Qual a diferença entre Logística Reversa e Logística Verde?

Logística é um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for necessário para entregar o produto certo, no local requerido e no tempo combinado. 

Visando cumprir a demanda dos clientes ao menor custo possível, a logística gerencia o fluxo de produtos, desde os pontos de fornecimento até os pontos de consumo. 

Do  ponto de vista da sustentabilidade, quais são os impactos ambientais associados a essa determinada atividade? 

Ao longo do tempo, a logística vem evoluindo, passando de ações isoladas para ações sinérgicas e com responsabilidade sustentável. Baseado nisso, podemos entender melhor os conceitos de Logística Reversa e Logística Verde.

O que é Logística Reversa?

A Logística Reversa está relacionada a todas as operações destinadas à reutilização de materiais e produtos. Trabalha com a finalidade de cortar custos e possibilitar um sistema que garanta o retorno de resíduos e materiais relacionados aos produtos ao destino de origem.

Em outras palavras, a Logística Reversa é a gestão do processo de transportar produtos até seu destino final, bem como do transporte de volta ao distribuidor ou fabricante para retrabalho, substituição ou descarte.

O objetivo é viabilizar a sustentabilidade ambiental e reduzir os impactos ambientais associados ao descarte. Empresas que realizam logística reversa garantem que os produtos sejam devidamente reparados ou reutilizados, de modo a evitar o acúmulo de lixo.

Entre as vantagens, podemos listar algumas:

  • Economia nos processos de produção;
  • Ampliação das vantagens competitivas e financeiras;
  • Garantia da satisfação dos consumidores;
  • Reaproveitamento da matéria-prima;
  • Conscientização dos consumidores.

O que é Logística Verde?

No que tange a Logística Verde, podemos dizer que a logística reversa faz parte da verde. Ou seja, a Logística Verde é mais abrangente, engloba aspectos mais amplos e todos os processos da reversa.

A preocupação é maior com todo o impacto ambiental dos processos logísticos, com a produção limpa e uma abordagem na redução da emissão de gases poluentes.

Portanto, a Logística Verde tem como principal objetivo a gestão dos processos com causa e efeito de mínimo impacto no meio ambiente e pela destinação correta dos produtos gerados.

Por exemplo, a logística verde no e-commerce pode estar alinhada à redução de emissão de CO2 na realização das entregas.

Para completar, as principais vantagens da Logística Verde são:

  • Sustentabilidade ambiental;
  • Redução de custos e de desperdícios;
  • Uso consciente e eficiente dos recursos logísticos;
  • Resgate e destinação adequada para embalagens e resíduos do ponto de vista ambiental;
  • Credibilidade e melhor reputação da imagem da empresa.

Como a Eccaplan pode ajudar a logística da sua empresa? 

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade desenvolveu, entre outros, o programa de ação e educação contra as mudanças climáticas, como o programa Frete Neutro.

O Brasil está classificado entre os 10 melhores mercados mundiais de E-commerce. Esse dado mostra que as vendas on-line vêm aumentando significativamente. Com isso, maior número de vendas significa maior número de entregas.

O setor de transportes no Brasil é um dos principais vilões das emissões de CO2. Isso se deve ao fato do país ter uma predominância do modal rodoviário como sistema circulatório. Além disso, as fontes energéticas de um expressivo número de veículos não são renováveis, culminando em mais emissão de Gases de Efeito Estufa. 

Conheça o programa Frete Neutro: 

Selo CO2 Neutro

O Frete Neutro é um programa de ação e educação contra as mudanças climáticas, e com o objetivo de aplicar este conceito a um dos setores que mais emitem gases de efeito estufa, o Setor de Transporte. 

Para isso, desenvolvemos um aplicativo para sugerir o Frete CO2 Neutro aos clientes de portais de e-commerce e demais empresas que trabalham com logística e mobilidade.

Por meio de um aplicativo desenvolvido pela Eccaplan (API – Application Programming Interface), os portais de e-commerce têm uma ferramenta de fácil implementação para ajudar a fidelizar os seus clientes.

O Selo Frete CO2 Neutro consistem em cinco principais ações:

Fluxograma do programa Frete Neutro
Fluxograma do programa Frete Neutro

  1. Cliente: realiza o pedido do produto no e-commerce;
  2. E-commerce: avalia o tipo de veículo e roteiro de coleta e entrega; envia estes dados à Eccaplan
  3. Eccaplan: por meio do seu sistema (carga manual ou integrada), realiza a  quantificação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) com base em estudos desenvolvidos pela Eccaplan, dados das entregas/caminhão e/ou indicadores do CONPET, Correios e IPC (International Post Corporation).
  4. Eccaplan realiza a compensação das emissões de GEE, com o apoio financeiro a projetos de reduções de emissões por desmatamento e degradação evitados (REDD) ou tecnologia limpa, na mesma proporção do impacto ambiental.
  5. Eccaplan envia para o Cliente o certificado de neutralização de carbono de cada entrega e o consolidado mensal. Cada cliente pode receber o seu certificado individual e personalizado.

Quer entender mais sobre neutralização de carbono? Veja o vídeo abaixo!

Conheça alguns de nossos clientes: