Promovendo a prática de eventos sustentáveis

A proteção ambiental e as mudanças climáticas são questões que há muito vêm sendo debatidas, mas só recentemente despertaram um forte interesse internacional. Graças a um aumento dramático na cobertura da mídia internacional, a proteção ambiental nunca foi tão atual. 

A proteção do meio ambiente deixou de ser uma questão de consciência social e política para uma preocupação comunitária profunda e importância internacional. 

Anteriormente conhecido como ‘Aquecimento Global’ ou ‘Efeito Estufa’, o fenômeno mostrou ser de preocupação tão urgente não apenas por causa da magnitude das mudanças no ambiente natural, mas também pela rápida taxa dessas mudanças.

A questão da sustentabilidade está no epicentro da preocupação internacional com a pressão sobre os operadores comerciais de todos os portes e de todos os setores, e os cidadãos para fazer ajustes em suas vidas diárias que reduzam os impactos negativos sobre o meio ambiente. 

A indústria do turismo e sua contribuição para as mudanças climáticas são cada vez mais um foco de discussão e debate. Mais especificamente, a indústria de eventos tem atraído a atenção e agora há um crescente debate internacional sobre como incentivar a indústria a se tornar mais ambientalmente sustentável. 

Os eventos são um componente importante da indústria do turismo, pois oferecem valiosos benefícios econômicos, sociais, culturais e educacionais, além de potencial crescimento do turismo para muitos destinos internacionais. 

Os eventos, por sua própria natureza, geram resíduos. Devidamente administrado, eventos podem reciclar materiais e suprimentos excedentes de maneira útil e significativa, e podem fazê-lo usando métodos que resultem em impactos mínimos ao meio ambiente. 

Cada vez mais a prática da indústria é concluir uma avaliação de impacto ambiental como parte do processo de planejamento de qualquer evento, e a importância e necessidade disso recentemente se tornou mais significativa não apenas do ponto de vista da preservação ambiental, mas também do social corporativo. perspectiva de responsabilidade, e de uma perspectiva de marketing e relações públicas.

Saiba como implementar um evento sustentável na sua empresa em Ações Sustentáveis para Eventos (eccaplan.com.br).

É necessário que os setores (por exemplo, conferências, festivais, eventos especiais) da indústria trabalhem juntos para estabelecer diretrizes e políticas sustentáveis ​​que sejam adequadas 

Com a noção subjacente de sustentabilidade sendo a capacidade de atender às necessidades de hoje, protegendo e aprimorando as oportunidades para o futuro, a indústria de eventos precisa se concentrar ainda mais em alcançar práticas mais sustentáveis.

Realize um Evento Sustentável e aumente o engajamento com os participantes e clientes da sua empresa

O programa Evento Neutro é um dos serviços da Eccaplan consultoria em sustentabilidade. Para saber mais sobre o programa, clique aqui: programa Evento Neutro.

Para transformar seu evento em Evento Neutro, fale com um de nossos consultores especialistas, tire suas dúvidas e faça um orçamento conosco. Para entrar em contato, basta clicar aqui. 


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fonte:Dickson, C., & Arcodia, C. (2010). Promoting sustainable event practice: The role of professional associations. International Journal of Hospitality Management, 29(2), 236-244.


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores