Neutralização de carbono da produção do filme “Um crime entre nós”

Saiba com a Maria Farinha Filmes e a Flow Impact neutralizou as emissões de carbono da produção do filme-documentário “Um crime entre nós”, que debate a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

Uma investigação sobre o mercado de exploração sexual de crianças e adolescentes

Existe um mercado no qual se troca infância por qualquer coisa menos valiosa. Todos sabem que ele existe, mas parece que é fácil de ignorar. O Brasil é o segundo país no ranking mundial dos casos de exploração sexual infantil.

Em uma investigação urgente, Jout Jout, Luciano Huck, Dráuzio Varella e Gail Dines se unem aos que atuam diariamente para tirar meninas e meninos de um ciclo perverso. Passando por universos reais e virtuais, Um Crime Entre Nós é um olhar ousado e provocativo para a luta pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes.

A produção do filme foi pensada para contribuir com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Assista ao trailer do filme!

O filme está disponível para compra em plataformas digitais e gratuito para exibições gratuitas pelo Videocamp. Para acessar os links e assistir ao filme clique aqui.

Leia mais conteúdos sobre o filme “Um crime entre nós”: Correiro Braziliense e/ou El País Brasil.

Sobre a Maria Farinha Filmes e a Flow Impact

Todos os dias, elas desenham o mundo. Aliadas à mágica e a potência do entretenimento, histórias podem engajar a humanidade, despertando grandes mudanças.

Logo Maria Farinha Filmes

Nascida no Brasil e há mais de 10 anos contando as histórias que abrigam nossa humanidade compartilhada, a Maria Farinha já produziu mais de 25 filmes, séries e outros formatos que impactaram milhões de pessoas em todo planeta.

Nessa jornada coletiva, sabemos que algumas mudanças precisam ser aceleradas e assim criamos a Flow Impact, que experimenta não apenas com novas formas de distribuir para democratizar o acesso a essas histórias inspiradoras, mas realiza campanhas de impacto social que proporcionam caminhos concretos e plurais para o grande público se envolver ativamente, fomentando o espírito ativista.

Flow Impact.

A FLOW é parte do Alana, uma das maiores organizações não governamentais da América Latina. Com a experiência de distribuir as produções da Maria Farinha Filmes no Brasil e no mundo, desenvolvemos estratégias colaborativas para aumentar o alcance e o impacto de narrativas inspiradoras. Tudo isso de maneira democrática, acessível e global, alinhada aos Global Goals da ONU.

Querem, principalmente, que filmes sobre causas urgentes voem mais alto, que cheguem em espaços e lugares de todas as cores, que realmente ultrapassem barreiras. Que conquista o coração de pessoas e, assim, promova o diálogo fora de bolhas e o compartilhamento de ideia para um mundo positivo e possível.

Como foi gerado carbono na produção do filme “Um crime entre nós”?

A produção do filme ocorreu em 3 cidades diferentes, sendo elas São Paulo, Recife e Manaus. Portanto, houve deslocamento da equipe para que pudessem estar nessas localidades. O transporte foi aéreo e terrestre. Além disso, há a produção de resíduos sólidos durante as filmagens e, também, a utilização de energia elétrica.

Ao utilizar meios de transporte diversos, há grande contribuição para a emissão de mais gases de efeito estufa para a atmosfera, que são os responsáveis pela aceleração do processo de mudanças climáticas. Os GEEs são emitidos principalmente pela queima de combustível fóssil (relacionado ao transporte), ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de resíduos. Como vimos, para que o filme pudesse ser produzido, houve a geração de grande parte dos contribuintes.

Tendo essa problemática em mente e sabendo dos danos causados ao meio ambiente, a Maria Farinha Filmes escolheu dar um passo à frente no respeito ambiental ao escolher realizar o processo de neutralização de carbono.

Entenda o que é a neutralização de carbono

E o que é neutralizar carbono? Uma empresa ou produto é neutro em carbono quando todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes de sua atividade são quantificados, monitorados e registrados anualmente através do inventário de emissões de gases de efeito estufa, ferramenta esta que permite mapear todas as fontes de emissão de GEE de um processo, setor econômico, atividade, empresas e organizações, cidades, estados e países.

O objetivo é:

Projeto Ecomapuá.

  • Viabilizar economicamente projetos de desenvolvimento sustentável que não existiriam sem os incentivos do mercado de carbono;
  • Fazer com que as florestas tenham mais valor em pé do que derrubadas, criando um valor financeiro para o carbono armazenado nas árvores, e contribuir para a importante redução de emissão dos gases de efeito estufa assim como o compromisso de preservação das florestas;
  • Educar, conscientizar e sensibilizar o público envolvido sobre causas e consequências das mudanças climáticas; e
  • Melhorar a imagem da empresa com seus stakeholders.

Selo CO2 Neutro.

Após realização de inventariado, são realizadas ações de compensação ambiental, que neutralizam o carbono e geram benefícios ambientais na mesma proporção em que foram gerados. Essas atividades, reconhecidas por órgãos certificadores internacionais, devem atender os seguintes requisitos: aumentar a remoção de gás carbônico da atmosfera ao reduzir ou evitar emissões de gases estufa em relação a outra atividade padrão e não gerar impactos negativos ao meio-ambiente em nível local e promover o desenvolvimento da comunidade local e dos trabalhadores.

Ou seja, após identificarmos todos os débitos de carbono gerados, compramos o equivalente de créditos de projetos ambientais certificados e assim se neutraliza o carbono. Em seguida à realização de todos os cálculos, é emitido certificado que assegura todo o processo. Uma parceria muito especial e com muito potencial social e ambiental!

Um resumo de todo o processo pode ser visualizado de forma rápida, prática e didática no vídeo abaixo:

Entenda o processo de neutralização de carbono!

Conheça os projetos apoiados

Os projetos apoiados pela Eccaplan contemplam diferentes modalidades de geração de créditos de carbono, para incentivar diferentes práticas sustentáveis. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.

A produção do filme neutralizou o equivalente a 27 toneladas de CO2 que foram emitidos durante as filmagens!

10 créditos de carbono foram comprados do projeto Ecomapuá e 17 créditos de carbono foram comprados da Usina Hidrelétrica de Salto Pilão/SC.

Ecomapuá Amazon REDD Project.

As diversas atividades florestais desenvolvidas pelo projeto Ecomapuá incluem prestação de serviços ambientais, produção de óleos vegetais e de geração de energia renovável (todas atividades geradoras de créditos de carbono), além de atividades de reflorestamento, manejo de baixo impacto, geração de ativos ambientais. 

Usina Hidrelétrica de Salto Pilão vista de cima.

Localizada em Lontras, Ibirama e Apiúna, Santa Catarina/Brasil, a Usina hidrelétrica de Salto Pilão evita, aproximadamente, a emissão de 290.876 tCO2 por ano, por ser considerada uma substituição de fonte de energia não renovável por energia renovável de baixo impacto ambiental e, também, por desenvolver 24 programas ambientais de preservação das riquezas naturais da região, fauna e flora. 

Saiba mais sobre a Eccaplan!

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Realizamos Inventários de Emissões para realizar a neutralização de carbono, utilizando a metodologia GHG Protocol e auxilio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

Além de relatórios de sustentabilidade nas diferentes diretrizes como: GRI – Global Reporting Initiative, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial e CDP – Carbon Disclosure Project.

Ficou curioso? Calcule suas emissões clicando aqui.