Eventos com gestão de resíduos e com emissões de carbono neutralizadas: conheça o Set Responsável

O Brasil hoje é palco não apenas de mega eventos, como também de diversas Feiras, Congressos, Shows e Eventos Corporativos. Só na cidade de SP estima-se que são realizados 90.000 eventos por ano, o que equivale a 1 evento a cada 6 minutos. 

Durante a pandemia de COVID-19, muitos eventos foram adiados, cancelados ou ressignificados. É o caso do SET RESPONSÁVEL, que além de tomar todas as medidas de segurança sanitárias de prevenção ao novo coronavírus, também deu um passo em direção à sustentabilidade

Aqui foi prezada a utilização consciente dos materiais e o encaminhamento correto dos resíduos gerados. Além disso, foi realizada a compensação de carbono emitido pela execução de das atividades.

Baixe nosso e-book – Eventos Sustentáveis: 11 questões essenciais para entender como tornar seu evento sustentável!

Programa Sou Resíduo Zero

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitiriam ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos.

Quem coordena o programa é a eccaplan: “Criamos o movimento Sou Resíduo Zero para incentivar pessoas e empresas a mudar a forma que lidam com os resíduos na nossa sociedade. Nosso objetivo é que apenas o que é considerado rejeito seja enviado aos aterros sanitários”, comenta Fernando Beltrame, CEO da eccaplan.

Materiais coletores instalados no local do evento: separação na fonte!

O trabalho é realizado em conjunto com os organizadores e acontece em três etapas. No pré-evento, a Eccaplan é a responsável por fazer direcionar um colaborar que realiza a triagem dos materiais e, também, por fazer parcerias com empresas que realizam a coleta de recicláveis. Também dissemina o conceito do Sou Resíduo Zero entre todos os envolvidos no evento buscando fazer o processo de educação ambiental. No pós-evento é gerado um relatório detalhado com a quantidade de resíduos desviados do aterro.

Neutralização de carbono e o selo CO2 Neutro

Selo CO2 Neutro.

E para realizar a neutralização de carbono na mesma quantidade que foi gerada no evento, a ação ambiental apoiada foi o Projeto Ecomapuá, que atua na conservação da Amazônia paraense, preservando sua biodiversidade, além de promover o desenvolvimento econômico e social de mais de 100 famílias através do uso sustentável dos recursos naturais.

É uma das primeiras iniciativas de geração de créditos de carbono através Redução de Emissões de Desmatamento Evitado (REDD) no Brasil, uma forma inovadora de gerar maior valor econômico para a floresta em pé do que devastada.

Projeto Ecomapuá Amazon REDD.

Participação da equipe e da organização

A participação da equipe e dos participantes no evento é essencial, isso porque quando todos entendem a rotina de trabalho e se juntam à causa, fica muito mais fácil de trabalhar, tornando, assim, possível, contribuir juntos para um mundo cada vez mais sustentável.

Veja como é a implantação do projeto em um evento e como engajar o público no vídeo abaixo!

Veja quais foram as ações ambientais adotadas no show do Bon Jovi em 2013!

Veja o resultado do projeto em números

Para mais informações sobre programas de Neutralização de Carbono e Sou Resíduo Zero, acesse Evento Neutro e Sou Resíduo Zero