Virada ODS 2022 recebeu o selo Sou Resíduo Zero

A Virada ODS é a maior política pública municipal do mundo para ampliar a conscientização e o engajamento cívico rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030.

A porcentagem da população brasileira que conhece a Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é muito baixa. É visível a necessidade de fazer esse número crescer e de conscientizar e engajar cada vez mais a população, para que assim os objetivos para 2030 sejam atingidos.

É por isso que a Virada ODS representa uma mudança para a cidade de São Paulo, uma tomada de rumo para a realização das grandes transformações necessárias para ser possível construir um futuro sustentável. 

A Virada ODS trabalhou com 6 eixos prioritários que foram Comunicação, Inovação e Tecnologia, Desenvolvimento econômico, Justiça, Educação e Cultura.

Gestão Integrada de Resíduos na Virada ODS 2022

A Eccaplan, com o movimento Sou Resíduo Zero, realizou a gestão dos resíduos recicláveis, orgânicos, de óleo vegetal e dos rejeitos. A triagem desses resíduos foi feita in loco e tiveram lixeiras de coleta seletiva junto ao serviço.

A Virada aconteceu em 10 pólos e a Eccaplan atuou em todos eles com a gestão integrada dos resíduos. Os pólos foram: Pólo Central, na Bienal do Ibirapuera; Pólo Hackathon da Teia Green Sampa (na Praça Victor Civita) e outros 8 pólos da rede CEU que pela cidade de São Paulo (CEU Parelheiros, CEU Butantã, CEU Cidade Dutra, CEU Heliópolis, CEU Cidade Tiradentes, CEU Jd. Paulistano, CEU São Rafael e CEU Jaçanã). Em alguns desses pólos tiveram lixeiras do Sou Resíduo Zero para a coleta seletiva.

Em cada pólo CEU teve a atuação de catadores autônomos ou de cooperativas que fossem da região do entorno. No CEU São Rafael, por exemplo, ocorreu a atuação e parceria da cooperativa Chico Mendes com a catadora Elisangela.

Os catadores realizaram a triagem in loco e o resultado dessa operação foi a coleta de 98 Kg de papel, 203 Kg de plástico, 28,5 Kg de metal destinados para a reciclagem, 100 L de óleo vegetal para Biodiesel e 356 Kg de orgânicos para compostagem. Com o total de 785 Kg reciclados e 400 Kg de rejeitos.

Nos polos da rede CEU todo material coletado foi doado para os catadores ou cooperativas que atuaram no processo de triagem. A Eccaplan realizou a separação, coleta e destinação final de forma ambientalmente adequada para cada tipo de resíduo.

Sobre o Movimento Sou Resíduo Zero

O Movimento Sou Resíduo Zero surge com o objetivo de engajar pessoas, comunidades e empresas a planejarem e gerenciarem seus resíduos, enfatizando a não geração e uma grande mudança na forma atual do fluxo de materiais na sociedade, deixando um legado positivo às gerações futuras.

Queremos disseminar cada vez mais o conceito e boas práticas relacionadas com os resíduos sólidos, fazer com que a comunidade repense o modelo atual de consumo e atribuir valor aos resíduos através de novas atitudes, como: escolha consciente dos materiais, destinação de materiais para reciclagem e compostagem.

Esse novo olhar sobre os resíduos surgiu na Califórnia no início dos anos 2000 através da Zero Waste International Alliance (ZWIA), vista como um marco na maneira de gerenciar e tratar os resíduos e principal inspiração para o Movimento Sou Resíduo Zero. Esse foi o momento em que grupos mostraram-se preocupados com a destinação e geração de resíduos e se empenharam em disseminar suas práticas pelo mundo.

Um dos principais objetivos de organizar a Aliança foi estabelecer padrões para orientar o desenvolvimento do Lixo Zero no mundo. Além da criação da primeira definição internacional aceita do conceito “Zero Waste”, visando ajudar as empresas e as comunidades a definir seus próprios objetivos para o gerenciamento de seus resíduos.

Segundo o ZWIA, para que empresas e comunidades sejam consideradas bem sucedidas na implementação do programa, elas precisam desviar de aterros e incineradores mais de 90% do seus resíduos.

Sobre a Eccaplan

A Eccaplan Consultoria em Desenvolvimento Sustentável, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro, CO2 Neutro e Frete Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo neutralização de carbono Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores