Ares de Mato aderiu ao Frete Neutro, neutralizando suas entregas

A Ares de Mato entrega produtos e cosméticos de qualidade para quem busca estar alinhado com a sustentabilidade na sua higiene pessoal. 

Fundada em 2017 pela farmacêutica Gabriela Secco, na Serra Gaúcha, acabou conquistando diversas pessoas no Brasil afora com produtos que possuem embalagens recicláveis ou compostáveis, prezando pela diminuição do uso de descartáveis, e incentivando a logística reversa dos seus produtos.

Atualmente a empresa possui vários pontos positivos em relação aos seus produtos: utilizam somente matéria prima de origem natural e vegetal (inclusive são cruelty free), as embalagens são feitas de papel Kraft natural, celofane compostável, metal, vidro e uma parcela muito pequena (somente borrifadores spray) em plástico, ou seja, praticamente todos os materiais são biodegradáveis, inertes ou recicláveis. 

A ares de mato® é uma empresa jovem, com pouco mais de 4 anos de existência, e ter essa adesão em nossa história sem dúvida nos deixa muito felizes. Acreditamos também que além de nós, nossos clientes ficarão mais felizes em saber que mesmo com o nosso crescimento gradual não estamos esquecendo de nossas raízes e do que nos motiva a ir mais longe, que é a entrega de cosméticos naturais com o menor impacto ambiental possível.  

Gelso Silva | Ares de Mato

Seguindo nesse caminho, a Ares de Mato se uniu à Eccaplan para fazer parte do projeto Frete Neutro, o que significa que todas as entregas terão sua taxa de CO2 quantificada e compensada por meio de projetos de preservação florestal como o Maísa que atua na Floresta Amazônica, contribuindo para um menor impacto ao meio ambiente.

Sobre o Programa Frete Neutro 

Alinhado ao propósito de incentivar a economia circular e uma relação de prosperidade, Ares de Mato recebeu o Selo Frete CO2 Neutro, por assumir o compromisso de reduzir, quantificar e compensar as emissões de CO2 provenientes de suas entregas.

O nosso consumidor é muito antenado em questões ligadas à sustentabilidade, desde quem fornece a matéria prima até quem faz o produto final. Mostrar que temos este cuidado extra em relação ao transporte e a compensação das emissões de CO2 sem dúvida deixará o cliente mais seguro em saber que está investindo e adquirindo produtos de uma empresa que realmente se preocupa com o meio ambiente na prática e não somente no discurso.

Gelso Silva | Ares de Mato

Esse escolha foi feita devido à consciência de que os gases do efeito estufa (GEEs) – emitidos principalmente pela queima de combustível fóssil (relacionado ao uso de diferentes modais de transporte), ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de resíduos – são aceleradores das mudanças climáticas. Apenas o setor de logística e transporte é responsável por aproximadamente 14,4 % das emissões globais.

A poluição do ar, formação de chuvas ácidas, elevação da temperatura da Terra entre outros, que afetam não somente as paisagens e ecossistemas, mas as pessoas que neles vivem, sendo que os mais impactados negativamente por esse desequilíbrio acabam sendo sempre as classes sociais menos favorecidas.

Gelso Silva | Ares de Mato

Sendo assim, a compensação de carbono das emissões das entregas dos produtos vendidos na Ares de Mato é realizada através do Programa CO2 Neutro, coordenado pela ECCAPLAN Consultoria em Sustentabilidade, que apoia financeiramente projetos socioambientais brasileiros certificados.

O Selo Frete CO2 Neutro consistem em cinco principais ações:

Cliente: realiza o pedido do produto no e-commerce;

E-commerce: avalia o tipo de veículo e roteiro de coleta / entrega; envia estes dados à Eccaplan

Eccaplan: por meio do seu sistema (carga manual ou integrada), realiza a  quantificação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) com base em estudos desenvolvidos pela Eccaplan, dados das entregas/caminhão e/ou indicadores do CONPET, Correios e IPC (International Post Corporation).

Eccaplan realiza a compensação das emissões de GEE, com o apoio financeiro a projetos de reduções de emissões por desmatamento e degradação evitados (REDD) ou tecnologia limpa, na mesma proporção do impacto ambiental.

Eccaplan envia para o e-commerce o certificado de neutralização de carbono de cada entrega e o consolidado mensal. Cada cliente pode receber o seu certificado individual e personalizado.

Quer entender mais sobre neutralização de carbono? Veja o vídeo abaixo!

Sobre a Eccaplan

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.

Carbono Zero