Café Excelsior conquistou o Selo CO2 Neutro e neutralizou suas emissões de carbono de 2020

O Café Excelsior com mais de 100 anos de história, possui um parque industrial com equipamentos de última geração, rigorosos controles de qualidade e certificações que atestam as boas práticas de fabricação e a qualidade de toda sua linha de produtos, levando para o mercado produtos que agradam aos mais exigentes consumidores.

Buscam conhecer o impacto que as atividades da empresa causam no meio ambiente, e por isso, neste ano implementaram como matriz energética principal a Energia Solar, realizam campanhas de reciclagem das cápsulas de alumínio de café, e seguem evoluindo, buscando alternativas mais sustentáveis para diminuir o impacto das embalagens dos produtos comercializados pela empresa. E a compensação de carbono vem como mais uma ação ambiental realizada na empresa, que com a compra de créditos de carbono, apoia um projeto ambientalmente correto e certificado.

Com essas iniciativas, o Café Excelsior busca conscientizar o seu cliente através da divulgação de suas ações, e ser um exemplo para engajar o cliente e mostrar que podem ser uma porta de entrada para trazer mais conscientização e informação. 

“Trazer à tona não só o impacto individual, mas formas de diminuir e viver de uma forma mais equilibrada e em harmonia com o meio ambiente.”

Café Excelsior

A missão da empresa é contribuir para experiências únicas com café e atender o cliente em todas as ocasiões de consumo da bebida, e por isso é muito tradicional na sua região. Por isso, acreditam poder contribuir para a comunidade local e auxiliar na conscientização do público consumidor da marca.

O Café Excelsior se uniu à Eccaplan para compensar as emissões de CO2 da sua produção, através da compensação de créditos de carbono.

Neutralização de carbono e selo CO2 Neutro

A realização de qualquer atividade nas empresas ou em eventos, seja ele de pequeno ou grande porte, resulta nas emissões de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o agravamento do aquecimento global.

A principal ferramenta brasileira de inventário de emissões de carbono é a do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces, que faz o inventário de emissões e compensação ambiental através da neutralização de carbono, além de atuar efetivamente no combate às mudanças climáticas.

O Café Excelsior realizou o inventário de emissões de GEE de 2020, que foi feito com a ferramenta do Programa Brasileira GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces.

Para realizar a compensação de carbono, ocorre a coleta de dados das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, após a coleta é realizado o cálculo das emissões através do programa GHG Protocol. Depois de conhecer seu impacto ambiental em termos de kg CO2, realizamos a compensação ambiental através da neutralização de carbono.

Assim, todas as emissões de carbono emitidas são compensadas, na mesma proporção, pela aquisição de créditos de carbono em projetos, como o Complexo Energético Fundão – Santa Clara (CEFSC)

Dessa forma, o Café Excelsior conquistou o selo CO2 Neutro, da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, por compensar cerca de 130,72 toneladas de CO2 em 2020, o equivalente a 131 créditos de carbono.

Complexo Energético Fundão – Santa Clara (CEFSC)

O Complexo Energético Fundão Santa Clara (CEFSC) está localizado na região sudoeste do Paraná e dentro da Bacia do Iguaçu. É composto pelas usinas hidrelétricas de Santa Clara, localizada no município de Pinhão, a 76 Km de Guarapuava, e Fundão, localizada no município de Foz do Jordão, distante 88 Km de Guarapuava. Juntas somam 240 MW de potência instalada e 135,4 MW médios de garantia física.

É o primeiro do país a cumprir com todos os requisitos de sustentabilidade ambiental e respeito à população local, utilizando a mais moderna técnica de engenharia em construções de hidrelétricas, aliada à prática da qualidade e de sustentabilidade ambiental em suas ações.

Qual a importância de fazer a compensação ambiental?

O planeta Terra já aqueceu 2°graus, parece pouco, mas os efeitos já são devastadores, e com impacto direto na nossa saúde, na produção de alimentos e na economia. O principal fator responsável por esse aquecimento é a quantidade de gases de efeito estufa que são liberados todos os dias na atmosfera.

No tratado internacional mais recente sobre o clima, o Acordo de Paris, assinado em 2015, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir em 37% suas emissões até 2025. Para isso é necessário conter o desmatamento, recuperar florestas e promover o desenvolvimento e utilização de tecnologias limpas. E as iniciativas devem partir de todos os atores da sociedade, incluindo as empresas privadas.

Portanto, fazer a compensação de carbono através da neutralização de carbono incentivando projetos socioambientais é fundamental para que o país possa atingir sua meta, promovendo uma economia de baixo carbono e um planeta mais próspero para todos.

Entenda de forma rápida e fácil a neutralização vendo o vídeo abaixo!

Saiba mais sobre a Eccaplan

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Realizamos Inventários de Emissões para realizar a neutralização de carbono, utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

Além de relatórios de sustentabilidade nas diferentes diretrizes como: GRI – Global Reporting Initiative, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial e CDP – Carbon Disclosure Project.