Scapini conquistou o selo CO2 Neutro da Eccaplan

O Grupo Scapini através de sua Política ambiental, têm o objetivo de promover o aprimoramento contínuo do desempenho ambiental, a otimização dos processos de tratamento de efluentes, resíduos sólidos e emissões atmosféricas, priorizando as novas tecnologias ambientais, a educação ambiental com ênfase na adoção de práticas e prevenções. A Filosofia da Scapini sempre foi aliar o desenvolvimento sustentável equilibrando os aspectos ecológicos, sociais e econômicos. Dentro dessa analogia e para atender os seus clientes de forma mais sustentável, a Scapini se uniu à Eccaplan para compensar as emissões de CO2 da sua frota, através da compensação de créditos de carbono.

A empresa de transporte nacional e internacional possui projetos ambientais que visam a redução da geração de resíduos sólidos, com coleta seletiva dentro da empresa onde os resíduos como plástico, papelão e papel são encaminhados para a reciclagem. Também fazem o tratamento dos efluentes da lavagem de caminhões através de uma estação de tratamento de água e reúso. Os resíduos sólidos e líquidos da oficina classificados como perigosos (Classe I) são encaminhados para Empresas devidamente licenciadas.

A Scapini em parceria com o SEST SENAT também participa do Programa Despoluir, onde os caminhões da sua frota passam por testes periódicos de opacidade (fumaça preta) para verificar se os mesmos estão de acordo com a escala permitida.

Todos os stakeholders da Scapini estão preocupados com esta temática, para isso são realizadas auditorias sobre a compensação de créditos de carbono da frota. Muitas empresas almejam incorporar a sustentabilidade em sua gestão e aos poucos implementam práticas em todos os pilares que fomentam o desenvolvimento sustentável.

Neutralização de carbono e selo CO2 Neutro

A realização de qualquer atividade nas empresas ou em eventos, seja ele de pequeno ou grande porte, resulta nas emissões de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o agravamento do aquecimento global.

A principal ferramenta brasileira de inventário de emissões de carbono é a do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces, que faz o inventário de emissões e compensação ambiental através da neutralização de carbono, além de atuar efetivamente no combate às mudanças climáticas.

A Scapini realizou o inventário de emissões de GEE de 2020, que foi feito com a ferramenta do Programa Brasileira GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces.

Para realizar a compensação de carbono, ocorre a coleta de dados das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, após a coleta é realizado o cálculo das emissões através do programa GHG Protocol. Depois de conhecer seu impacto ambiental em termos de kg CO2, realizamos a compensação ambiental através da neutralização de carbono.

Assim, todas as emissões de carbono emitidas são compensadas, na mesma proporção, pela aquisição de créditos de carbono em projetos, como o projeto Salto Pilão Hydropower Plant Project. Dessa forma, a Scapini conquistou o selo CO2 Neutro, da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, por compensar cerca de 12.156,60 kg de CO2.

Salto Pilão Hydropower Plant Project

Localizada no leito do rio Itajaí-Açu, entre os municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras, tem potência instalada de 191,89 megawatts, energia suficiente para atender a demanda dos 28 municípios do Alto Vale e de parte do Médio Vale. A usina deverá reduzir a emissão de 290.876 tCO2 por ano, além de contribuir para a cota de energia renováveis do país.

Com sua implantação, foi garantida a geração de energia renovável, reduzindo a demanda do sistema elétrico nacional, evitando impactos negativos como a utilização de usinas termelétricas a combustível fóssil. O projeto Salto Pilão Hydropower Plant Project promove a economia regional, aumentando a qualidade de vida das comunidades locais.

Benefícios sociais

  • Cursos de Educação Ambiental para professores da região e comunidade em geral.
  • Elaboração de material informativo (folders, cartilhas e livros), eventos temáticos como a Semana do Meio Ambiente e palestras.

Benefícios ambientais

  • Pequena área alagada.

Benefícios econômicos

  • Garantia que fornecedores sigam o Código de Ética e de Conduta Empresarial.
  • Geração de emprego local.

Qual a importância de fazer a compensação ambiental?

O planeta Terra já aqueceu 2°graus, parece pouco, mas os efeitos já são devastadores, e com impacto direto na nossa saúde, na produção de alimentos e na economia. O principal fator responsável por esse aquecimento é a quantidade de gases de efeito estufa que são liberados todos os dias na atmosfera.

No tratado internacional mais recente sobre o clima, o Acordo de Paris, assinado em 2015, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir em 37% suas emissões até 2025. Para isso é necessário conter o desmatamento, recuperar florestas e promover o desenvolvimento e utilização de tecnologias limpas. E as iniciativas devem partir de todos os atores da sociedade, incluindo as empresas privadas.

Portanto, fazer a compensação de carbono através da neutralização de carbono incentivando projetos socioambientais é fundamental para que o país possa atingir sua meta, promovendo uma economia de baixo carbono e um planeta mais próspero para todos.

Entenda de forma rápida e fácil a neutralização vendo o vídeo abaixo!

Saiba mais sobre a Eccaplan

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Realizamos Inventários de Emissões para realizar a neutralização de carbono, utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

Além de relatórios de sustentabilidade nas diferentes diretrizes como: GRI – Global Reporting Initiative, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial e CDP – Carbon Disclosure Project.