Vantagens de Reduzir sua Pegada de Carbono

Existem vantagens de Reduzir sua Pegada de Carbono que vão além da sustentabilidade como: economia de custos e aumento da eficiência operacional, além de benefícios, como aumento de vendas e credibilidade. 

A responsabilidade pelo meio ambiente, tornou-se visível nas preocupações de Pegada de Carbono. A pressão dos stakeholders foi sentida internamente na empresa (nível executivo, funcional) e também externamente (clientes, mídia). 

É fundamental para as empresas realizarem diagnósticos de emissões de GEE, e o tratamento e divulgação  de indicadores ambientais.

Existe uma pressão das partes interessadas, para a redução das emissões de GEE corporativas, são identificados sete stakeholders: funcionários, clientes, fornecedores, comunidade de investidores, ONGs , políticos e autoridades e o público em geral.

As cinco principais áreas para iniciar práticas de redução das emissões de Gases de Efeito Estufa são: 

1) eletricidade e recursos, 

2) aquecimento e edifícios, 

3) viagens, 

4) transportes,

5) produtos e serviços verdes, incluindo embalagens. 

Qualquer empresa que almeje ser sustentável deve desenvolver um sistema de medição de desempenho que possa incorporar medidas de desempenho de sustentabilidade.

Tal sistema/relatório fornece as informações necessárias para auxiliar na gestão, controle, planejamento e desempenho de suas atividades econômicas, ambientais e sociais.

As empresas que percebem os interesses dos stakeholders na sustentabilidade ecológica, desenvolveram as respetivas competências e recursos e, portanto, uma fonte de Vantagem Competitiva.

As empresas e as partes interessadas podem mapear suas atividades ou estratégias nas cinco áreas de redução de emissões de GEE citadas acima.

Como a Eccaplan pode te ajudar

Realizamos Inventários de Emissões utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

A Eccaplan aplica a metodologia do GHG Protocol (The Greenhouse Gas Protocol – A Corporate Accounting and Reporting Standard) em seus inventários de emissões.

A ECCAPLAN também realiza Relatórios de Sustentabilidade com o objetivo de auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, desenvolveu os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa de Gestão de Resíduos Sou Resíduo Zero, Programa Evento Neutro, CO2 Neutro e o Frete Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental Empresas, produtos, shows, feiras, eventos corporativos, entre outros.

Através do apoio à Projetos Ambientais e Sociais. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.

Saiba como se inserir no Mercado de Carbono com nossas soluções sustentáveis, entre em contato.

Conheça mais sobre a Neutralização de Carbono

Assista a vídeo e entenda mais sobre a Neutralização de Carbono.

Conteúdo:

Me Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores