Cine Drive In Paradiso recebe os Selos Evento Neutro e Sou Resíduo Zero

O termo sustentabilidade tem estado presente em praticamente todos os aspectos da nossa vida e acabamos por adotar algumas práticas sustentáveis.

 

Isso não é diferente com o mundo empresarial. Muitas corporações têm o desejo de incorporar a sustentabilidade em suas gestões, dando origem a uma produção e consumo mais consciente e harmonioso com o ambiente.

 

Infelizmente, se posicionar em relação às mudanças climáticas não tem sido uma prática comum entre as empresas brasileiras, mas existem aquelas que o fazem, tornam-se pioneiras e assumindo novos papéis frente aos consumidores.

 

Esse é o caso do Cine Drive In Paradiso que recebeu o Selo Evento Neutro assumindo o compromisso de quantificar e compensar todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes da montagem, realização e desmontagem do evento através do apoio financeiro à projetos ambientais brasileiros certificados. O projeto apoiado dessa vez foi o Ecomapuá.

 

Um dos impactos ambientais mais visíveis gerados por eventos de qualquer porte é a geração de resíduos. Para minimizar este impacto, o evento que fará a gestão inteligente dos resíduos através do programa Sou Resíduo Zero com ações de triagem e separação dos resíduos para a reciclagem e reuso. Todo o processo será monitorado e medido para que seja conhecido e divulgado o percentual de resíduos que serão desviados do aterro sanitário.

 

 

O Projeto Ecomapuá

Localizado a 30 horas de barco da capital Belém/PA, o projeto Ecomapuá tem elevada importância na conservação da Amazônia paraense. Com cerca de 90.000 hectares na Ilha de Marajó, na jusante do Rio Amazonas, a área é considerada de prioridade “extremamente alta” pelo Ministério do Meio Ambiente.

Com o projeto, a extração de recursos madeireiros foi proibida, reduzindo assim uma das principais causas do desmatamento da região. Além de conservar a rica biodiversidade da Amazônia, o projeto tem como objetivo encontrar alternativas de geração de renda para as comunidades locais e também contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Hoje, mais de 100 famílias residem na área do projeto, e dependem dos recursos naturais da floresta para sobreviver. Para contribuir com o desenvolvimento da região, o projeto promove cursos nas comunidades locais para ensinar novas formas de subsistência e gerar fontes de renda.

 

As diversas atividades florestais desenvolvidas incluem prestação de serviços ambientais, produção de óleos vegetais e de geração de energia renovável (todas atividades geradoras de créditos de carbono), além de atividades de reflorestamento, manejo de baixo impacto, geração de ativos ambientais.

 

Sobre a ECCAPLAN

A Eccaplan é uma consultoria de sustentabilidade focada no desenvolvimento e implementação de práticas socioambientais inovadoras, como os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa CO2 Neutro e Evento Neutro, o programa de gestão de resíduos Sou Resíduo Zero, além de outros produtos e serviços que ajudam organizações a por em prática ações para o desenvolvimento sustentável.