Parcerias de impacto: Moeda do Bem e Nuvem Ambiental se unem à Eccaplan para ampliar apoio a projetos socioambientais

Você já pensou na marca que a sua empresa deixa nas pessoas? 

Atualmente se fala tanto em ESG, onde os termos Sustentabilidade Empresarial e Responsabilidade Socioambiental são citados constantemente, porém qual a melhor maneira de colocar em prática?

Trouxemos hoje aqui uma parceria de três empresas, que deu certo! O encontro fez a prática da sustentabilidade e atividades socioambientais, se unirem a ações que geram impacto social positivo, e tem contribuído para uma melhoria na qualidade de vida de muitas pessoas.

Com o propósito de conectar as empresas à projetos sociais e ambientais, a Moeda do Bem e a Nuvem Ambiental firmaram uma parceria com a Eccaplan.

Com um conjunto de serviços visando atender aos objetivos socioambientais das empresas, sejam quais forem seu setor de atuação e sua posição no mercado a Eccaplan se uniu para gerar ainda mais resultados, conexões e impacto positivo. 

Venha conhecer e entender mais sobre as empresas:

Sobre a Moeda do Bem

A Moeda do Bem é uma startup social que seleciona, arrecada investimentos e acompanha projetos sociais de credibilidade, com o propósito de movimentar uma economia baseada em fazer o bem e gerar real valor para todos os envolvidos, atuando com transparência em todo o processo da seguinte forma:

​• Projetos sociais previamente validados recebem o recurso de que precisam e podem dedicar tempo diretamente a causa com que trabalham

​• Doadores investem nas ações em que acreditam

​• Empresas e instituições parceiras se inserem numa rede de responsabilidade social, fazendo diferença real na sociedade

​• Moeda do Bem realiza sua missão

Em 2019, a Moeda iniciou a fase de validação da ideia (MVP – “Produto Minimamente Viável”, em português) em parceria com a Associação Coletivo Autônomo Morro da Cruz, que busca dar autonomia para a comunidade e oferece atividades a crianças no turno inverso da escola.

Em 2020, a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil. Os comércios fecharam, as ruas ficam vazias, as atividades do Coletivo Autônomo Morro da Cruz são interrompidas. Famílias da comunidade, que sobreviviam de trabalhos informais e “bicos”, passaram a ter problemas para garantir seu sustento… Naquele momento, as necessidades básicas daquelas famílias levaram a Moeda para uma nova direção e a criar a ação “Emergência Coronavírus – que a solidariedade contagie mais que o vírus” para distribuir alimentos, medicamentos, materiais de higiene e limpeza e livros no Morro da Cruz, em Porto Alegre-RS.

“Esta parceria vem ao encontro da nossa missão: trazer mais justiça social, através de um projeto inovador de sustentabilidade” relata Lúcia Mury Scalco, Presidente do Coletivo Autônomo Morro da Cruz, ONG totalmente independente que, em linhas gerais, através de diversos projetos,  mantidos só por doações, potencializa e desenvolve as famílias da comunidade do Morro da Cruz, bairro periférico de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. 

Devido à orientação de distanciamento social, a tecnologia foi a forma de chegar perto das pessoas que estavam pedindo socorro. Contando com o suporte do laboratório de inovação HUBITTAT, profissionais e parceiros voluntários, foram utilizadas ferramentas de pesquisa on-line, georreferenciamento e análise de dados com inteligência artificial. Assim, foi desenvolvido um questionário com perguntas que, divulgado por aplicativo de smartphone para toda a comunidade com a ajuda do Coletivo Autônomo Morro da Cruz, passou a trazer informações básicas sobre a realidade econômica das famílias e suas demandas emergenciais.

Com a contribuição de mais de 650 doadores, em 3 meses, a ação distribuiu 38 toneladas de alimentos às famílias do Morro da Cruz, beneficiando 8 mil pessoas!

Saiba mais sobre os projetos!

A mais nova empresa parceira, a Moeda do Bem se uniu a Eccaplan para divulgar projetos, atuando de forma colaborativa incentivando que outras empresas apoiem projetos sociais e ambientais desde que se tenha a rastreabilidade.

Sobre a Nuvem Ambiental

Empresa de impacto positivo para a sustentabilidade, a Nuvem Ambiental idealizada pela Nicole Portela, Engenheira Ambiental, Mestre em Ciências Atmosféricas e Consultora, prestam consultoria para negócios que desejam conquistar destaque socioambiental com ações efetivas, implementando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecendo metas e indicadores, desenhando estratégias de economia circular e resiliência e formando agentes para a regeneração, tudo isso dentro do escopo dos negócios.

“No Frete Neutro para e-commerces, parte do valor recebido é destinado para os projetos sociais apoiados pela Moeda do Bem, que oferece em sua plataforma informações de transparência e rastreabilidade, fundamentais para a credibilidade da ação. O impacto positivo é para todos: e-commerce, cliente, sociedade e meio ambiente.” relata Nicole Portela, fundadora da Nuvem Ambiental.

Além de apoiar projetos ambientais certificados de créditos de carbono, que incentivam a preservação das florestas e outros benefícios socioambientais (REDD+), os E-commerces também apoiam projetos sociais locais.

Os atuais projetos apoiados pela Moeda do Bem estão situados na região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e impactam principalmente a população em situação de vulnerabilidade social, altamente impactada na pandemia.

Sobre a Eccaplan

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.

O que há em comum nas três empresas?

As três empresas atuam com o mesmo propósito: buscam resultados positivos para as pessoas, comunidades e meio ambiente. E por este motivo se uniram para impactar ainda mais pessoas movimentando cada vez mais as comunidades e empresas, obtendo assim um retorno positivo e socioambiental ainda maior.