Conecta Transportes recebe o Selo Carbono Neutro

A empresa adquiriu o Selo CO2 Neutro, e compensou 20% das emissões de gases de efeito estufa carbono de suas atividades.

A Conecta Transportes, sediada em Sertãozinho, interior de São Paulo, está atenta às questões ambientais e motivada a inserir práticas ambientais em sua operação. 

A Conecta Transportes tem filiais instaladas em Piracicaba (SP), Ivinhema (MS) e São Paulo (SP). Possui know-how e infraestrutura integrada para transportar com qualidade, eficiência e segurança todos os tipos de cargas.

Além de dispor de toda a documentação necessária para carregar cargas especiais, sua frota nova e moderna é conduzida por motoristas experientes e altamente qualificados para prestar um serviço adequado, inclusive com certificados atualizados de MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos).

Nesse sentido, estão envolvidos em práticas que visam aprimorar a sustentabilidade dentro dos processos da empresa, como:

Melhorias nos sistemas de filtros de combustíveis, o que além de melhorar a performance de filtragem e aumentam sua  durabilidade  e diminui a quantidade de emissão de poluentes e de descartes.

Projeto de energia solar móvel nos veículos, que tem como objetivo uma maior vida útil para as  baterias, o que também diminui a quantidade de descarte das mesmas.

E neste ano, a Conecta Transportes conquistou o Selo CO2 Neutro, da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, onde 20% de todas as suas emissões de gases de efeito estufa foram compensadas por meio do apoio a projetos ambientais certificados de energia limpa. Isso representou 389 toneladas de CO2,  o que equivale por exemplo à 400 viagens de avião de São Paulo à Paris.  

Projeto Ambiental Apoiado

É o Projeto Usina Hidrelétrica Salto Pilão, localizada no leito do rio Itajaí-Açu em uma área topográfica benéfica, em que não há necessidade de um grande reservatório de água para operar a usina. Assim, impactos negativos ao meio ambiente são evitados. Também não há necessidade de realocar população local, o que muitas vezes é necessário com usinas hidrelétricas com reservatórios maiores.

Com sua implantação, foi garantida a geração de energia renovável, reduzindo a demanda do sistema elétrico nacional, evitando impactos negativos como a utilização de usinas termelétricas a combustível fóssil. O projeto promove a economia regional, aumentando a qualidade de vida das comunidades locais.

Neutralização de carbono e Selo CO2 Neutro

A realização de qualquer atividade nas empresas ou em eventos, seja ele de pequeno ou grande porte, resulta nas emissões de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o agravamento do aquecimento global.

A principal ferramenta brasileira de inventário de emissões de carbono é a do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces, que faz o inventário de emissões e compensação ambiental através da neutralização de carbono, além de atuar efetivamente no combate às mudanças climáticas.

Para realizar a compensação de carbono, inicialmente a Eccaplan realiza o Inventário das Emissões de GEE, com a coleta de dados das emissões de gases de efeito estufa e sequencialmente o cálculo dessas emissões, por meio do  programa GHG Protocol. Depois de conhecer o impacto ambiental em termos de kg CO2, realizamos a compensação ambiental através da neutralização de carbono.

Assim, 20% das emissões de carbono emitidas em 2020 foram compensadas, na mesma proporção, pela aquisição de créditos de carbono, neste caso com o  projeto certificado Usina Hidrelétrica Salto Pilão.

Entenda de forma rápida e fácil a neutralização vendo o vídeo abaixo!

A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.