O desenvolvimento de eventos sustentáveis

O termo “verde” é usado para representar “amigo do meio ambiente”. Também é entendido como “sustentável” quando se discute práticas de destinos turísticos ou “limpo e eficiente” quando se descreve poluição e consumo de energia . 

A definição formalizada do conceito de “evento verde” ainda está em debate.

Para Eccaplan um Evento Sustentável ou Evento Neutro é um mecanismo completo e confiável de promoção dos valores de responsabilidade socioambiental no ecossistema de eventos, para que todos possam somar na conscientização e ação efetiva contra a causa principal das mudanças climáticas e seus efeitos negativos.

  • Destinação Correta de Resíduos
  • Campanha Sou Resíduo Zero de redução e destinação correta de todos os resíduos, inclusive a compostagem e horta
  • Neutralização de Carbono
  • Selo Evento Neutro de redução e compensação de carbono, com apoio a projetos ambientais certificados
  • Selo ISO 20.121
  • Implementação da norma ISO 20.121 – Gestão Sustentável em Eventos

Os eventos, por sua própria natureza, geram resíduos. Qualquer reunião de um grande número de pessoas pode ter um “potencial impacto negativo no ar, solo, água, recursos e pessoas”.

Isso inclui não apenas o local onde o evento acontece, mas também áreas muito além, pois os participantes podem consumir recursos naturais (como materiais, energia e água), gerar resíduos, criar poluição local do ar e da água e contribuir para as mudanças climáticas por meio de emissões de gases de efeito estufa.

Ao levar em consideração o planejamento da sustentabilidade, os organizadores de eventos têm a oportunidade não apenas de minimizar potenciais impactos negativos, mas também, dado o grande número de partes interessadas envolvidas, influenciar concretamente a mudança, deixando um legado positivo e possivelmente inspirando os envolvidos a viver de forma mais sustentável.

As tendências atuais indicam que há um forte interesse entre os planejadores em criar reuniões sustentáveis. De acordo com o relatório “State of the Sustainable Meeting Industry 2009”, publicado pela Meeting Strategies Worldwide, aproximadamente metade de todos os planejadores profissionais (51% dos planejadores independentes, 47% dos planejadores corporativos e 44% por cento dos planejadores de associações e governos) estão focados na sustentabilidade. 

Ao analisar os fatores que impulsionam a tendência, o “aperto do cinto corporativo” foi destacado. Um estudo realizado em 2010 pela American Society of Association Executives (ASAE) descobriu que 69% dos entrevistados adotaram práticas ecologicamente corretas em suas reuniões e outros 11% tinham planos de incorporá-las dentro de um ano.

É importante incluir um elemento ecologicamente correto em eventos e reuniões, já que os eventos sustentáveis ​​cumprem papéis econômicos, sociais, culturais e ambientais cruciais que são de valor pessoal para as pessoas; eles também têm um efeito de influência sobre as comunidades locais. Os impactos ambientais dos eventos devem ser avaliados a partir de uma perspectiva de sustentabilidade ecológica.

A implementação de práticas sustentáveis ​​pode reduzir tanto os custos econômicos quanto os impactos ambientais relacionados às atividades dos centros de convenções.

À medida que as comunidades locais adquirem uma melhor compreensão da situação ganha-ganha que pode resultar do investimento em uma indústria de eventos verdes, tanto em termos de ganhos econômicos quanto em ambientes mais saudáveis, a demanda geral aumentaria sem dúvida.

O programa Evento Neutro é um dos serviços da Eccaplan consultoria em sustentabilidade. Para saber mais sobre o programa, clique aqui: programa Evento Neutro.

Para transformar seu evento em Evento Neutro, fale com um de nossos consultores especialistas, tire suas dúvidas e faça um orçamento conosco. Para entrar em contato, basta clicar aqui. 


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fonte: Buathong, K., & Lai, P. C. (2019). Event sustainable development in Thailand: A qualitative investigation. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, 24, 110-119.