Evento Neutro: Como reduzir o impacto ambiental nas Festas de fim de ano

As festas de fim de ano representam uma ótima oportunidade para colocar em prática ações de sustentabilidade da sua Empresa.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) orienta a população sobre mudanças simples de atitude que ajudam a reduzir o impacto ambiental. 

Evitar o desperdício, optar por produtos duráveis e não os descartáveis, reutilizar e reciclar os resíduos, são exemplos de atitudes que podem ser tomadas durante as comemorações de fim de ano e que contribuem para reduzir os impactos negativos no meio ambiente.

Com a sua Empresa as preocupações são as mesmas, como explorar esse comportamento dos seus colaboradores?

Com a Solução da Eccaplan: Neutralização de Carbono para Eventos, é a maneira ideal de produzir seu evento com Responsabilidade Ambiental, na gestão e neutralização de todas as emissões de carbono.

Já abordamos  5 razões para ter o selo Evento Neutro,  poucas pessoas param para pensar no impacto ambiental que eventos geram.

Dependendo de como é feito o planejamento do seu evento, ele pode ter um alto impacto no meio ambiente. Você já pensou no conceito de eventos sustentáveis?

Você pode fazer algumas adaptações e a gestão integrada com os Pilares da Sustentabilidade.

Na hora de escolher as empresas que prestarão os serviços para a sua festa, pesquise bem sobre as práticas delas. Saiba sobre como ela faz o descarte de seus materiais, como realiza reutilizações; ou seja, se ela se preocupa com a gestão ambiental e está, de fato, atenta em não prejudicar o meio ambiente.

O que é um evento sustentável?

Economia, meio ambiente e social são os 3 pilares que determinam um planejamento de sustentabilidade.

Os eventos sustentáveis envolvem uma mudança de comportamento, tanto do organizador quanto dos participantes.

Adotar ações sustentáveis em um evento, impactará diretamente nos custos do mesmo.

Sustentabilidade em foco

Dê as boas-vindas aos participantes explicando os objetivos de sustentabilidade do evento e peça ajuda para alcançá-los.

Coleta Seletiva

Disponibilize uma grande quantidade de lixeiras para os diferentes tipos de resíduos em locais adequados – principalmente nas cozinhas e refeitórios – com clara identificação e instruções.

Energia Limpa

A iluminação dos stands e cenários pode consumir até 75% de toda a energia elétrica gasta em um evento.

O ideal é escolher equipamentos que tenham melhor aproveitamento da energia.

Evite ao máximo o uso de geradores porque consomem combustíveis fósseis para funcionar e, portanto, emitem CO2, um dos principais gases de efeito estufa.

Comunicação Verde

Todos os brindes e os materiais de apoio, como a programação do evento, o crachá e a caneta, por exemplo, também podem seguir os princípios da sustentabilidade.

Usar materiais reciclados e eliminar o desperdício sempre que possível é uma boa prática dentro de eventos sustentáveis.

Plano Agenda 2030

Tenha um plano para redução de emissões de CO2 , inicie compensando um Evento da sua Empresa por exemplo.

 

Um evento neutro em carbono, contribui com projetos ambientais e sociais, certificados onde você estará neutralizando o seu impacto obtendo o Selo Evento Neutro 

Além disso, aplicando políticas de sustentabilidade e a implementação de uma Central de Valorização de Resíduos, com o projeto Sou Resíduo Zero você também pode garantir que os materiais utilizados no seu evento sejam desviados de aterros e tenham destinação adequada.

Foque seu Evento no respeito à natureza, mostrando o que aos seus parceiros e consumidores suas ações e práticas sustentáveis.

Saiba mais:

Além disso, recebe o Certificado Evento Neutro gerando um pós-evento mais eficaz,  e agregando valor ao seus Eventos Institucionais. 

O programa Evento Neutro é um dos serviços da Eccaplan consultoria em sustentabilidade. Para saber mais sobre o programa, clique aqui: programa Evento Neutro.

Para transformar seu evento em Evento Neutro, fale com um de nossos consultores especialistas, tire suas dúvidas e faça um orçamento conosco. 

Conheça nossa História:

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa.

Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.

Carbono Zero

Conteúdo:

Me Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores