Conheça 05 Princípios ESG para seguir em 2022

Se sustentabilidade e inovação são fundamentais para a prosperidade das empresas, quais princípios seguir?

Apesar do otimismo recente e das iniciativas globais, a implementação de programas de sustentabilidade corporativa tem sido lenta, poucas empresas globais tendo desenvolvido um caso de negócio claro para sua abordagem à sustentabilidade. As ideias abaixo tentam responder isso. Elas são uma síntese de estudos e casos práticos, especialmente (mas, não restritos) aos descritos no livro “Winning Sustainability Strategies: Finding Purpose, Driving Innovation and Executing Change”, dos professores Benoit Leleux e Jan van der Kaaij.

1) Comece pelo mais importante. Uma avaliação de materialidade serve como guia para colocar recursos e esforços nos temas que geram mais impacto, tanto no negócio quanto nos seus públicos. Esse deve ser o filtro para decisão de investimento.

Por exemplo a Eccaplan realiza  Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), com essa elaboração sendo o primeiro passo para que uma instituição ou empresa possa avaliar como as suas atividades impactam o meio ambiente e identificar estratégias para contribuir para o combate às mudanças climáticas.

2) Invista para promover a mudança. Se já está claro quais desafios devem ser resolvidos, aloque recursos proporcionais ao seu tamanho e ao tamanho dos problemas mapeados. Afinal, algumas coisas não mudam só com boa vontade.

Já pensou em realizar  Eventos Sustentáveis na sua empresa? A neutralização de carbono é uma forma prática e simples de fazer uma ação de compensação ambiental no seu evento.

3) Esteja aberto (de verdade) a ouvir ideias e criar junto. E lembre-se que é preciso que todo mundo envolvido participe dos resultados, não só do trabalho. Isso significa criar um programa de open innovation,  com startups, hackathons, universidades e investimentos milionários? Sim. Mas também pode significar coisas mais simples como ouvir seus funcionários e clientes e dar a eles espaço, ferramentas e um ambiente de liberdade e cumplicidade. 

4) Invista em diversidade, equidade e inclusão. Além de ser um tema relevante dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ações integrativas são o motor para inovação, como está evidente por pesquisas e exemplos práticos. Mas não basta ter representatividade. É preciso um ambiente em que cada pessoa fique à vontade para se expressar como realmente é e veja perspectivas de futuro na organização. Não adianta ter porta aberta e cara fechada.

5) Garanta a participação da liderança e desenhe processos eficientes. O sucesso de processos de inovação sustentável depende menos do valor investido ou das soluções tecnológicas aplicadas do que de processos bem organizados e do envolvimento total dos funcionários e da alta gestão.

Por fim, lembro que se é impossível prever o futuro em detalhes, temos em nossas mãos a chance de moldá-lo de acordo com os nossos esforços de hoje. Para um futuro viável, sustentável e inclusivo, regenerar é preciso. Inovar também.

Por que adicionar práticas Sustentáveis na sua empresa?

1. Os aspectos socioambientais, éticos e de governança são cada vez mais considerados na decisão de compra de um cliente atual ou potencial.

2. Atrair oportunidades através do lançamento de produtos voltados para um cenário de sustentabilidade.

3. Antecipação a possíveis marcos regulatórios, como por exemplo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010) e Política Nacional da Mudança do Clima (2009).

4. Manutenção de avaliação positiva perante stakeholders, como acionistas, clientes, público interno, entre outros.

Como a Eccaplan pode te ajudar:

Realizamos Inventários de Emissões utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

A Eccaplan aplica a metodologia do GHG Protocol (The Greenhouse Gas Protocol – A Corporate Accounting and Reporting Standard) em seus inventários de emissões.

A ECCAPLAN também realiza Relatórios de Sustentabilidade com o objetivo de auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, desenvolveu os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa de Gestão de Resíduos Sou Resíduo Zero, Programa Evento Neutro, CO2 Neutro e o Frete Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de empresas, produtos, shows, feiras, eventos corporativos, entre outros.

Através do apoio à Projetos Ambientais e Sociais. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.

Saiba como se inserir no Mercado de Carbono com nossas soluções sustentáveis, entre em contato.

Assista a vídeo e entenda mais sobre a Neutralização de Carbono.

Conteúdo:

Me Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fontes:

LELEUX, Benoit; VAN DER KAAIJ, Jan. Winning sustainability strategies: Finding purpose, driving innovation and executing change. Springer, 2018.

Exame: <https://exame.com/bussola/esg-regenerar-e-preciso-inovar-tambem-pode-ser-saiba-cinco-principios/> Danilo Maeda é diretor de ESG no Grupo FSB

Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores