A BMW MOTORRAD | International GS Trophy recebeu o Selo Evento Neutro

Conquista reforça compromisso da BMW Motorrad com o meio ambiente, e a busca de evitar, quantificar e compensar as emissões de carbono.

O International GS Trophy é um evento que celebra o “espírito” dos lendários modelos BMW GS. Ele oferece tudo aquilo para o qual o modelo GS foi criado: diversão, aventura e desafios. E agora adquiriu o selo Evento Neutro, se comprometendo com o meio ambiente, buscando evitar, quantificar e compensar as emissões de carbono em parceria com a Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade.

O International GS Trophy não é uma corrida, mas uma competição de equipes na qual uma seleção internacional de entusiastas off-road competem juntos em várias etapas especiais. O evento não se limita apenas a provas de pilotagem. Também inclui conhecimento e trabalho em equipe.  

A BMW MOTORRAD | International GS Trophy recebeu o Selo Evento Neutro. Se comprometeram a reduzir, quantificar e neutralizar as emissões de carbono geradas no evento, o que inclui a montagem, realização e desmontagem do mesmo, além de todos os combustíveis utilizados durante a prova.

Um evento é neutro em carbono quando suas emissões de gases de efeito estufa, que não puderam ser evitadas, são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental é realizada na mesma proporção, como o apoio a projetos ambientais. Dessa forma o evento pôde receber o selo Evento Neutro. Trata-se de uma forma prática e simples de tornar o evento mais sustentável.

O Selo Evento Neutro

O Evento Neutro é um programa voluntário de responsabilidade socioambiental para organizações conscientes sobre o problema das mudanças climáticas. É uma opção para tornar seu evento mais sustentável.

Dessa forma, o evento recebe o Selo Evento Neutro, que comprova a neutralização de carbono realizada indicando a quantidade de emissão de CO2 gerada e a rastreabilidade do projeto ambiental incentivado.

Projeto Ambiental Apoiado

O projeto apoiado pelo GS Trophy é o Florestal Santa Maria, situado no norte do estado do Mato Grosso, dentro da área compreendida como Amazônia Legal, ocupando uma área de 71.713,9590 hectares de floresta nativa, no município de Colniza, margem direita do rio Aripuanã. O projeto preserva o rio Aripuanã por meio da conservação da floresta, evitando erosão e intervenção humana e cria uma barreira natural contra incêndios protegendo a fauna e flora local. Além disso, o Florestal Santa Maria contribui socialmente para a região com 330 postos de trabalhos, curso de formação e melhoria nos serviços de saúde e educação da comunidade local.

A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.