Logística Sustentável – Unicargo neutraliza todas as emissões de gases de efeito estufa em 2022

Sobre o Inventário de Emissões de gases de efeito estufa

A Unicargo, após a conclusão de seu Inventário de Emissões de 2022, recebe o Selo CO2 Neutro, por quantificar e compensar as emissões de GEE, na mesma proporção, pela aquisição de créditos de carbono em projetos sociais e ambientais no Brasil.

Ao medir e reduzir as suas emissões, a sua empresa permanecerá em conformidade com a legislação atual e/ou futura, construirá valor de marca e descobrirá ineficiências nas suas operações – além de se juntar à luta global contra as alterações climáticas.

A elaboração de inventários de carbono é o primeiro passo para que uma instituição ou empresa possa contribuir para o combate às mudanças climáticas, fenômeno crítico que aflige a humanidade neste início de século.

Ao utilizar a contabilização do carbono, as empresas permitem-se medir as suas emissões totais, identificar oportunidades de redução e acompanhar o progresso das reduções que implementam.

  • Demonstrar conformidade com regulamentos, programas de GEE obrigatórios ou voluntários e padrões de mercado
  • Alcançar reconhecimento e demonstrar liderança

Os inventários de GEE são importantes porque constituem o passo preliminar fundamental para a gestão das nossas emissões de GEE locais e internacionais.

A elaboração de Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) é o primeiro passo para que uma instituição ou empresa possa avaliar como as suas atividades impactam o meio ambiente e identificar estratégias para contribuir para o combate às mudanças climáticas.

Conhecendo o perfil das emissões a organização pode dar o passo seguinte, o de estabelecer estratégias, planos e metas para redução e gestão das emissões de gases de efeito estufa, engajando-se na solução desse enorme desafio para a sustentabilidade global.

A Eccaplan aplica a metodologia do GHG Protocol (The Greenhouse Gas Protocol – A Corporate Accounting and Reporting Standard) em seus inventários de emissões.

O GHG Protocol foi desenvolvido pelo World Resources Institute (WRI) em associação com o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), além de ter sido resultante de parcerias com empresas, ONGs e governos.

No total, foram emitidos 189.147 kg de CO2 e neutralizados 190.000 kg de CO2 (190 créditos de carbono).

Projeto apoiado: Terrus Carbon Coffee

Unicargo Recebe o Selo CO2 Neutro 2022

Em parceria com a Eccaplan, a Unicargo desenvolveu seu primeiro inventário de Emissões de GEE para o ano de 2022. Foi identificada a emissão de pouco mais de 189 toneladas de CO2 nos escopos 1 e 2 de seu inventário.

Ciente do impacto que suas emissões de CO2 tem sobre o meio ambiente, a Unicargo realizou a compensação de suas liberações de GEE através da aquisição de créditos de carbono de projetos ambientais certificados brasileiros, como o do Terrus Carbon Coffee

Neutralização de carbono e co2 neutro

A realização de qualquer atividade nas empresas ou em eventos, seja ele de pequeno ou grande porte, resulta nas emissões de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o agravamento do aquecimento global.

A principal ferramenta brasileira de inventário de emissões de carbono é a do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces, que faz o inventário de emissões e compensação ambiental através da neutralização de carbono, além de atuar efetivamente no combate às mudanças climáticas.

Dessa forma, a Unicargo conquistou o selo CO2 Neutro, da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, por compensar uma quantidade de carbono, apoiando projetos ambientais certificados de energia renovável.

Qual a Importância desta Ação Ambiental?

O planeta Terra já aqueceu 2°graus, parece pouco, mas os efeitos já são devastadores, e com impacto direto na nossa saúde, na produção de alimentos e na economia. O principal fator responsável por esse aquecimento é a quantidade de gases de efeito estufa que são liberados todos os dias na atmosfera. No tratado internacional mais recente sobre o clima, o Acordo de Paris, assinado em 2015, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir em 37% suas emissões até 2025.

Para isso é necessário conter o desmatamento, recuperar florestas e promover o desenvolvimento e utilização de tecnologias limpas. E as iniciativas devem partir de todos os atores da sociedade, incluindo as empresas privadas. Portanto, fazer a neutralização de carbono incentivando projetos socioambientais é fundamental para que o país possa atingir sua meta, promovendo uma economia de baixo carbono e um planeta mais próspero para todos.

Tipo de Projeto Apoiado: Agricultura Regenerativa

Bioma: Mata Atlântica

Terrus Carbon Coffee é o primeiro projeto brasileiro de agricultura regenerativa auditado com o padrão Carbon Fair Standard. A proposta do projeto é implementar uma tecnologia desenvolvida pela Quanticum, que utiliza magnetismo do solo para criar “zonas de manejo”, ou seja, cria-se áreas de características semelhantes do solo. Com estas zonas de manejo, cria-se mapas de magnetismo para melhor visualização e interpretação. Assim, o mapeamento da resposta magnética do solo, proporciona precisão nas análises de solo em locais específicos em um menor número de amostras coletadas, possibilitando a recomendação exata de insumos necessários para a área.

Além disso, traz um novo sistema de identificação e divisão de talhões, eliminando a subjetividade do profissional no processo de testagem para a preparação de plantio de café, trazendo assim maior precisão na identificação do solo, redução na quantidade de amostras necessárias no processo de amostragem de solo e possibilitando mapeamento de locais com potenciais para estocar carbono, concomitantemente com boas práticas de manejo e conservação do solo.