Navegação carbono neutro: conheça a iniciativa sustentável do barco Blau

Em alto-mar, dispersos numa imensidão de água, os navios podem não parecer uma grande ameaça ao meio ambiente. Mas a poluição causada por embarcações impressiona: já representa 2% das emissões globais de CO2, de acordo com a Revista Galileu.

Conheça o Barco Blau: o primeiro barco de navegação neutra em carbono do Navegue Temporada

Saiba mais sobre o Barco Blau clicando aqui!

O Barco Blau foi fabricado em 2005 pela Blujoi, tem o tamanho de 40 pés e capacidade para até 20 pessoas. Além disso o barco possui:

  • Salão e 4 suítes com ar condicionado;
  • Pernoite para 11 pessoas nas suítes;
  • Cozinha completa;
  • Churrasqueira;
  • Som.

Dentro do Barco Blau!

O barco também faz programas especiais como:

  • Cruzeiros de Longa Distancia;
  • Festas e Eventos;
  • Réveillon;
  • Customer Service by Navegue Temp.

Conheça o Navegue Temporada, empresa que deu um passo em direção à sustentabilidade

O Navegue Temporada foi ao ar em agosto de 2013. Mas só em abril de 2016 começou a fazer o atendimento aos clientes, em vez de deixar para os proprietários dos barcos. Essa foi a grande virada. Estamos chegando a marca de 1.000 dias de passeios negociados nesses 4 anos. É o maior site de aluguel de barcos do Brasil.

Sabemos que, em média, os proprietários usam seus barcos em apenas 20% dos dias do ano. Sendo assim, o NAVEGUE TEMPORADA é um portal de busca exclusivo para aluguel de barcos, que chegou para multiplicar a base de interessados e facilitar a vida de quem procura por este serviço, formando uma fácil conexão entre o público alvo e proprietários de barcos.

Como funciona o processo de neutralização de emissões de carbono?

E o que é neutralizar carbono? Uma empresa ou produto é neutro em carbono quando todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes de sua atividade são quantificados, monitorados e registrados anualmente através do inventário de emissões de gases de efeito estufa, ferramenta esta que permite mapear todas as fontes de emissão de GEE de um processo, setor econômico, atividade, empresas e organizações, cidades, estados e países.

O objetivo é:

Tucano, Jardim Zoológico, Pássaro, Bico, Natureza, Cor
Edmondlafoto para Pixabay.

  • Viabilizar economicamente projetos de desenvolvimento sustentável que não existiriam sem os incentivos do mercado de carbono;
  • Fazer com que as florestas tenham mais valor em pé do que derrubadas, criando valor financeiro para o carbono armazenado nas árvores e tendo como compromisso a preservação das florestas;
  • Educar, conscientizar e sensibilizar o público envolvido sobre causas e consequências das mudanças climáticas; e
  • Melhorar a imagem da empresa com seus stakeholders.

Como conseguir o selo CO2 Neutro?

Selo CO2 neutro

As emissões totais de carbono emitidas durante a queima de combustíveis utilizados para a navegação serão calculadas e quantificadas.

Assim, é identificado o débito total de carbono emitido. Com esse valor em mãos, é possível saber quantos créditos de carbono deve-se comprar para equalizar os valores.

A partir daí, é realizada a compra de créditos de carbono de projetos ambientais certificados. Os projetos apoiados pela Eccaplan contemplam diferentes modalidades de geração de créditos de carbono, para incentivar diferentes práticas sustentáveis. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.

Essas atividades, reconhecidas por órgãos certificadores internacionais, devem atender os seguintes requisitos: aumentar a remoção de gás carbônico da atmosfera ao reduzir ou evitar emissões de gases estufa em relação a outra atividade padrão e não gerar impactos negativos ao meio-ambiente em nível local e promover o desenvolvimento da comunidade local e dos trabalhadores.

Em seguida à realização de todos os cálculos, é emitido certificado que assegura todo o processo.

Concluindo: após realização de inventariado, são realizadas ações de compensação ambiental, que neutralizam o carbono e geram benefícios ambientais na mesma proporção em que foram gerados!

Veja o vídeo que conta de forma rápida, prática e lúdica como funciona o processo de neutralização de carbono.

Saiba mais sobre a Eccaplan!

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Realizamos Inventários de Emissões para realizar a neutralização de carbono, utilizando a metodologia GHG Protocol e auxilio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

Além de relatórios de sustentabilidade nas diferentes diretrizes como: GRI – Global Reporting Initiative, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial e CDP – Carbon Disclosure Project.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é conteudo_frete-neutro_33
Clique aqui e saiba mais sobre o programa frete neutro da Eccaplan!