Como integrar o ESG na sua Empresa

À medida que o clima global se torna mais extremo, os investidores institucionais tendem a integrar o ESG em seus investimentos para sustentabilidade ambiental ou cobertura de riscos climáticos.

Um modelo robusto de indexação aprimorada com três objetivos, ou seja, maximizar a medida ESG, minimizar a medida de risco e maximizar a medida de retorno simultaneamente.

Reporte ESG, e suas emissões de CO2

A partir de agora, as empresas terão que informar se divulgam suas informações ESG em algum relatório ou documento específico, qual metodologia ou padrão que adotam, se essas informações são auditadas e onde podem ser encontradas. 

Riscos e oportunidades ESG

As empresas terão que informar de forma segregada quais são os riscos sociais, ambientais e climáticos. 

Estratégia e metas

No aspecto de governança, as empresas terão que informar qual o papel da diretoria e do conselho na avaliação e gerenciamento dos riscos climáticos. Alguns especialistas lamentaram que o item não contemple outros riscos socioambientais.

Dúvidas de como implementar o ESG na sua Empresa?

A Eccaplan conta com robustos relatórios validados que vão passar segurança e credibilidade para a sua empresa.

Como a Eccaplan pode te ajudar:

Realizamos Inventários de Emissões utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

A Eccaplan aplica a metodologia do GHG Protocol (The Greenhouse Gas Protocol – A Corporate Accounting and Reporting Standard) em seus inventários de emissões.

A ECCAPLAN também realiza Relatórios de Sustentabilidade com o objetivo de auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, desenvolveu os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa de Gestão de Resíduos Sou Resíduo Zero, Programa Evento Neutro, CO2 Neutro e o Frete Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de empresas, produtos, shows, feiras, eventos corporativos, entre outros.

Através do apoio à Projetos Ambientais e Sociais. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.

Saiba como se inserir no Mercado de Carbono com nossas soluções sustentáveis, entre em contato.

Conheça mais sobre a Neutralização de Carbono

Assista a vídeo e entenda mais sobre a Neutralização de Carbono.

Conteúdo:

Me Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fontes:

https://www.capitalreset.com/ <https://www.capitalreset.com/cvm-passa-a-exigir-informacoes-esg-de-companhias-listadas/ >

Li, X., Xu, F., & Jing, K. (2022). Robust enhanced indexation with ESG: An empirical study in the Chinese Stock Market. Economic Modelling107, 105711.