Como funciona a venda de créditos de carbono no mercado de carbono

Quando se trata da venda de créditos de carbono no mercado de carbono, há dois mercados distintos e significativos para escolher.

  • Um é um mercado regulamentado , estabelecido por regulamentos de “cap-and-trade” nos níveis regional e estadual.

  • O outro é um mercado voluntário onde empresas e indivíduos compram créditos (por conta própria) para compensar suas emissões de carbono.

Pense assim: o mercado regulatório é obrigatório, enquanto o mercado voluntário é opcional.

Quando se trata do mercado regulatório, cada empresa que opera sob um programa de cap-and-trade recebe um certo número de créditos de carbono a cada ano. Algumas dessas empresas produzem menos emissões do que o número de créditos que lhes são atribuídos, dando-lhes um excedente de créditos de carbono.

Por outro lado, algumas empresas (principalmente aquelas com operações mais antigas e menos eficientes) produzem mais emissões do que o número de créditos que recebem a cada ano pode cobrir. Essas empresas estão procurando comprar créditos de carbono para compensar suas emissões porque precisam.

A maioria das grandes empresas está fazendo sua parte e anunciará ou anunciará um plano para minimizar sua pegada de carbono. No entanto, a quantidade de créditos de carbono alocados a eles a cada ano (que é baseada no tamanho de cada negócio e na eficiência de suas operações em relação aos benchmarks do setor), pode não ser suficiente para cobrir suas necessidades.

Independentemente dos avanços tecnológicos, algumas empresas estão a anos de reduzir substancialmente suas emissões. No entanto, eles ainda precisam continuar fornecendo bens e serviços para gerar o dinheiro necessário para melhorar a pegada de carbono de suas operações.

Como tal, eles precisam encontrar uma maneira de compensar a quantidade de carbono que já estão emitindo.

Assim, quando as empresas atingem seu “ limite ” de emissões , elas procuram o mercado regulatório para “ negociar ” para que possam ficar abaixo desse teto.

Aqui está um exemplo:

Digamos que duas empresas, Empresa 1 e Empresa 2, só podem emitir 300 toneladas de carbono.

No entanto, a Empresa 1 está a caminho de emitir 400 toneladas de carbono este ano, enquanto a Empresa 2 estará emitindo apenas 200 toneladas.

Para evitar uma penalidade composta por multas e impostos extras, a Empresa 1 pode compensar a emissão de 100 toneladas extras de CO 2 e comprando créditos da Empresa 2, que tem espaço extra de emissões por produzir 100 toneladas a menos de carbono este ano do que eles foram permitidos.

Para saber ainda mais sobre o Mercado de Carbono, leia essa matéria: Mercado de Carbono : Blog Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade

O que você vai encontrar neste conteúdo:

Diferencial Eccaplan

O diferencial dos Programas de Neutralização de Carbono da Eccaplan é trabalhar apenas com projetos socioambientais certificados, por empresas auditadas pela ONU, e que já comprovaram o seu benefício ambiental.

Dessa forma, o seu evento ou produto de hoje já é neutro em carbono. Trabalhando com as Diretrizes e Procedimentos definidos pelos Programas de Neutralização de Carbono, a Eccaplan foi selecionada para realizar a neutralização de carbono dos Fóruns Mundiais de Sustentabilidade, evento que contou com a presença de AL GORE, BILL CLINTON etc.

Calcule suas emissões de carbono clicando aqui!

Como a Eccaplan pode te ajudar:

Realizamos Inventários de Emissões utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, desenvolveu os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa de Gestão de Resíduos Sou Resíduo Zero, Programa Evento Neutro, CO2 Neutro e o Frete Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de empresas, produtos, shows, feiras, eventos corporativos, entre outros.

Através do apoio à Projetos Ambientais e Sociais. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.

Saiba como se inserir no Mercado de Carbono com nossas soluções sustentáveis, entre em contato.

Carbono Zero


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fontes: https://carboncredits.com/


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores