Revista Pequenas Empresas, Grandes negócios: Saiba mais sobre o Selo de carbono neutro no setor de logística

O setor de logística de e-commerce está usando uma nova estratégia para se aproximar dos clientes: o selo de carbono neutro, que compensa a emissão de gás poluente com apoio a projetos ambientais certificados.

Pouca gente se dá conta, mas fazer uma compra pela internet sem sair de casa também gera poluição. A maioria dos veículos usados na entrega emite gases do efeito estufa.

A empresária Stephanie Stein, dona de um e-commerce de joias, investiu no marketing verde. Uma das certificações que ela exibe no site é o selo de carbono neutro. “Adquiri o selo de reciclagem e encontrei o selo de neutralização para compensar frete da produção de minhas peças”, conta Stephanie.

O selo de carbono neutro

O selo é bom para o meio ambiente, bom para as vendas e virou um diferencial na hora de conquistar clientes para um e-commerce. Com a certificação, a empresa mostra que investe em entrega consciente e num futuro mais verde.

Todo CO2 emitido pela empresa ou pela sua logística é quantificado e compensado, na mesma proporção, em uma ação ambiental, como preservação florestal ou reflorestamento.

A emissão de uma tonelada de CO2, por exemplo, equivale ao plantio e crescimento de seis árvores por 15 a 20 anos.

Durante a pandemia, a procura pela certificação de carbono neutro subiu 40%. O crédito de carbono é cobrado no frete, gira em torno de R$1,60 e pode ser pago pelo cliente ou pela empresa.

Assista a matéria que saiu na Pequenas Empresa. Grandes negócios!

O selo foi criado pela Eccaplan Consultoria em sustentabilidade. Ela recebe os créditos e repassa para algum projeto ambiental certificado pelo Protocolo de Kyoto.

Como funciona o processo de neutralizar carbono?

E o que é neutralizar carbono? Uma empresa ou produto é neutro em carbono quando todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes de sua atividade são quantificados, monitorados e registrados anualmente através do inventário de emissões de gases de efeito estufa, ferramenta esta que permite mapear todas as fontes de emissão de GEE de um processo, setor econômico, atividade, empresas e organizações, cidades, estados e países.

Mico, Nature, Natureza, Animal, Selvagem, Fauna
Mico na floresta. Carlos Júnior para Pixabay.

O objetivo é:

  • Viabilizar economicamente projetos de desenvolvimento sustentável que não existiriam sem os incentivos do mercado de carbono;
  • Fazer com que as florestas tenham mais valor em pé do que derrubadas, criando um valor financeiro para o carbono armazenado nas árvores, e contribuir para a importante redução de emissão dos gases de efeito estufa assim como o compromisso de preservação das florestas;
  • Educar, conscientizar e sensibilizar o público envolvido sobre causas e consequências das mudanças climáticas; e
  • Melhorar a imagem da empresa com seus stakeholders.

Selo CO2 neutro

Com os dados da primeira etapa, calculamos e quantificamos as emissões totais neutralizando-as através da compra de créditos de carbono de projetos certificados. Os projetos apoiados pela Eccaplan contemplam diferentes modalidades de geração de créditos de carbono, para incentivar diferentes práticas sustentáveis. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.

Após realização de inventariado, são realizadas ações de compensação ambiental, que neutralizam o carbono e geram benefícios ambientais na mesma proporção em que foram gerados. Essas atividades, reconhecidas por órgãos certificadores internacionais, devem atender os seguintes requisitos: aumentar a remoção de gás carbônico da atmosfera ao reduzir ou evitar emissões de gases estufa em relação a outra atividade padrão e não gerar impactos negativos ao meio-ambiente em nível local e promover o desenvolvimento da comunidade local e dos trabalhadores.

Saiba mais sobre o Selo CO2 Neutro!

Leia a matéria completa em: G1