Sustentabilidade e E-commerce: é possível caminharem juntos?

Para responder essa pergunta, primeiro precisamos definir o que é um e-commerce:

Abreviação em inglês de comércio eletrônico, ou seja, toda transação comercial (compra e venda) feita através da internet com o auxílio de um equipamento eletrônico.

De acordo com o Compre & Confie, o faturamento do e-commerce brasileiro foi de R$ 9,4 bilhões somente no mês de abril de 2020. O valor representa um crescimento de 81% comparado ao mesmo período do ano de 2019 ou seja, em curto intervalo de tempo, muitos negócios aceleraram a transição do físico para o virtual, devido à pandemia.

Quer conhecer mais profundamente sobre os principais impactos do setor logístico ao meio ambiente? Clique aqui!

Assim como cresceu a oferta de lojas virtuais, o nível de exigência dos consumidores também segue aumentando. Uma pesquisa realizada em 2018, pela Nielsen, havia apontado que 1/3 da população já declarava que o meio ambiente estava entre as suas três maiores preocupações, ao lado de educação e segurança.

Ou seja, a sustentabilidade, que na prática é a redução do desperdício de alimentos, escolha de produtos de empresas responsáveis ambientalmente, redução da geração de resíduos, da emissão de gases do efeito estufa, entre outros, é um tema cada vez mais presente.

Uma das formas de se adequar à nova demanda, é trazer a sustentabilidade ao seu e-commerce, e é sobre esse assunto que falaremos nesse texto.

Sustentabilidade no comércio virtual: por onde posso começar?

Primeiramente, é necessário incorporar práticas ambientalmente saudáveis na empresa, visando incorporar a sustentabilidade como um valor. Vamos trazer abaixo algumas sugestões para sua empresa.

Conheça a história de sucesso do Portal Ecycle, canal de notícias ambientais que também comercializa produtos sustentáveis.

Pare por um momento e reflita

O primeiro passo para se tornar um e-commerce sustentável é medir o impacto do seu negócio. Sem ter consciência dos maus hábitos, torna-se difícil pensar em estratégias, portanto:

Escritórios Conscientes

  • Mesmo sem ter necessidade, as lâmpadas do seu escritório ficam ligadas sem necessidade? Elas são LED?
  • Quanto de lixo é gerado diariamente? Há descarte correto dos materiais? Os materiais são reaproveitados de todas as formas?
  • Os processos são todos impressos? As folhas velhas e antigas são usadas como rascunhos? Imprime coisas demais?
  • Sua equipe está familiarizada com o conceito de sustentabilidade? Há treinamentos para que consigam entender os preceitos e como agir de acordo?
  • Você pensa na embalagem dos seus produtos? Na logística de entrega?

Embalagens Sustentáveis

Para ser transportado, o produto deve ser embalado, certo? Mas, olha só o que a matéria abaixo diz:

Sendo assim, busque utilizar materiais reciclados, biodegradáveis ou reutilizáveis nas embalagens para não agredir o meio ambiente. Outra opção é usar um material que possibilite a reutilização dele para outras tarefas da rotina do cliente.

Veja o vídeo da Recicle Reutilize Plante para ver como reaproveitar materiais na hora de embalar os seus produtos e conheça algumas opções de embalagens sustentáveis.

Logística e Frete Neutro

Apesar do e-commerce ter algumas vantagens no quesito sustentabilidade, já que os gastos em água e energia elétrica são menores devido à infraestrutura enxuta, se a logística não for bem realizada a contribuição para a degradação ambiental é grande.

Isso significa que rotas não otimizadas geram gastos excessivos com combustível e com modais de transporte gerando poluição do solo, ar e água desnecessárias, perda de produtos.

Um dos maiores problemas é a emissão em excesso de gás carbônico (CO2) que contribui para a aceleração do processo de mudanças climáticas. Entenda um pouco melhor vendo o vídeo abaixo!

Uma das formas de solucionar esse problema é o Frete Neutro, processo de compensação de carbono que é realizada através da compra de créditos de carbono que apoia financeiramente projetos ambientais e sociais brasileiros certificados. Veja abaixo a matéria completa explicando sobre o Frete Neutro.

Comunique os seus resultados

Ser uma marca que se preocupa com o meio ambiente tem suas vantagens e como discutimos anteriormente, a tendência é de que lojas engajadas com o meio ambiente tenham maior participação na sociedade.

Então, porque não utilizar o seu marketing para falar sobre o engajamento de sua empresa e sobre os benefícios de ações sustentáveis no seu e-commerce?

Veja mais dicas sobre ações sustentáveis no seu negócio no Portal E-commerce Brasil e no Eccosys.

Saiba mais sobre a Eccaplan!

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Calcule suas emissões de carbono pela nossa calculadora online e gratuita!