Unimed Campinas recebe o Selo Carbono Neutro e realiza plantio de 1.500 mudas

A Unimed Campinas, pela primeira vez, neutralizou as emissões de gases de efeito estufa das suas operações e conquistou o Selo Carbono Neutro, concedido pela Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade. Ao longo de 2020, foram emitidos 820.000 kg de Carbono, que foram compensados por meio de apoio a projeto ambiental brasileiro e certificado de energia renovável, registrado na plataforma da Organização das Nações Unidas – ONU.

Considerada uma operadora de saúde de grande porte, presente em Campinas e mais 12 cidades da região, a Cooperativa atua em conformidade com sua própria Política de Responsabilidade Social e Ambiental, mantendo diversas iniciativas dedicadas a combater a degradação do meio ambiente. As ações desenvolvidas por meio de iniciativas pró-ambientais se multiplicaram ao longo dos anos.

Assim, a Unimed Campinas estará em sintonia com as políticas próprias de Responsabilidade Social e Ambiental, cumprindo o compromisso assumido no Relatório de Sustentabilidade e contribuirá com o 13º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU, que visa evitar a mudança global do clima.

“Há quase duas décadas a Unimed Campinas se posiciona como uma instituição socialmente responsável. Agora, queremos ir além, adotando práticas que efetivamente irão neutralizar todo o impacto ambiental decorrente de nossas operações. Esta ação é nosso compromisso com as gerações do presente e do futuro”.

Afirmou o presidente, Dr. João Lian Júnior.

A Unimed Campinas passa a realizar a compensação dos gases de efeito estufa por ela emitidos ao meio ambiente, mantendo todas as suas iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente e, além disso, realizando o plantio de 1.500 mudas de espécies nativas em solo campineiro a título de compensação, além da aquisição de créditos de carbono, apoiado o projeto ambiental de Energia Renovável – UTE à Biomassa Bandeirantes.

A Cooperativa deu o nome ao plantio de “Floresta Unimed Campinas”, com mudas de árvores nativas da Mata Atlântica escolhidas para serem plantadas em Área de Preservação Permanente (APP), localizada junto à Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas, em Sousas.

As iniciativas de compensação e plantio de floresta, têm o objetivo de compensar as emissões de 2020 contribuindo assim com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 7, 11, 13 e 15, da ONU, que referem-se a: energia acessível e limpa; cidades e comunidades sustentáveis; ação contra mudança global do clima e vida terrestre.

Projeto Ambiental Apoiado de Energia Renovável – UTE à Biomassa Bandeirantes

O Aterro Sanitário Bandeirantes operou de 1979 até 2007. Com uma disposição diária de até 7 mil toneladas de resíduos dispostos ao longo de seus 140 hectares de área, era capaz de acondicionar 50% do volume de resíduos produzidos na cidade de São Paulo. Estima-se que até 2007 tenham sido dispostos no local até 35 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. É considerado um sistema ecologicamente sustentável e menos poluente, de geração de energia.

É considerado um sistema ecologicamente sustentável e menos poluente, de geração de energia. A infraestrutura do Aterro Sanitário Bandeirantes permite a drenagem e coleta do gás metano gerado na decomposição dos resíduos. Após coletar o biogás é conduzido para beneficiamento energético na Usina Termelétrica Bandeirantes (UTE Bandeirantes). Este foi o primeiro projeto de geração de energia movida a biogás de aterro sanitário do país e um dos maiores do mundo em sua modalidade.

O Sistema é reconhecido pela ONU como modelo exemplar de energia limpa e sustentável. Trata-se de uma solução de mitigação (redução de emissões de GEE) por meio da captura e aproveitamento de biogás para geração de energia elétrica.

Neutralização de carbono e Selo CO2 Neutro

A realização de qualquer atividade nas empresas ou em eventos, seja ele de pequeno ou grande porte, resulta nas emissões de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o agravamento do aquecimento global.

A principal ferramenta brasileira de inventário de emissões de carbono é a do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces, que faz o inventário de emissões e compensação ambiental através da neutralização de carbono, além de atuar efetivamente no combate às mudanças climáticas.

Para realizar a compensação de carbono, inicialmente a Eccaplan realiza o Inventário das Emissões de GEE, com a coleta de dados das emissões de gases de efeito estufa e sequencialmente o cálculo dessas emissões, por meio do  programa GHG Protocol. Depois de conhecer o impacto ambiental em termos de kg CO2, realizamos a compensação ambiental através da neutralização de carbono.

Assim, 20% das emissões de carbono emitidas em 2020 foram compensadas, na mesma proporção, pela aquisição de créditos de carbono, neste caso com o  projeto certificado Usina Hidrelétrica Salto Pilão.

Quer entender mais sobre neutralização de carbono? Veja o vídeo abaixo!

A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.