Parabéns Equipe Eccaplan pelos 14 anos de muitas histórias e projetos socioambientais

Mais do que 2.000 projetos realizados, são milhares de pessoas impactadas positivamente e diversos serviços lançados.

No dia 15 de Fevereiro de 2008 surgiu oficialmente a Eccaplan, mas sua história vem desde a época da faculdade, quando Fernando Beltrame, presidente da Eccaplan, já realizava trabalhos com cooperativas de catadores e projetos sociais na Unicamp. Em 2007 – 2008, Beltrame saiu da Accenture, e com outras duas pessoas, que tinham os mesmos objetivos, oficializaram a Eccaplan.

O primeiro lançamento foi o Programa Evento Neutro, primeiro programa de quantificação, redução e neutralização de carbono em eventos, com apoio a projetos ambientais brasileiros certificados.

O primeiro escritório da Eccaplan ficava em cima de um consultório de dentista, na Av Angélica, em SP. Em 2009, os projetos de crédito de carbono eram bem escassos e o tema ESG e Compromissos Net Zero ainda estavam longe de existir. Dois sócios optaram por seguir outros caminhos, e Fernando iniciou a implementação de projetos de inventários de emissões de CO2 e assumiu a operação da Eccaplan, com Priscila Beltrame.

No final de 2009/início de 2010, a Eccaplan foi incubada na USP, como startup. Participaram de um edital do CNPq, onde conseguiram um aporte inicial de 120 mil reais, para implementar melhorias no programa Evento Neutro e o primeiro sistema de Registro de Emissões. Em 2010 o programa CO2 Neutro nasceu para trabalhar a neutralização de carbono em empresas, produtos e serviços. Dali pra frente, a Eccaplan começou a virar referência em consultoria em sustentabilidade e lançou diversas iniciativas para reduzir as desigualdades nas cidades e viabilizar projetos socioambientais.

Atualmente os Selos CO2 Neutro e Evento Neutro são os principais Selos de neutralização de carbono do país, sendo aplicados em indústrias, produtos, empresas de logística e eventos de todos os tamanhos e públicos.

Em 2015, inspirada o projeto “Zero Waste”, de São Francisco, e a iniciativa global “Zero Waste International Alliance”, a Eccaplan lançou a campanha Sou Resíduo Zero para se trabalhar desde a não geração à destinação correta de todos os resíduos, inclusive os resíduos orgânicos. Esta iniciativa já deu destinação correta a aproximadamente 30 mil toneladas de resíduos.

A Eccaplan já implementou projetos em empresas de diferentes Estados, setores e tamanho, e esteve presente com ações sustentáveis nos principais eventos do país, como: Rio + 20, Copa do Mundo do Brasil / Fifa Fan Fest, Olimpíadas do RJ, Feiras da APAS, CCXP – Comic Com, BGS – Brasil Game Show, Lollapalooza, Rock N´ Rio, Planeta Atlântica, Festival Pinheiros, Monsters of Rock, Campeonato Mundial de Beach Tennis, Fórum Mundial de Sustentabilidade, CasaCor etc.

Para incentivar ainda mais os projetos socioambientais pequenos e médios, e apoiar as empresas a atingirem seus compromissos ESG e “Net Zero”, a Eccaplan lançou a plataforma Carbon Fair, a primeira plataforma brasileira de negociação de créditos de carbono voluntários.

Como surgiu o nome “Eccaplan”?

O nome Eccaplan vem da junção das letras de Estudos de Crédito de CArbono e PLANejamento e trás a missão de desenvolver mecanismos para viabilizar projetos ambientais e sociais, criando uma nova relação de prosperidade entre pessoas, organizações e o meio ambiente. 

Linha do Tempo da Eccaplan:

2008 – Evento Neutro, foi o primeiro programa focado em neutralização para eventos no Brasil. 

2009 – Lançamento da metodologia e venda dos primeiros Inventários de Gases de Efeito Estufa Corporativo. 

2010 – Lançamento do Programa CO2 neutro (selo co2 neutro)

2011 – Desenvolvimento da primeira calculadora de emissões de carbono online para participantes de eventos e pessoas físicas poderem calcular e compensar as suas emissões, apoiando projetos com créditos de carbono

2014 – Lançamento da ferramenta Frete Neutro, a primeira ferramenta integrada a portais de e-commerce e empresas de logística, para neutralizar as emissões de carbono das entregas e engajar os clientes finais. Março 2020 – Campanha cata comigo (projeto da pandemia)

2015 – Projeto Sou Resíduo Zero

A partir desse período começaram a fazer palestras e treinamentos (2018), ações de voluntariado (abril-2019), festival consumo consciente (2021), cálculo da pegada de carbono (09/2020)

2020 – Plataforma para incentivar e acompanhar Plantios Voluntários e a campanha voluntária de arrecadação e doações de cestas básicas, Cata-Comigo

2020 – 2021 – re-lançamento da ferramenta Frete Neutro, com um novo modelo de representação parceria, e hoje já está em quase todos os Estados brasileiros

2022 – Lançamento da Plataforma Carbon Fair, primeira plataforma brasileira de negociação de créditos de carbono voluntários, com objetivo de incentivar projetos socioambientais pequenos e médios, e apoiar as empresas a atingirem seus compromissos ESG e “Net Zero”.

Conheça um pouco mais sobre a Eccaplan:

O que motiva a Eccaplan?

A Inclusão e redução de desigualdades, hoje temos trabalhado muito com isso. Trabalhamos com pessoas que são ex presidiários, motorista de cooperativa (da categoria de catadores), LGBTQI+, negros, pardos, mulheres. Cuidados de assinar carteira – CLT.

Quais são os ODS prioritários da Eccaplan?

Os principais objetivos seriam o, 2, 5, 7, 10, 11, 12, 13, 15, 17

Quais ODS vocês ajudam as empresas a implementarem nos seus negócios?

As ODS 12, 13, 15.

Quais problemas a Eccaplan resolve?

Buscamos reduzir as desigualdades, mas é um questionamento que segue, o quanto conseguimos mesmo diminuir?Redução das desigualdades, buscando reduzir os impactos negativos ao meio ambiente.  Reduzir o impacto ambiental das pessoas no meio ambiente. 

Como a Eccaplan pode te ajudar:

Realizamos Inventários de Emissões utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

A Eccaplan aplica a metodologia do GHG Protocol (The Greenhouse Gas Protocol – A Corporate Accounting and Reporting Standard) em seus inventários de emissões.

A ECCAPLAN também realiza Relatórios de Sustentabilidade com o objetivo de auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, desenvolveu os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa de Gestão de Resíduos Sou Resíduo Zero, Programa Evento Neutro, CO2 Neutro e o Frete Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de empresas, produtos, shows, feiras, eventos corporativos, entre outros.

Através do apoio à Projetos Ambientais e Sociais. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.

Saiba como se inserir no Mercado de Carbono com nossas soluções sustentáveis, entre em contato.

Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores