Ponto de Não Retorno da Amazônia: Entenda o que isso significa 

Em menos de 30 anos quase metade do bioma amazônico pode entrar em colapso.

Uma pesquisa conduzida por cientistas brasileiros e publicada na revista Nature, neste mês, traz um novo alerta acerca do destino da Floresta Amazônica. Segundo esse estudo, até 2050, de 10% a 47% do bioma poderá sofrer mudanças irreversíveis, deixando de desempenhar seu importante papel no armazenamento de carbono do planeta. Esse colapso pode acelerar o aquecimento global e modificar os padrões de chuva em várias partes do mundo.  

O ponto de não retorno, ou ponto de inflexão, acontece quando um ecossistema ultrapassa sua capacidade de suportar alterações, e raramente volta ao seu estado original. Trata-se de um limite que foi ultrapassado e onde não é possível regressar. Além da Amazônia, outros lugares do planeta também estão sob esse risco, como o derretimento irreversível da camada de gelo da Groenlândia e o colapso de Corais de Águas Quentes.  

O ponto de não retorno ocorreria quando a Amazônia atingir um nível crítico de desmatamento, que somados aos efeitos das mudanças climáticas, resultaria na interrupção dos ciclos de chuva vitais para a sustentação contínua da floresta.  

A causa dessa perda de resiliência da Floresta Amazônia estaria ligada às emissões globais de gases de efeito estufa, juntamente com o desmatamento e a degradação florestal local. As mudanças climáticas decorrentes da maior concentração desses gases na atmosfera contribuem para as alterações na temperatura e na precipitação modificando os processos ecossistêmicos, impactando também nas espécies que dependem dela. 


” A região amazônica desempenha um papel fundamental na regulação do clima global e na manutenção da biodiversidade e o que estamos testemunhando é alarmante. Na Eccaplan, compreendemos a urgência dessa pauta e nos dedicamos integralmente a colaborar com comunidades locais, organizações ambientais e empresas comprometidas com a preservação da Amazônia, por meio de projetos que promovem o reflorestamento, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável“, sinaliza Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan. 


Atualmente a Floresta Amazônica abriga mais de 10% da biodiversidade terrestre do planeta, armazenando uma quantidade de carbono que equivale de 15 a 20 anos das emissões globais de CO₂ . Além disso, a floresta ajuda a esfriar o planeta ao liberar vapor d’água, o que ajuda a manter o clima estável. 

É possível contribuir localmente para a redução desse impacto negativo na Amazônia adotando ações eficazes para fortalecer a relação entre a floresta e a chuva, o que é crucial para a sua resistência. Isso envolve interromper o desmatamento e a degradação da floresta, promover a recuperação das áreas degradadas por meio da restauração florestal e ampliar as áreas protegidas dos territórios indígenas. 

Conheça três soluções da Eccaplan que contribuem para a preservação da Amazônia: 

1. Plataforma Carbon Fair: Oferece um modelo full service na gestão de créditos de carbono certificados e verificados, desde sua geração, negociação e uso para compensação, além de ferramentas integradas para cálculo das emissões de CO₂, contribuindo para a redução da pegada de carbono e, consequentemente, para a preservação da Amazônia. 

 2. Selo CO₂ Neutro: Com essa solução, as emissões de carbono de uma organização são quantificadas e compensadas através de créditos de carbono de projetos certificado e auditados, incluindo projetos de Preservação Florestal e de Reflorestamento no bioma Amazônico.  

3. Cadastro de Projetos Ambientais: Projetos que visam reduzir as emissões de CO₂ e impactos ambientais e sociais podem ser cadastrados na plataforma Carbon Fair. Isso impulsiona iniciativas que contribuem diretamente para a preservação da Amazônia e sua biodiversidade, promovendo práticas sustentáveis na região. 

Essas soluções da Eccaplan oferecem ferramentas práticas e integradas essenciais para minimizar a degradação da Amazônia. 


A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade

Além de compromisso com o futuro, iniciativas sustentáveis exigem conhecimento técnico para serem pensadas e aplicadas.

Expertise que a Eccaplan acumula em 15 anos de atuação e que já contribuíram para mais de 40 projetos socioambientais.

Desde o início, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da USP, a Eccaplan desenvolve programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, que consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de empresas, produtos e eventos, entre outros.

Conheça a Carbon Fair, pioneira no mercado de créditos de carbono, fornecendo suporte a iniciativas certificadas por institutos de pesquisa e empresas reconhecidas internacionalmente

Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br