Viação Ouro e Prata e Eccaplan em Ação de Plantio Voluntário de 438 mudas de árvores nativas

Preservar os recursos naturais levando resultados positivos para a sociedade e para as gerações futuras é um dos valores da Viação Ouro e Prata – o pilar de responsabilidade socioambiental. A preocupação ambiental do Grupo Ouro e Prata está refletida em suas práticas diárias e no estímulo à conscientização ambiental.

Neste mês de aniversário, trabalharam em diversas ações ambientais, entre elas uma especial voltada para o dia da árvore. Cada passagem vendida no site (www.ouroeprata.com) da Ouro e Prata no dia 21 de setembro foi revertida no plantio de uma muda de árvore nativa. Esta iniciativa visa minimizar os atuais impactos ambientais e trabalhar dentro dos valores da empresa.

O plantio foi realizado na cidade de Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul. A área localiza-se dentro dos limites do Bioma Mata Atlântica, entretanto, localiza-se em zona de transição, porque, cerca de 2 km à oeste está o limite do Bioma Pampa.

O Bioma que contempla a área escolhida é a Mata Atlântica, a qual abrange cerca de 15% do território nacional, em 17 estados. É o lar de 72% dos brasileiros e concentra 70% do PIB nacional. Dela dependem serviços essenciais como abastecimento de água, regulação do clima, agricultura, pesca, energia elétrica e turismo. Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente.

Por esse motivo, essa iniciativa contribui para a manutenção de serviços ambientais essenciais à vida e para o fortalecimento de organizações locais.

Plantar árvores, demonstra preocupação ambiental, trazendo a natureza como posição central das suas ações, além de contribuir para a produção de água, de oxigênio e garante condições para a permanência da fauna local, e consequentemente para a restauração do Bioma da Mata Atlântica, o mais devastado do país. Todas essas ações contribuem para o combate às mudanças climáticas.

A Viação Ouro e Prata com o apoio da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, viabilizou o plantio e a manutenção de 438 espécies nativas, proporcionando aumento da biodiversidade local e segurança hídrica, além de captura e estoque de carbono. O seu acompanhamento terá duração de 2 anos e as fotos serão compartilhadas no Mapa.

Veja mais sobre esse e outros Projetos Evento Neutro.

A Viação Ouro e Prata completa 82 anos este mês e em comemoração, iniciou com um plantio de 82 mudas de árvores nativas, no dia 21 de setembro, Dia da Árvore. O número representa o tempo de vida da empresa e marca o início de um plantio que chegou à 438 passagens vendidas na mesma data no site da empresa. Cada passagem adquirida pelo site foi revertida no plantio de uma muda de árvore

Porém, mais do que isso, elas representam uma ação muito especial da empresa com o objetivo de reduzir os impactos no meio ambiente e inspirar outras pessoas e marcas a também realizarem ações voltadas à sustentabilidade.

A trajetória da Ouro e Prata sempre foi marcada pelo pioneirismo e pela visão de futuro. Preservar recursos naturais levando resultados positivos para a sociedade e para as gerações futuras é um dos valores da empresa – o pilar de Responsabilidade Socioambiental. A preocupação ambiental do Grupo Ouro e Prata está refletida em suas práticas diárias e no estímulo à conscientização socioambiental. 

Como uma forma de simbologia e comemoração, alinhada ao seu comprometimento com o meio ambiente e buscando reduzir o seu impacto ambiental, foi realizado um plantio em Gravataí – Rio Grande do Sul.

Celebração realizada: Plantio Viação Ouro e Prata – 82 anos

O plantio foi em uma área de preservação permanente na cidade de Gravataí (RS), na Escola de Ensino Fundamental JOCUM (https://jocumpoa.com.br), com o auxílio dos estudantes. Uma palestra para as turmas, orientada por Biólogos da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, parceira da Ouro e Prata, também integra a ação.

Essa iniciativa contribui para a manutenção de serviços ambientais essenciais à vida, estando na Década de Restauração de Ecossistemas da ONU e para o fortalecimento de organizações locais, além de contemplar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Dia da árvore

Na próxima terça feira (21/09), o Dia da Árvore, que tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso que é a natureza, veio como um marco para divulgação desta ação de plantio de mudas nativas, realizada pela Viação Ouro e Prata em parceria com a Eccaplan.

Parceria alinhada à sustentabilidade

“Ao reforçar nosso compromisso socioambiental, contribuímos com a redução dos impactos no meio ambiente e inspiramos outras empresas e pessoas a realizarem ações voltadas à sustentabilidade. Comemorar o aniversário da Ouro e Prata com essa responsabilidade é estar alinhado aos nossos pilares além de ser muito gratificante!”, afirma Luana Fleck, Diretora da Ouro e Prata.

A Viação Ouro e Prata com o apoio da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, da Ramus Vita e da Nuvem Ambiental, viabilizou o plantio e a manutenção de espécies nativas, proporcionando aumento da biodiversidade local e segurança hídrica, além de captura e estoque de carbono.

A Ouro e Prata busca fazer ações que reduzam o impacto no meio ambiente pois a sociedade está mais atenta e preocupada com este tema, e com isso ressaltam que “Buscam por resultados positivos para a sociedade e para as gerações futuras”. 

A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos, Relatórios de Sustentabilidade, Consultoria para ASG, Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa e os Selos Sou Resíduo Zero, CO2 Neutro e Evento Neutro.

Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.

O que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

A agenda contempla um plano de ação internacional para o alcance dos 17 ODS, desdobrados em 169 metas, que abordam diversos temas fundamentais para o desenvolvimento humano, em cinco perspectivas: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz.

O Plantio Viação Ouro e Prata – 82 anos contempla 3 dos 17 objetivos, sendo eles:

ODS 11 -Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Em 2014, 54% da população mundial vivia em áreas urbanas, com projeção de crescimento para 66% em 2050. Em 2030, são estimadas 41 megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes. Considerando que a pobreza extrema muitas vezes se concentra nestes espaços urbanos, as desigualdades sociais acabam sendo mais acentuadas e a violência se torna uma consequência das discrepâncias no acesso pleno à cidade. Transformar significativamente a construção e a gestão dos espaços urbanos é essencial para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado. Temas intrinsecamente relacionados à urbanização, como mobilidade, gestão de resíduos sólidos e saneamento, estão incluídos nas metas do ODS 11, bem como o planejamento e aumento de resiliência dos assentamentos humanos, levando em conta as necessidades diferenciadas das áreas rurais, periurbanas e urbanas. O objetivo 11 está alinhado à Nova Agenda Urbana, acordada em outubro de 2016, durante a III Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável.

ODS 13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos

Este objetivo busca conter o aquecimento global e o derretimento das calotas polares. As árvores são seres fotossintéticos que armazenam o gás carbônico durante a sua respiração, devolvendo oxigênio para a atmosfera, gás essencial para a sobrevivência da fauna terrestre. O gás carbônico, emitido pela queima de combustíveis fósseis é o principal gás responsável pela aceleração do processo de mudanças climáticas. Sendo assim, quanto mais árvores são plantadas maior é a quantidade de CO2 atmosférico capturada, contendo o processo.

ODS 15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

Treze milhões de hectares de florestas estão sendo perdidos a cada o ano. Mais de 80% de todas as espécies de animais, plantas e insetos terrestres vivem nas florestas e os seres humanos dependem delas para sua sobrevivência. Sendo assim, preservar e conservar o meio ambiente são ações necessárias para que as próximas gerações continuem tendo recursos para a sua manutenção.

Mais informações sobre os ODS podem ser encontradas no site da ONU Brasil (www.brasil.un.org).

*CO2eq = carbono equivalente (representação de todos os gases do efeito estufa, como CH4, N2O, O3 e CFCs em uma única unidade de medida, de modo a viabilizar o mercado de carbono).

Carbono Zero

Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores