3 Passos Para Fazer um Plano de Gestão de Resíduos Para o Seu Negócio

Bons negócios não acontecem por acaso. Eles fazem planos.

Empresas eficazes planejam quantas pessoas precisam contratar, sua produção, sua cadeia de suprimentos e sua cadeia de distribuição.

Portanto, as empresas também devem elaborar um plano de gestão de resíduos. Tais planos podem não apenas reduzir a quantidade de resíduos descartados em aterros sanitários e os gases de efeito estufa lançados na atmosfera; eles economizam o dinheiro do seu negócio.

Se o desperdício ainda não é uma preocupação do seu negócio, o futuro mudará isso. Se nada mais, o governo usará impostos para forçar a reciclagem .

Portanto, todas as empresas devem ser proativas e avaliar os resíduos que produzem e a melhor forma de gerenciá-los de acordo com as leis locais, para proteger melhor o meio ambiente e reduzir as despesas comerciais.

Um plano de gestão de resíduos é o seu registro escrito de suas metas de gestão de resíduos e o que você deve fazer para atingir essas metas.

Primeiro passo para estabelecer seu plano de gerenciamento de resíduos

Antes de planejar a melhor forma de mudar, você deve definir uma linha de base. Quanto desperdício sua empresa gera agora? Pouco antes do dia da coleta, vá até todas as caixas e registre seu tamanho e quão cheias estão. Isso lhe dará uma estimativa. Escreva também em que consiste o seu lixo, o que dependerá do seu tipo de negócio.

Passo dois

Quem é responsável pela gestão dos resíduos para cada local de negócios e para todo o negócio?

Passo três

Estabeleça metas e objetivos. Estes irão variar dependendo do tipo de negócio em que você está e da tecnologia de reciclagem disponível. Seu lixo é reciclável ou não? Algo pode ser vendido ou não?

A hierarquia de resíduos, classificada por ordem de preferência

1. Reduzir

Você tem que usar tanto quanto você é? Onde você pode sobreviver com menos? Onde em seus processos de trabalho você está desperdiçando materiais?

2. Reutilizar

Que resíduos ainda são úteis? Algum equipamento ou material ainda pode ser bem utilizado? Por exemplo, se sua empresa se mudou e seus envelopes descartáveis ​​foram pré-impressos com o antigo endereço do remetente, você pode imprimir etiquetas de endereço com o novo endereço e colá-las nos envelopes antigos.

Isso pode significar reutilização por outra pessoa. Por exemplo, você está jogando fora uma máquina de fotocópias porque comprou uma nova. Enquanto o antigo ainda funcionar, você pode vendê-lo no eBay. Ou entregá-lo a uma escola. Descubra se doar para uma escola lhe daria um benefício fiscal.

3. Recicle

Muitos resíduos orgânicos, principalmente de food service, fazem adubo ou cobertura morta que beneficia as hortas. Se você estiver demolindo um prédio antigo, transforme os resíduos em agregado reciclado para estradas.

4. Recuperar

Limpe os tijolos dos locais de demolição e venda-os.

5. Recuperação de energia

Isso nem sempre se aplica, mas em alguns casos, as empresas recuperam energia, como reutilizando o calor gerado pelos processos de fabricação.

6. Descarte

Leve-o para um aterro sanitário. Este é o ato de último recurso. Isto é o que você deseja manter ao mínimo.

Implemente os procedimentos. Como todas as mudanças, você pode achar mais eficiente levá-las em etapas, dependendo de quão extensas elas são. Dependendo dos resultados, pode ser necessário ajustar as metas.

Como a Eccaplan pode ajudar sua Empresa com o Seu Plano de Resíduos:

O Movimento Sou Resíduo Zero surge com o objetivo de engajar pessoas, comunidades e empresas a planejarem e gerenciarem seus resíduos, enfatizando a não geração e uma grande mudança na forma atual do fluxo de materiais na sociedade. Sou Resíduo Zero abrange mais do que a eliminação de resíduos através da reciclagem e reutilização, este incide sobre a reestruturação dos sistemas de produção e distribuição para reduzir o desperdício.


Segundo o ZWIA, para que empresas e comunidades sejam consideradas bem sucedidas na implementação do programa, elas precisam desviar de aterros e inceneradores mais de 90% do seus resíduos.

Que tal ter o Selo Sou Resíduo Zero e fazer parte desse movimento?

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitem ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores, reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos.

Sou Resíduo Zero abrange mais do que a eliminação de resíduos através da reciclagem e reutilização, este incide sobre a reestruturação dos sistemas de produção e distribuição para reduzir o desperdício.

“O movimento Sou Resíduo Zero busca incentivar pessoas e empresas a mudar a forma que lidam com os resíduos na nossa sociedade. Nosso objetivo é que apenas o que é considerado rejeito seja enviado aos aterros sanitários”, comenta Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan.

A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br