Pixel inbox geodelivery assume o compromisso de neutralizar suas emissões de CO2

A temática de atuação do Pixel inbox geodelivery envolve a contribuição de pesquisadores e profissionais da área ambiental, que atuam com geoprocessamento e imagens de satélite. Os clientes potenciais do Pixel inbox são profissionais, instituições e empresas que desenvolvem estudos relativos a diferentes aspectos do meio ambiente. Portanto, um público com olhar mais voltado à problemática ambiental, incluindo a questão do impacto da emissão de CO2.

Quando perguntada sobre a motivação em realizar a compensação de carbono, a Pixel inbox respondeu: 

“O que nos motiva a fazer compensação de carbono é o sentimento de agir concretamente em prol da sustentabilidade, fazer algo de fato nesse sentido, e não apenas apoiar conceitos e ideias.” 

Para estudar o meio ambiente na Pixel inbox são usadas ferramentas computacionais e de geoprocessamento. Sendo assim: “faz muito sentido a preocupação com o custo ambiental em desenvolver esses estudos no caso relativo à emissão de carbono relacionada ao consumo de energia elétrica”, disse a Pixel inbox.

Com a implementação do projeto, o cliente fica ciente acerca da compensação de carbono ao visitar o site e redes sociais. O orçamento de qualquer serviço leva junto a observação de que as horas demandadas para elaboração dos estudos do cliente terão consumo de energia elétrica, mas que as emissões correspondentes serão compensadas.

Muitas empresas almejam incorporar a sustentabilidade em sua gestão e aos poucos implementam práticas em todos os pilares que fomentam o desenvolvimento sustentável.

Neutralização de carbono e selo CO2 Neutro

A realização de qualquer atividade nas empresas ou em eventos, seja ele de pequeno ou grande porte, resulta nas emissões de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o agravamento do aquecimento global.

A principal ferramenta brasileira de inventário de emissões de carbono é a do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces, que faz o inventário de emissões e compensação ambiental através da neutralização de carbono, além de atuar efetivamente no combate às mudanças climáticas.

A Pixel inbox se compromete a realizar o inventário de emissões de GEE a partir do segundo semestre de 2021, que será feito com a ferramenta do Programa Brasileira GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces.

Para realizar a compensação de carbono, ocorre a coleta de dados das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, após a coleta é realizado o cálculo das emissões através do programa GHG Protocol. Depois de conhecer seu impacto ambiental em termos de kg CO2, realizamos a compensação ambiental através da neutralização de carbono.

Assim, todas as emissões de carbono emitidas serão compensadas, na mesma proporção, pela aquisição de créditos de carbono em projetos, como o Projeto REDD + Maísa. Dessa forma, a Pixel inbox conquistou o selo CO2 Neutro, da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade.

Projeto REDD + Maísa

Localizado no centro de endemismo de Belém, no Pará, região de grande importância para a biodiversidade Amazônica, o Projeto REDD+ Maísa visa promover a conservação e a valoração da floresta através dos seus usos múltiplos.

O contexto histórico da região é marcado por altas taxas de desmatamento, fato que reforça a importância das estratégias do projeto, que envolvem a melhoria dos processos de monitoramento da área, proporcionando a proteção das espécies em perigo crítico de extinção, como o Chiropotes satanas (Cuxiú-preto), além de promover atividades agrícolas e extrativistas.

O projeto REDD+ Maisa contempla 2 dos 17 objetivos da ONU, sendo eles:

Item 13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

Item 15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Qual a importância de fazer a compensação ambiental?

O planeta Terra já aqueceu 2°graus, parece pouco, mas os efeitos já são devastadores, e com impacto direto na nossa saúde, na produção de alimentos e na economia. O principal fator responsável por esse aquecimento é a quantidade de gases de efeito estufa que são liberados todos os dias na atmosfera.

No tratado internacional mais recente sobre o clima, o Acordo de Paris, assinado em 2015, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir em 37% suas emissões até 2025. Para isso é necessário conter o desmatamento, recuperar florestas e promover o desenvolvimento e utilização de tecnologias limpas. E as iniciativas devem partir de todos os atores da sociedade, incluindo as empresas privadas.

Portanto, fazer a compensação de carbono através da neutralização de carbono incentivando projetos socioambientais é fundamental para que o país possa atingir sua meta, promovendo uma economia de baixo carbono e um planeta mais próspero para todos.

Entenda de forma rápida e fácil a neutralização vendo o vídeo abaixo!

Saiba mais sobre a Eccaplan

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Realizamos Inventários de Emissões para realizar a neutralização de carbono, utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

Além de relatórios de sustentabilidade nas diferentes diretrizes como: GRI – Global Reporting Initiative, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial e CDP – Carbon Disclosure Project.