Paulo Riccio Locadora neutralizou as emissão de CO2 da operação de 2020

Paulo Riccio Locadora, desde 2001 aliando atendimento diferenciado e excelência operacional, oferece serviços de transporte de executivos, disponibiliza veículos para a realização de reportagens e produção de eventos, transfer para aeroporto, translados, viagens interestaduais, todos em carros de luxo, blindados ou não.

Com profissionais altamente qualificados, com amplo conhecimento da cidade, podendo também ser disponibilizado motoristas com fluência em inglês, espanhol ou italiano, o serviço oferecido tem garantia de excelência.

Para completar, todos os veículos são flex e abastecidos com etanol. Além disso, todo o material de escritório e de manutenção dos veículos são reciclados.

A partir dessa preocupação com o meio ambiente, que nas palavras de Paulo Riccio, “é importante para deixar de herança aos nossos filhos um planeta mais limpo e sustentável”, se uniu à Eccaplan para quantificar e neutralizar as emissões de CO2 da sua operação logística contribuindo ainda mais para o impacto positivo que ele quer gerar.

Neutralização de carbono e selo CO2 Neutro

A realização de qualquer atividade nas empresas ou em eventos, seja ele de pequeno ou grande porte, resulta nas emissões de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o agravamento do aquecimento global.

A principal ferramenta brasileira de inventário de emissões de carbono é a do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces, que faz o inventário de emissões e compensação ambiental através da neutralização de carbono, além de atuar efetivamente no combate às mudanças climáticas.

A Paulo Riccio Locadora realizou o inventário de emissões de GEE do ano de 2020, usando a ferramenta do Programa Brasileira GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces.

Para realizar a compensação de carbono, ocorre a coleta de dados das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, após a coleta é realizado o cálculo das emissões através do programa GHG Protocol. Depois de conhecer seu impacto ambiental em termos de kg CO2, realizamos a compensação ambiental através da neutralização de carbono.

Assim, todas as emissões de carbono emitidas são compensadas, na mesma proporção, pela aquisição de créditos de carbono em projetos, como o projeto Salto Pilão Hydropower Plant Project. Dessa forma, a Paulo Riccio Locadora conquistou o selo CO2 Neutro da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade em 2021 por compensar cerca 49,6 kg de CO2 e neutralizar 1.000 kg de CO2 (1 crédito de carbono) referente ao ano de 2020.

Salto Pilão Hydropower Plant Project

Localizada no leito do rio Itajaí-Açu, entre os municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras, tem potência instalada de 191,89 megawatts, energia suficiente para atender a demanda dos 28 municípios do Alto Vale e de parte do Médio Vale. A usina deverá reduzir a emissão de 290.876 tCO2 por ano, além de contribuir para a cota de energia renováveis do país.

Com sua implantação, foi garantida a geração de energia renovável, reduzindo a demanda do sistema elétrico nacional, evitando impactos negativos como a utilização de usinas termelétricas a combustível fóssil. O projeto Salto Pilão Hydropower Plant Project promove a economia regional, aumentando a qualidade de vida das comunidades locais.

Benefícios sociais:

  • Cursos de Educação Ambiental para professores da região e comunidade em geral.
  • Elaboração de material informativo (folders, cartilhas e livros), eventos temáticos como a Semana do Meio Ambiente e palestras.

Benefícios ambientais:

  • Pequena área alagada.

Benefícios econômicos:

  • Garantia que fornecedores sigam o Código de Ética e de Conduta Empresarial.
  • Geração de emprego local.

Qual a importância de fazer a compensação ambiental?

O planeta Terra já aqueceu 2°graus, parece pouco, mas os efeitos já são devastadores, e com impacto direto na nossa saúde, na produção de alimentos e na economia. O principal fator responsável por esse aquecimento é a quantidade de gases de efeito estufa que são liberados todos os dias na atmosfera.

No tratado internacional mais recente sobre o clima, o Acordo de Paris, assinado em 2015, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir em 37% suas emissões até 2025. Para isso é necessário conter o desmatamento, recuperar florestas e promover o desenvolvimento e utilização de tecnologias limpas. E as iniciativas devem partir de todos os atores da sociedade, incluindo as empresas privadas.

Portanto, fazer a compensação de carbono através da neutralização de carbono incentivando projetos socioambientais é fundamental para que o país possa atingir sua meta, promovendo uma economia de baixo carbono e um planeta mais próspero para todos.

Entenda de forma rápida e fácil a neutralização vendo o vídeo abaixo!

Saiba mais sobre a Eccaplan

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Realizamos Inventários de Emissões para realizar a neutralização de carbono, utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

Além de relatórios de sustentabilidade nas diferentes diretrizes como: GRI – Global Reporting Initiative, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial e CDP – Carbon Disclosure Project.