Programas voluntários neutros em carbono

A descarbonização e o combate às mudanças climáticas tornaram-se objetivos fundamentais na agenda política global, de acordo com o 13º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) “Tomar ações urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos”.

A abordagem política mais tradicional para promover práticas sustentáveis, como a redução de emissões de GEE, é baseada em regulamentos de comando e controle, incluindo padrões, cotas e similares. 

Esses instrumentos têm sido criticados por serem economicamente ineficientes, administrativamente complexos, inflexíveis e lentos, principalmente quando o regulador enfrenta inúmeras empresas heterogêneas.



Uma segunda vertente usa incentivos na forma de impostos, subsídios e licenças negociáveis, que dependem de sinais de preços para reduzir as emissões de forma mais flexível e menos onerosa.

Uma tendência mais recente para induzir o comportamento sustentável envolve as chamadas abordagens voluntárias, como programas ambientais, certificações e rótulos ecológicos. Essas iniciativas não são obrigatórias e podem envolver diferentes stakeholders ou grupos de stakeholders, como órgãos públicos, organizações sem fins lucrativos, empresas e consumidores

A remoção de carbono, principalmente por meio de florestas e plantio de novas árvores, é uma das estratégias utilizadas pelas empresas, A Eccaplan com o a Carbon Fair realiza esses projetos ambientais 

Os programas voluntários de Carbono Neutro têm um papel cada vez mais relevante para colocar em prática os compromissos dos países de reduzir as emissões de carbono e contribuir com os ODS da ONU sobre mudanças climáticas e sustentabilidade, não apenas em países desenvolvidos, mas também em desenvolvimento. 

A não obrigatoriedade dessas iniciativas traz à tona o papel crucial da conscientização do consumidor e do engajamento das empresas. Por isso, o desenho adequado desses instrumentos de política e os incentivos que eles geram merecem ser cuidadosamente estudados e aplicados.

Fale com a Eccaplan temos a estratégia ideal para você e sua empresa entrarem no Mercado de Carbono.

Sobre a Eccaplan:

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Conheça a plataforma Carbon Fair  a primeira plataforma de gestão e negociação de créditos de carbono, auxiliando empresas a atingirem suas metas e compromissos ambientais.

Acesse a nossa plataforma!

Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fonte: André, F. J., & Valenciano-Salazar, J. A. (2022). Voluntary carbon neutral programs. Adoption and firms’ strategies. Journal of Cleaner Production, 135191.


Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro Evento sustentável GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores