VaiFacil recebe o Selo CO2 Neutro

A empresa adquiriu o Selo CO2 Neutro, quantificando as emissões de carbono de suas atividades.

A VaiFacil é uma empresa que demonstra o seu compromisso com a sociedade ao incorporar iniciativas de ESG na sua gestão e estratégia. Se preocupam com a maneira como se relacionam com os colaboradores, parceiros e clientes, com a cultura organizacional e com o impacto das operações no meio ambiente. Querem sempre gerar valor para todas as partes interessadas e, não só se preocupam em entregar retorno financeiro, como também propósito para a sociedade.

“A compensação de carbono é o resultado de uma definição institucional da VaiFacil de inserir a abordagem ESG na estratégia de negócio da empresa. Nesse sentido, a VaiFacil está organizando um conjunto de ações que partem de um aprofundamento da sua governança e se ramificam para as áreas ambiental e social, visando construir um propósito de médio e longo prazo compromissado com estes importantes temas da atualidade.”

A empresa possui um eixo voltado para a economia circular e logística reversa que se conecta com o apoio às organizações de catadores de materiais recicláveis. Ambicionam que nos próximos meses sejam reconhecidos como uma empresa Lixo Zero diante das ações que estão empenhados a realizar neste âmbito e estão se organizando para solicitar a certificação de Empresa B. 

A empresa vê o seu cliente se demonstrando preocupado com o impacto da emissão de CO2 no meio ambiente, e comentam: “Sem dúvida essa não é mais uma tendência do mercado, já é uma premissa. As mudanças climáticas e a própria pandemia que acelerou em muito o volume do e-commerce ensejam a necessidade de uma mudança de postura da sociedade como um todo e nós da VaiFacil estamos compromissados com essa mudança.”

A VaiFacil é um ecossistema de logística integrada sustentável – carbono neutro – que utiliza tecnologia para potencializar as relações entre marcas e consumidores, simplificando a forma de receber o que se compra online através de multimodais ambientalmente sustentáveis e socialmente inclusivos.

Dessa forma, a VaiFacil conquistou o selo CO2 Neutro, da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, por compensar cerca de 460.000 kg de CO2, o equivalente a 460 créditos de carbono, apoiando projetos ambientais certificados de energia renovável.

Projeto Ambiental Apoiado

O Projeto Reunidas, localizado em Cristalândia, em Tocantins, região do Cerrado, o Projeto Reunidas, traz benefícios sociais, ambientais e econômicos para a região. Reunidas é uma empresa familiar que fabrica diversos tipos de produtos cerâmicos no estado de Tocantins. Para produzir 5 milhões de peças por ano, a Cerâmica retirava do bioma Cerrado 12.000 m³/ano de lenha para ser queimada como combustível em seus fornos. Com o objetivo de reduzir o impacto ao meio ambiente e modernizar a tecnologia, em 2007, a fábrica implantou um projeto de crédito de carbono.

Com o projeto, a Cerâmica parou de retirar lenha do Cerrado e começou a abastecer os fornos apenas com biomassas renováveis, como a casca de arroz. O projeto, além de proporcionar a redução de GEEs possibilita o investimento em melhorias nas condições de trabalho e geração de benefícios para a comunidade, a partir da renda extra proveniente da venda dos créditos de carbono.

Neutralização de carbono e Selo CO2 Neutro

A realização de qualquer atividade nas empresas ou em eventos, seja ele de pequeno ou grande porte, resulta nas emissões de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o agravamento do aquecimento global.

A principal ferramenta brasileira de inventário de emissões de carbono é a do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces, que faz o inventário de emissões e compensação ambiental através da neutralização de carbono, além de atuar efetivamente no combate às mudanças climáticas.

Para realizar a compensação de carbono, ocorre a coleta de dados das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, após a coleta é realizado o cálculo das emissões através do programa GHG Protocol. Depois de conhecer seu impacto ambiental em termos de kg CO2, realizamos a compensação ambiental através da neutralização de carbono.

Assim, todas as emissões de carbono emitidas são compensadas, na mesma proporção, pela aquisição de créditos de carbono em projetos, como o projeto Reunidas.

Qual a importância de fazer a compensação ambiental?

O planeta Terra já aqueceu 2°graus, parece pouco, mas os efeitos já são devastadores, e com impacto direto na nossa saúde, na produção de alimentos e na economia. O principal fator responsável por esse aquecimento é a quantidade de gases de efeito estufa que são liberados todos os dias na atmosfera.

No tratado internacional mais recente sobre o clima, o Acordo de Paris, assinado em 2015, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir em 37% suas emissões até 2025. Para isso é necessário conter o desmatamento, recuperar florestas e promover o desenvolvimento e utilização de tecnologias limpas. E as iniciativas devem partir de todos os atores da sociedade, incluindo as empresas privadas.

Portanto, fazer a compensação de carbono através da neutralização de carbono incentivando projetos socioambientais é fundamental para que o país possa atingir sua meta, promovendo uma economia de baixo carbono e um planeta mais próspero para todos.

Entenda de forma rápida e fácil a neutralização vendo o vídeo abaixo!

A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.

Carbono Zero