Biruta Filme recebe o Selo Carbono Neutro, quantificando e compensando as emissões de carbono das suas filmagens

A Biruta Filmes pensando em nosso planeta, no presente e futuro das gerações recebeu o Selo CO2 Neutro pelo compromisso de reduzir e neutralizar as emissões de CO2 das suas produções.

As emissões de carbono estão relacionadas principalmente aos deslocamentos, consumo de energia e uso de gerador de energia. A compensação é realizada na mesma proporção, com apoio a projetos ambientais brasileiros certificados, que possuem créditos de carbono.

A seleção do projeto é realizada em parceria com a Eccaplan, empresa especializada em Mudanças Climáticas e ESG (https://eccaplan.com.br).

É uma forma  de sermos mais respeitosos com o meio ambiente e conscientizar empresas e pessoas da importância de cuidar do nosso planeta.”

A principal motivação da empresa em realizar a compensação de carbono

“Nos dias de hoje é mandatório que empresas prestadoras de serviços principalmente no setor do audiovisual estejam alinhadas com as necessidades do planeta e os movimentos de preservação do meio ambiente. (…) É uma causa que defendemos e pensamos que para interferir no macro é necessário agir no micro, acreditamos que essa atitude é um ponto de partida de conscientização dos profissionais da Biruta que espelha as atitudes necessárias na realidade atual e que irá  reverberar na cultura da empresa.”

A empresa possui práticas socioambientais na empresa, fazendo a sua parte com pequenas atitudes:

  • Realizam separação dos resíduos da empresa;
  • Evitam ao máximo o uso de papel;
  • Evitam o uso da iluminação desnecessariamente, onde não há tráfego de pessoas;
  • E agora, adquirindo o Selo CO2 Neutro para compensação das emissões de carbono que não puderam ser evitadas e reduzidas nas filmagens e produções de audivisual.

Um dos propósitos da Biruta é instituir a neutralização do carbono das filmagens em todos os projetos, como um item inegociável, pensando que esse é o primeiro passo para consolidar uma atitude que julgam como necessária.

Pensando nisso, a Biruta Filmes conquistou o Selo CO2 Neutro, da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, apoiando projetos ambientais certificados.

Neutralização de carbono e Selo CO2 Neutro

A realização de qualquer atividade nas empresas ou em eventos, seja ele de pequeno ou grande porte, resulta nas emissões de carbono (CO 2 ) na atmosfera, contribuindo para o agravamento do aquecimento global.

A principal ferramenta brasileira de inventário de emissões de carbono é a do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces, que faz o inventário de emissões e compensação ambiental através da neutralização de carbono, além de atuar efetivamente no combate às mudanças climáticas.

Para realizar a compensação de carbono, ocorre a coleta de dados das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, após a coleta é realizado o cálculo das emissões através do programa GHG Protocol. Depois de conhecer seu impacto ambiental em termos de kg CO 2 , realizamos a compensação ambiental através da neutralização de carbono.

Assim, todas as emissões de carbono emitidas são compensadas, na mesma proporção, pela aquisição de créditos de carbono em projetos ambientais certificados.

Qual a importância de fazer a compensação ambiental?

O planeta Terra já aqueceu 2°graus, parece pouco, mas os efeitos já são devastadores, e com impacto direto na nossa saúde, na produção de alimentos e na economia. O principal fator responsável por esse aquecimento é a quantidade de gases de efeito estufa que são liberados todos os dias na atmosfera.

No tratado internacional mais recente sobre o clima, o Acordo de Paris, assinado em 2015, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir em 37% suas emissões até 2025. Para isso é necessário conter o desmatamento, recuperar florestas e promover o desenvolvimento e utilização de tecnologias limpas. E as iniciativas devem partir de todos os atores da sociedade, incluindo as empresas privadas.

Portanto, fazer a compensação de carbono através da neutralização de carbono incentivando projetos socioambientais é fundamental para que o país possa atingir sua meta, promovendo uma economia de baixo carbono e um planeta mais próspero para todos.

Entenda de forma rápida e fácil a neutralização vendo o vídeo abaixo!

A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.