O comportamento sustentável do consumidor no E-commerce

À medida que os consumidores se conscientizam da sua Responsabilidade diante o Meio Ambiente, antes de tomar a decisão de compra eles avaliam além do preço e da qualidade, os aspectos “verdes” e “justos” dos produtos e dos serviços, e no caso da compra online um fator que agrega valor é ter a possibilidade de uma entrega sustentável, no caso da Eccaplan o Frete Neutro, O programa Frete Neutro da Eccaplan assume o compromisso de neutralizar as emissões de CO2 do seu E-commerce, ainda não conhece esse Programa?

Segundo relatório do IPCC – Climate Change 2014: Mitigation of Climate Change, Apenas o setor de logística e transporte é responsável por aproximadamente 14,4 % das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) globais.

O Selo Frete Neutro é concebido a empresas com compromissos ambientais e a ação de quantificação e compensação das emissões de gases de efeito estufa proveniente da sua logística.

As preocupações com a sustentabilidade entre os consumidores estão crescendo mais do que nunca. 

Para explorar essas preocupações e organizar o consumo online para melhor, é urgente estabelecer ferramentas confiáveis ​​e eficazes. 

Algumas dicas de como implementar uma mensagem sustentável e influenciar o seu consumidor a adotar a prática de uma entrega sustentável:

  • Mantenha um “foco futuro”, responde ao fato de que os benefícios e consequências do comportamento sustentável são distantes, abstratos e incertos, tornando-os difíceis de apreender,

  • A consciência dos consumidores sobre as consequências influencia positivamente sua atitude em relação à reciclagem, bem como sua motivação para efetivamente fazê-lo,

  • Em vez de enfatizar a gravidade dos problemas, o foco precisa ser direcionado às possibilidades de superá-los. Mensagens formuladas positivamente aumentam a eficácia percebida pelos consumidores, especialmente quando se trata de consumidores que estão menos informados e menos engajados na solução de questões ambientais, logo que sua empresa disponibiliza o Frete Neutro está solucionando um dos impactos negativos ao meio ambiente.

Transmitir e informar o consumidor de todas as novas práticas da empresa é fundamental, tendo em vista que o conhecimento é um indicador do comportamento ambiental dos consumidores, você deve informar ao seu consumidor sobre seus processos e indicadores de sustentabilidade.

Os impactos ambientais das entregas em termos de emissões de CO2 são de (de 15 a 400 g). E o compartilhamento de informações faz com que os consumidores sejam mais propensos a escolher a entrega sustentável.

Isso mostra ao seu cliente o impacto real grado pela compra e como você se precoupa em neutralizar.

Quando se trata de entregas sustentáveis ​​de E-commerce, coloque a opção de entrega mais sustentável primeiro ou selecione como a  opção de Frete Neutro como padrão.

Rótulos, imagens, índices verdes são uma ferramenta eficaz para orientar os consumidores em direção a uma opção de entrega mais sustentável.

Uma outra dica é pode ser adicionar na página de check-out com o Selo Frete Neutro na sua loja virtual para o consumidor usar compartilhando em suas redes sociais sua compra com impacto neutralizado.

Adotar o modelo do Frete Neutro no seu e-commerce, contribui para a imagem e ganhos ambientais potenciais significativos, o que consequentemente aumenta ainda mais o volume de encomendas.

Serviços de logística “orientados para a sustentabilidade”, entregas eficientes e sustentáveis ​​também economizam custos.

Saiba mais entrando em contato com a Eccaplan, nós temos a solução sustentável ideal para sua empresa.

Desenvolvemos programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro, CO2 Neutro e o Frete Neutro. Repensando novas maneiras e estratégias empresariais: quantificando e compensando o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entregas no e-commerce, entre outros.

o Programa Frete CO2 Neutro, coordenado pela ECCAPLAN Consultoria em Sustentabilidade que apoia projetos socioambientais brasileiros certificados. Além disso, o Programa é transparente e gera o engajamento de cada cliente do e-commerce, uma vez que este recebe um certificado de neutralização de carbono personalizado, com os dados da sua entrega e projeto ambiental apoiado, de preservação florestal ou energia renovável.

Fluxograma do programa Frete Neutro:

  1. Cliente: realiza o pedido do produto no e-commerce;
  2. E-commerce: avalia o tipo de veículo e roteiro de coleta / entrega; envia estes dados à Eccaplan
  3. Eccaplan: por meio do seu sistema (carga manual ou integrada), realiza a  quantificação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) com base em estudos desenvolvidos pela Eccaplan, dados das entregas/caminhão e/ou indicadores do CONPET, Correios e IPC (International Post Corporation).
  4. Eccaplan realiza a compensação das emissões de GEE, com o apoio financeiro a projetos de reduções de emissões por desmatamento e degradação evitados (REDD) ou tecnologia limpa, na mesma proporção do impacto ambiental.
  5. Eccaplan envia para o e-commerce o certificado de neutralização de carbono de cada entrega e o consolidado mensal. Cada cliente pode receber o seu certificado individual e personalizado.

Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fontes: 

Kiba-Janiak, M., Marcinkowski, J., Jagoda, A., & Skowrońska, A. (2021). Sustainable last mile delivery on e-commerce market in cities from the perspective of various stakeholders. Literature review. Sustainable Cities and Society, 102984.Rai, H. B., Broekaert, C., Verlinde, S., & Macharis, C. (2021). Sharing is caring: How non-financial incentives drive sustainable e-commerce delivery. Transportation Research Part D: Transport and Environment, 93, 102794.

Acordo alemanha Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mobilidade Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores