Setor aéreo suíço almeja neutralidade de carbono até 2050

O setor aéreo suíço, que inclui a Swiss International Air Lines e o Aeroporto de Zurique, se comprometeu a reduzir as emissões de CO2 e fazer com que a rede aérea chegue a zero emissão até 2050.

No dia 01 de junho, os aeroportos de Zurique, Genebra e Basileia, em conjunto com as empresas aéreas SWISS e Easyjet, e a federação do setor Swiss Business Aviation Association (SSBA), publicaram uma declaração de intenções que confirma seu apoio ao Acordo Climático de Paris e aos planos do governo suíço de reduzir a zero as emissões líquidas de carbono até 2050. O documento esboça uma série de medidas específicas que pretende implementar para reduzir as emissões.

Na declaração, o setor aéreo suíço disse que planejava reduzir as emissões de CO2 com base no estudo e relatório “Road Map Sustainable AviationLink externo“, que foi elaborado pelo Aviation Research Center Switzerland (ARCS) e por especialistas em aviação.

A declaração enfoca quatro medidas específicas: substituir progressivamente o querosene por biocombustíveis para aviões ou combustíveis sintéticos alternativos, utilizar aeronaves com maior economia de energia, operar aeronaves no solo e no ar de forma mais eficiente em termos energéticos e investir em projetos de compensação de carbono.

Para conferir a matéria completa, clique aqui!

Sobre o Programa CO2 Neutro da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade

Uma empresa ou produto é neutro em carbono quando todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes de sua atividade são devidamente quantificadas (inventário de emissões) e uma ação de compensação ambiental (neutralização) é realizada na mesma proporção.

Conheça nosso catálogo de Neutralização de Carbono!

A sua empresa, escritório, produto ou campanha de alguma forma impactam o meio ambiente, seja pela queima de combustível relacionado ao transporte, ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de resíduo.

Com a aderência ao programa, a Eccaplan irá analisar todo cenário que envolve a atividade em questão, conforme as seguintes etapas:

  • 1. Identificar as fontes poluentes.
  • 2. Implementar ações para atenuar o impacto ambiental.
  • 3. Calcular as emissões de gases estufa associadas ao evento.

Com os dados da primeira etapa, calculamos as emissões totais neutralizando-as através da compra de créditos de carbono de projetos certificados. Os projetos apoiados pela Eccaplan contemplam diferentes modalidades de geração de créditos de carbono, para incentivar diferentes práticas sustentáveis.

Quer entender mais sobre a Neutralização de Carbono? Vejo o vídeo abaixo!