Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

Conheça mais sobre os serviços da Eccaplan: “Inventário de Emissões GEE

A energia fóssil tem dado grande contribuição para a promoção do desenvolvimento social, mas ao mesmo tempo trouxe grave poluição ambiental, principalmente o acúmulo excessivo de carbono na atmosfera, que leva ao aquecimento global. 

Estima-se que cerca de 0,4 por cento do dióxido de carbono se acumula na atmosfera todos os anos devido aos combustíveis fósseis e ao desmatamento. 

Ao mesmo tempo, a energia fóssil não é reciclável. Após milhares de anos de apoio ao desenvolvimento humano, ele está gradualmente esgotado.

Para resolver esses problemas, é preciso buscar energia limpa, livre de carbono e sustentável.

O Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) é uma forma de identificar as fontes de emissão e quantificá-las para uma atividade. Se feito periodicamente, o inventário pode ser usado como uma ferramenta de gestão, permitindo à empresa controlar suas emissões de GEE. De acordo com o GHG Protocol Brasil, referência mundial no tema:

 “O inventário de emissões é uma espécie de raio-X que se faz em uma empresa, grupo de empresas, setor econômico, cidade, estado ou país. Fazer a contabilidade em GEE significa quantificar e organizar dados sobre emissões com base em padrões e protocolos e atribuir essas emissões corretamente a uma unidade de negócio, empresa, país ou outra entidade. 

Os inventários de GEE podem contemplar, além das emissões de GEE, as remoções por sumidouros de carbono – referidas como sequestro de carbono. A metodologia mais utilizada, atualmente, para quantificar as emissões de GEE é o GHG Protocol1 . 

Esta metodologia é compatível com as normas da International Organization for Standardization (ISO) e com as metodologias de quantificação do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC)2 . As diretrizes definidas pelo IPCC “IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories” apresentam metodologias para estimativa de emissões e remoções de GEE. 

O documento IPCC Guidelines 2006 é, até o momento, a versão mais atual disponível deste documento. A partir de 2008, foi criado o Programa Brasileiro GHG Protocol que o adaptou ao contexto nacional3 . 

A metodologia do GHG Protocol estabelece as diretrizes para elaboração do inventário, identifica os gases do efeito estufa que devem ser mensurados e reportados4 , e os princípios da relevância, integralidade, consistência, transparência e exatidão que um inventário deve conter. 

Esta metodologia também contempla os limites do inventário, estabelecendo as fronteiras para contabilização das emissões de GEE, ou seja, limites geográficos, organizacionais, operacionais. 

Sobre o Inventário de Emissões da Eccaplan

A elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) é muito importante para avaliar como a sua empresa está impactando o meio ambiente e poder analisar quais as melhores ações para sua eficiência ambiental. 

Por que?

Conhecendo o perfil das emissões a organização pode dar o passo seguinte, o de estabelecer estratégias, planos e metas para redução e gestão das emissões de gases de efeito estufa, engajando-se na solução desse enorme desafio para a sustentabilidade global.

Como?

A Eccaplan aplica a metodologia do GHG Protocol (The Greenhouse Gas Protocol – A Corporate Accounting and Reporting Standard) em seus inventários de emissões.

O GHG Protocol foi desenvolvido pelo World Resources Institute (WRI) em associação com o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), além de ter sido resultante de parcerias com empresas, ONGs e governos.

Principais benefícios:

*Identificar e priorizar ações para reduzir seu impacto ambiental.

*Orientar políticas da organização para mudanças climáticas.

*Subsídio para indicadores de performance.

*Avaliar potenciais projetos de crédito carbono.

*Traçar e alcançar metas de responsabilidade ambiental.

*Preparar-se para futuras políticas de emissões de GEE.

*Rotulagem ambiental.

Como a Eccaplan pode te ajudar:

A Eccaplan possui uma base para construir um Relatório de Emissões, com Validade e Confiança.

A elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) é o primeiro passo para que uma instituição ou empresa possa avaliar como as suas atividades impactam o meio ambiente e identificar estratégias para contribuir para o combate às mudanças climáticas.

A Eccaplan aplica a metodologia do GHG Protocol (The Greenhouse Gas Protocol – A Corporate Accounting and Reporting Standard) em seus inventários de emissões.

O GHG Protocol foi desenvolvido pelo World Resources Institute (WRI) em associação com o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), além de ter sido resultante de parcerias com empresas, ONGs e governos.

A ECCAPLAN também realiza Relatórios de Sustentabilidade com o objetivo de auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

A empresa recebe o Selo CO2 Neutro e as informações da compensação de carbono, realizada com o apoio a projetos ambientais brasileiros certificados, de preservação florestal e energia renovável.

Além disso, a Eccaplan trabalha com: Gestão Ambiental Estratégica (indicadores e ações sustentáveis em todos os eventos), Liderança, Proteção Ambiental, Desempenho Ambiental, Economia Circular, Gestão de Resíduos, Compostagem e Documentação.

Fiscalize e vá além dos números.  Fique atento antes de realizar um investimento ESG  e tenha certeza de que estes parâmetros estão sendo praticados da maneira correta. 

Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato e entenda como podemos te ajudar. 

Carbono Zero

Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fonte:

Xi, X., Fan, Y., Zhang, K., Liu, Y., Nie, F., Guan, H., & Wu, J. (2022). Carbon-free sustainable energy technology: Electrocatalytic ammonia oxidation reaction. Chemical Engineering Journal, 134818.Referências: 

GHG Protocol Brasil: http://www.ghgprotocolbrasil.com.br/ 

IPCC: http://www.ipcc.ch/

VALE <ANEXO I – ORIENTAÇÕES SOBRE INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA>