A artmello, marca de sapato artesanal, adere ao programa Frete Neutro para seu E-commerce

A artmello nasce da história de uma família dedicada à indústria dos calçados, industriais e lojistas da tradicional fábrica de calçados DNB e das lojas Polar, que começou em 1933 pelas mãos do avô do criador da marca.

Joaquim Mello, passou por várias experiências no mercado, entre modelagem, fabricação, compras para lojas de calçados, vendas no varejo e também no atacado, e agora se dedica única e exclusivamente à marca que é a realização de um sonho, criando sapatos que valoriza a fabricação industrial artesanal, sem abrir mão de novos conceitos e materiais.

A artmello se resume em paixão pelos sapatos, arte e design, e tem como maior desafio levar conforto aos clientes através de seus produtos, sem esquecer da estética, usando cores diferentes, materiais modernos, e o tradicional couro.

Pensando no satisfação do seu cliente e no compromisso com o meio ambiente, a artmello se mostrou preocupada, também, com seu E-commerce e a emissão de CO2 na atmosfera por conta das entregas, unindo forças com a Eccaplan para implementar o projeto Frete Neutro o que significa que todas as entregas terão sua taxa de CO2 quantificada e compensada por meio de projetos de preservação florestal como o Maísa que atua na Floresta Amazônica

“Temos consciência de que o transporte de mercadorias proveniente das nossas vendas contribui de forma direta para a emissão de gases do efeito estufa e práticas como o Frete Neutro, consumo consciente de energia e entrega direta aos nossos consumidores têm o objetivo de reduzir o impacto da emissão de CO2.”

A artmello se mostra comprometida com o bem-estar dos seus clientes em todos os aspectos de suas vidas e tem certeza do compromisso de todos com o meio ambiente, por isso segue no caminho de implementar práticas sustentáveis em toda sua cadeia de produção e no seu E-commerce com o Frete Neutro.

“Acreditamos que nossos clientes têm os mesmos valores da artmello. Além da redução do rastro de carbono com a proximidade de nossos fornecedores, acreditamos no comércio justo, desde a compra de matéria prima até a entrega final dos nossos produtos.”

O que você vai encontrar neste conteúdo:

Sobre o Programa Frete Neutro 

Alinhado ao propósito de incentivar a economia circular e uma relação de prosperidade, a artmello recebeu o Selo Frete CO2 Neutro, por assumir o compromisso de reduzir, quantificar e compensar as emissões de CO2 provenientes de suas entregas.

Esse escolha foi feita devido à consciência de que os gases do efeito estufa (GEEs) – emitidos principalmente pela queima de combustível fóssil (relacionado ao uso de diferentes modais de transporte), ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de resíduos – são aceleradores das mudanças climáticas. Apenas o setor de logística e transporte é responsável por aproximadamente 14,4 % das emissões globais.

Sendo assim, a compensação de carbono das emissões das entregas dos produtos vendidos na artmello é realizada através do Programa CO2 Neutro, coordenado pela ECCAPLAN Consultoria em Desenvolvimento Sustentável, que apoia financeiramente projetos ambientais e sociais brasileiros certificados.

O Selo Frete CO2 Neutro consistem em cinco principais ações:

Fluxograma do programa Frete Neutro

  1. Cliente: realiza o pedido do produto no e-commerce;
  2. E-commerce: avalia o tipo de veículo e roteiro de coleta / entrega; envia estes dados à Eccaplan
  3. Eccaplan: por meio do seu sistema (carga manual ou integrada), realiza a  quantificação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) com base em estudos desenvolvidos pela Eccaplan, dados das entregas/caminhão e/ou indicadores do CONPET, Correios e IPC (International Post Corporation).
  4. Eccaplan realiza a compensação das emissões de GEE, com o apoio financeiro a projetos de reduções de emissões por desmatamento e degradação evitados (REDD) ou tecnologia limpa, na mesma proporção do impacto ambiental.
  5. Eccaplan envia para o e-commerce o certificado de neutralização de carbono de cada entrega e o consolidado mensal. Cada cliente pode receber o seu certificado individual e personalizado.

Quer entender mais sobre neutralização de carbono? Veja o vídeo abaixo!

Quando perguntada sobre a importância de fazer parte do projeto Frete Neutro, artmello respondeu:

“Participar do projeto de frente neutro nos enche de orgulho e nos faz acreditar que não só a artmello, mas toda a economia pode se inserir em práticas sustentáveis para mantermos a saúde do planeta, dos animais e da população mundial.”

Sobre a Eccaplan

A Eccaplan Consultoria em Desenvolvimento Sustentável, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.