Como neutralizar emissões de carbono (CO2)? iTrack Brasil e Eccaplan firmam parceria para trazer sustentabilidade à logística

Entenda como irá funcionar a parceria entre as empresas iTrack Brasil e Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade para neutralizar as emissões de carbono emitidas no processo logístico da entrega e/ou coleta de produtos!

Conhecendo a empresa parceira

A iTrack Brasil é uma empresa do segmento de tecnologia e mobilidade, focada em soluções para gestão de campo. Foi fundada no início de 2017 com a proposta de atender atender embarcadores, transportadores e operadores logísticos de todos os segmentos e tamanhos, trazendo soluções de acompanhamento de todas as etapas de uma entrega de uma forma simples e eficaz. A empresa assegura rastreabilidade total das encomendas até a última milha.

A empresa oferece monitoramento, comprovação e gestão de entregas e/ou coletas através de inúmeras funcionalidades:

  1. Cockpit gerencial por status de entrega e/ou coleta;
  2. Relatório detalhado e individualizado de cada entrega e/ou coleta;
  3. Fotos diversas de comprovantes e/ou ocorrências das entregas e/ou coletas;
  4. Rastreamento dos veículos em tempo real;
  5. Visão detalhada das entregas e/ou coletas por status, fornecedor, UF ou região, devolvidas por tipo de ocorrência;
  6. Visão da produtividade e efetividade por transportador, filial ou motorista;
  7. Visão das tentativas de entregas e/ou coletas por nota fiscal ou outro documento;
  8. Detalhe de geolocalização através de check-in e check-out da entrega e/ou coleta; e
  9. Visão detalhada do tempo de permanência em cada cliente.

Auto Estrada, Road, Caminhão, Veículos, Mobilidade
Caminhões e carros em uma rodovia. Schwoaze para Pixabay

Como pudemos perceber, a empresa trouxe uma solução inovadora para a logística brasileira. Entretanto, seus fundadores tem consciência de que, ao utilizar meios de transporte diversos, há grande contribuição para a emissão de mais gases de efeito estufa para a atmosfera, que são os responsáveis pela aceleração do processo de mudanças climáticas. Os GEEs são emitidos principalmente pela queima de combustível fóssil (relacionado ao transporte), ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de resíduos.

Tendo essa problemática em mente e sabendo dos danos causados ao meio ambiente, a iTrack Brasil escolheu dar um passo à frente no respeito ambiental ao escolher fazer o processo de neutralização de carbono em parceria com a Eccaplan, pois será possível neutralizar todo o carbono emitido durante o processo de entregas e coletas de produtos.

Como funciona o processo de neutralizar carbono?

E o que é neutralizar carbono? Uma empresa ou produto é neutro em carbono quando todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes de sua atividade são quantificados, monitorados e registrados anualmente através do inventário de emissões de gases de efeito estufa, ferramenta esta que permite mapear todas as fontes de emissão de GEE de um processo, setor econômico, atividade, empresas e organizações, cidades, estados e países.

Mico, Nature, Natureza, Animal, Selvagem, Fauna
Mico na floresta. Carlos Júnior para Pixabay.

O objetivo é:

  • Viabilizar economicamente projetos de desenvolvimento sustentável que não existiriam sem os incentivos do mercado de carbono;
  • Fazer com que as florestas tenham mais valor em pé do que derrubadas, criando um valor financeiro para o carbono armazenado nas árvores, e contribuir para a importante redução de emissão dos gases de efeito estufa assim como o compromisso de preservação das florestas;
  • Educar, conscientizar e sensibilizar o público envolvido sobre causas e consequências das mudanças climáticas; e
  • Melhorar a imagem da empresa com seus stakeholders.

Selo CO2 neutro

Com os dados da primeira etapa, calculamos e quantificamos as emissões totais neutralizando-as através da compra de créditos de carbono de projetos certificados. Os projetos apoiados pela Eccaplan contemplam diferentes modalidades de geração de créditos de carbono, para incentivar diferentes práticas sustentáveis. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.

Após realização de inventariado, são realizadas ações de compensação ambiental, que neutralizam o carbono e geram benefícios ambientais na mesma proporção em que foram gerados. Essas atividades, reconhecidas por órgãos certificadores internacionais, devem atender os seguintes requisitos: aumentar a remoção de gás carbônico da atmosfera ao reduzir ou evitar emissões de gases estufa em relação a outra atividade padrão e não gerar impactos negativos ao meio-ambiente em nível local e promover o desenvolvimento da comunidade local e dos trabalhadores.

Entenda como funciona a parceria

Image
Logo do serviço Neutralize iTrack.

Para tornar essas ações possíveis, surgiu o Neutralize iTrack que é um programa de avaliação, mensuração e compensação de emissões de CO2 das entregas e/ou coletas dos clientes de diferentes modais com o apoio a projetos de preservação ambiental e tecnologia limpa certificados internacionalmente e auditados, com posterior emissão de relatório e do Selo CO2 neutro fornecido pela Eccaplan. Esse processo traz sustentabilidade à logística.

E quais são as etapas do programa?

  1. Mensuração de km rodados no período definido pelo cliente em sua operação logística;
  2. Inventário de emissões da quantidade de CO2 emitido durante o respectivo período;
  3. Quantidade de créditos de carbono necessários a serem adquiridos para compensação de CO2;
  4. Auditoria e acompanhamento do projeto selecionado pelo cliente;
  5. Emissão de relatório detalhado do projeto que trás detalhamento à operação;
  6. Emissão de certificado CO2 neutro reconhecido internacionalmente (Selo CO2 Neutro da Eccaplan).

Veja o vídeo e saiba mais sobre o programa Neutralize iTrack!

Concluindo: o Neutralize iTrack é uma nova funcionalidade do app, que dá opção para o cliente saber as emissões que gera nas entregas e/ou coletas para poder realizar a compensação de carbono. A quantificação e compensação é realizada pela Eccaplan! Além disso, trabalhamos com a neutralização das emissões da operação do escritório e deslocamento dos funcionários da iTrack.

Ou seja, após identificarmos todos os débitos de carbono gerados, compramos o equivalente de créditos de projetos ambientais certificados e assim se neutraliza o carbono. Em seguida à realização de todos os cálculos, é emitido certificado que assegura todo o processo. Uma parceria muito especial e com muito potencial social e ambiental!

Clique aqui e saiba mais sobre o programa frete neutro da Eccaplan!

Ficou interessado e quer saber ainda mais?

Para ouvir a conversa em formato podcast que ocorreu no dia 06/08/2020 no Guia Corporativo entre Fernando Beltrame (Sócio-Presidente Eccaplan) e Daniel Drapac (Sócio-fundador da iTrack Brasil) e mediada pelo Rodilson Silva sobre Sustentabilidade na Logística clique aqui. Eles irão falar sobre todos os tópicos abordados nesse texto e muito mais!

  • A iTack Brasil em parceria com a Eccaplan apresenta em primeira mão o Neutralize iTrack. Um programa de avaliação, mensuração e compensação de emissões de CO2 das entregas e/ou coletas dos clientes. Como funciona o Neutralize iTrack?
  • Neutralize iTrack chegou em um momento que muitas empresas e clientes querem não somente quantificar, como também compensar as emissões de carbono provenientes das operações de transporte. Como a Eccaplan através dessa parceria com a iTrack ajuda nesse processo de inventário ou mensuração das emissões?
  • O objetivo do Neutralize iTrack é gerar os dados necessários que são usados na quantificação dos gases emitidos a fim de que as empresas possam compensar suas emissões através do apoio a projetos de preservação de florestas nativas, compra de créditos de carbono etc. Que pilares são usados para a geração desse relatório?
  • O que seria o Crédito de Carbono?
  • Uma vez que a Eccaplan é responsável pelo monitoramento e geração do relatório referente ao impacto. Como é feito o processo de auditoria em relação ao projeto selecionado?
  • Qual o benefício para as empresas que aderem ao programa? Certificado CO2 Neutro.
  • Os documentos das auditorias ficam disponibilizados em um site anteriormente chamado de IHS Markit que agora se chama Verra. O que seria o Verra?
  • Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto. O que seria o protocolo de Kyoto usado como base para essas metas?
  • O setor de transportes no Brasil é um dos principais vilões das emissões de CO2, pelo fato do país ter uma predominância do modal rodoviário.
  • Uma vez que a Neutralize iTrack tem esses dados compilados em seu banco de dados. Existe alguma maneira de identificar quais empresas fazem parte do projeto?
  • Que projetos estão sendo apoiados com essa iniciativa?
  • A fim de que mais e mais empresas conheçam esse programa de avaliação da Neutralize iTrack, é necessário, educar, conscientizar e sensibilizar os envolvidos sobre as causas e consequências das emissões de CO2. Uma vez que a Eccaplan é uma empresa voltada para consultoria e sustentabilidade.
  • Como vocês estão trabalhando essa parceria com a iTrack a fim de trazer esse know how de sustentabilidade e estabelecer essa relação onde todos ganhem e prosperem com o Neutralize iTrack?
  • Quais são as perspectivas e próximos passos para o Neutralize iTrack para esse ano de 2020?

Saiba mais sobre a Eccaplan!

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Realizamos Inventários de Emissões para realizar a neutralização de carbono, utilizando a metodologia GHG Protocol e auxilio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

Além de relatórios de sustentabilidade nas diferentes diretrizes como: GRI – Global Reporting Initiative, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial e CDP – Carbon Disclosure Project.