Trashin conquistou o selo C02 Neutro por neutralizar 10.000Kg de CO2

A Trashin teve início com uma pequena operação de gestão de resíduos em condomínios e escolas de Porto Alegre, e logo ampliaram o portfólio de serviços, atuando com projetos e operações completas de sustentabilidade por todo o Brasil.

Hoje a startup presta consultorias, planos e sistemas de gestão de resíduos, projetos de logística reversa, destinação e transformação dos mais diferentes tipos de materiais.

Trazer resultados reais e positivos de sustentabilidade, se adaptando a cada realidade de mercado e contribuindo para o avanço sólido em ESG do negócio de seus clientes é o coração da empresa.

Seguindo nesse caminho, a Trashin se uniu à Eccaplan para ir além e quantificar e neutralizar as emissões de CO2 da sua operação logística contribuindo ainda mais para o impacto positivo que ela quer gerar.

Neutralização de carbono e selo CO2 Neutro

A realização de qualquer atividade nas empresas ou em eventos, seja ele de pequeno ou grande porte, resulta nas emissões de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o agravamento do aquecimento global.

A principal ferramenta brasileira de inventário de emissões de carbono é a do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces, que faz o inventário de emissões e compensação ambiental através da neutralização de carbono, além de atuar efetivamente no combate às mudanças climáticas.

A Trashin realizou o inventário de emissões de GEE de junho de 2021, usando a ferramenta do Programa Brasileira GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces.

Para realizar a compensação de carbono, ocorre a coleta de dados das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, após a coleta é realizado o cálculo das emissões através do programa GHG Protocol. Depois de conhecer seu impacto ambiental em termos de kg CO2, realizamos a compensação ambiental através da neutralização de carbono.

Assim, todas as emissões de carbono emitidas são compensadas, na mesma proporção, pela aquisição de créditos de carbono em projetos, como o Projeto REDD + Maísa. Dessa forma, a Trashin conquistou o selo CO2 Neutro da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade em 2021 por compensar cerca de 9.912 kg de CO2 e neutralizar 10.000 kg de CO2 (10 créditos de carbono).

Também foram compensados 1.945 kg de CO2 e neutralizados 2.000 kg de CO2 (2 créditos de carbono) da ação de Logística Reversa – ReCiclo da Alpargatas, cliente da Trashin, referente ao período de dezembro de 2020 a abril de 2021.

Projeto REDD + Maísa

Localizado no centro de endemismo de Belém, no Pará, região de grande importância para a biodiversidade Amazônica, o Projeto REDD+ Maísa visa promover a conservação e a valoração da floresta através dos seus usos múltiplos.

O contexto histórico da região é marcado por altas taxas de desmatamento, fato que reforça a importância das estratégias do projeto, que envolvem a melhoria dos processos de monitoramento da área, proporcionando a proteção das espécies em perigo crítico de extinção, como o Chiropotes satanas (Cuxiú-preto), além de promover atividades agrícolas e extrativistas.

O projeto REDD+ Maisa contempla 2 dos 17 objetivos da ONU, sendo eles:

  • Item 13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
  • Item 15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Qual a importância de fazer a compensação ambiental?

O planeta Terra já aqueceu 2°graus, parece pouco, mas os efeitos já são devastadores, e com impacto direto na nossa saúde, na produção de alimentos e na economia. O principal fator responsável por esse aquecimento é a quantidade de gases de efeito estufa que são liberados todos os dias na atmosfera.

No tratado internacional mais recente sobre o clima, o Acordo de Paris, assinado em 2015, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir em 37% suas emissões até 2025. Para isso é necessário conter o desmatamento, recuperar florestas e promover o desenvolvimento e utilização de tecnologias limpas. E as iniciativas devem partir de todos os atores da sociedade, incluindo as empresas privadas.

Portanto, fazer a compensação de carbono através da neutralização de carbono incentivando projetos socioambientais é fundamental para que o país possa atingir sua meta, promovendo uma economia de baixo carbono e um planeta mais próspero para todos.

Entenda de forma rápida e fácil a neutralização vendo o vídeo abaixo!

Saiba mais sobre a Eccaplan

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Realizamos Inventários de Emissões para realizar a neutralização de carbono, utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

Além de relatórios de sustentabilidade nas diferentes diretrizes como: GRI – Global Reporting Initiative, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial e CDP – Carbon Disclosure Project.