Scapini conquistou o selo CO2 Neutro da Eccaplan

O Grupo Scapini através de sua Política ambiental, têm o objetivo de promover o aprimoramento contínuo do desempenho ambiental, a otimização dos processos de tratamento de efluentes, resíduos sólidos e emissões atmosféricas, priorizando as novas tecnologias ambientais, a educação ambiental com ênfase na adoção de práticas e prevenções. A Filosofia da Scapini sempre foi aliar o desenvolvimento sustentável equilibrando os aspectos ecológicos, sociais e econômicos. Dentro dessa analogia e para atender os seus clientes de forma mais sustentável, a Scapini se uniu à Eccaplan para compensar as emissões de CO2 da sua frota, através da compensação de créditos de carbono.

Dessa forma, a empresa assumiu neste primeiro ano, o compromisso de compensar 20% das emissões de CO2, que são referentes a 2.432 créditos de carbono. E com isso, tem o compromisso de engajar os seus clientes e parceiros para que a cada ano consigam compensar ainda mais emissões de CO2.

A empresa de transporte nacional e internacional possui projetos ambientais que visam a redução da geração de resíduos sólidos, com coleta seletiva dentro da empresa onde os resíduos como plástico, papelão e papel são encaminhados para a reciclagem. Também fazem o tratamento dos efluentes da lavagem de caminhões através de uma estação de tratamento de água e reúso. Os resíduos sólidos e líquidos da oficina classificados como perigosos (Classe I) são encaminhados para Empresas devidamente licenciadas.

A Scapini em parceria com o SEST SENAT também participa do Programa Despoluir, onde os caminhões da sua frota passam por testes periódicos de opacidade (fumaça preta) para verificar se os mesmos estão de acordo com a escala permitida.

Todos os stakeholders da Scapini estão preocupados com esta temática, para isso são realizadas auditorias sobre a compensação de créditos de carbono da frota. Muitas empresas almejam incorporar a sustentabilidade em sua gestão e aos poucos implementam práticas em todos os pilares que fomentam o desenvolvimento sustentável.

Neutralização de carbono e Selo CO2 Neutro

A realização de qualquer atividade nas empresas ou em eventos, seja ele de pequeno ou grande porte, resulta nas emissões de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o agravamento do aquecimento global.

A principal ferramenta brasileira de inventário de emissões de carbono é a do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces, que faz o inventário de emissões e compensação ambiental através da neutralização de carbono, além de atuar efetivamente no combate às mudanças climáticas.

A Scapini realizou o inventário de emissões de GEE de 2020, que foi feito com a ferramenta do Programa Brasileira GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces.

Para realizar a compensação de carbono, ocorre a coleta de dados das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, após a coleta é realizado o cálculo das emissões através do programa GHG Protocol. Depois de conhecer seu impacto ambiental em termos de kg CO2, realizamos a compensação ambiental através da neutralização de carbono.

Assim, todas as emissões de carbono emitidas são compensadas, na mesma proporção, pela aquisição de créditos de carbono em projetos, como o projeto Pequena Central Hidrelétrica de Ferradura. Dessa forma, a Scapini conquistou o selo CO2 Neutro, da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, por compensar cerca de 12.156,60 kg de CO2.

Pequena Central Hidrelétrica de Ferradura

Localizada no leito do rio Guarita, município de Erval Seco – RS a pequena central hidrelétrica tem potencia instalada de 9,2 megawatts. Atendendo à crescente demanda de energia no Brasil devido ao crescimento econômico e melhorar o fornecimento de eletricidade, contribuindo, ao mesmo tempo, para a sustentabilidade ambiental, social e econômica.

A Pequena Central Hidrelétrica de Ferradura contempla 4 dos 17 objetivos, sendo eles:

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia, para todos.

Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

Qual a importância de fazer a compensação ambiental?

O planeta Terra já aqueceu 2°graus, parece pouco, mas os efeitos já são devastadores, e com impacto direto na nossa saúde, na produção de alimentos e na economia. O principal fator responsável por esse aquecimento é a quantidade de gases de efeito estufa que são liberados todos os dias na atmosfera.

No tratado internacional mais recente sobre o clima, o Acordo de Paris, assinado em 2015, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir em 37% suas emissões até 2025. Para isso é necessário conter o desmatamento, recuperar florestas e promover o desenvolvimento e utilização de tecnologias limpas. E as iniciativas devem partir de todos os atores da sociedade, incluindo as empresas privadas.

Portanto, fazer a compensação de carbono através da neutralização de carbono incentivando projetos socioambientais é fundamental para que o país possa atingir sua meta, promovendo uma economia de baixo carbono e um planeta mais próspero para todos.

Entenda de forma rápida e fácil a neutralização vendo o vídeo abaixo!

Saiba mais sobre a Eccaplan

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Realizamos Inventários de Emissões para realizar a neutralização de carbono, utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

Além de relatórios de sustentabilidade nas diferentes diretrizes como: GRI – Global Reporting Initiative, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial e CDP – Carbon Disclosure Project.