

O planeta Terra já aqueceu 2°graus, parece pouco, mas os efeitos já são devastadores, e com impacto direto na nossa saúde, na produção de alimentos, na economia. O principal fator responsável por esse aquecimento é a quantidade de gases de efeito estufa que são liberados todos os dias na atmosfera.

No tratado internacional mais recente sobre o clima, o Acordo de Paris, assinado em 2015, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir em 37% suas emissões até 2025. Para isso é necessário conter o desmatamento, recuperar florestas e promover o desenvolvimento e utilização de tecnologias limpas. E as iniciativas devem partir de todos os atores da sociedade, incluindo as empresas privadas.

Portanto, fazer a compensação de carbono através da neutralização de carbono incentivando projetos socioambientais é fundamental para que o país possa atingir sua meta, promovendo uma economia de baixo carbono e um planeta mais próspero para todos.