Como Neutralizar sua passagem?

Cliente da Eccaplan pode pagar pelo Crédito de Carbono em viagens, entenda:

O cliente vai apoiar a compensação do carbono e ajudar algum dos projetos ambientais certificados da Eccaplan 

O programa Passagem Neutra da Eccaplan assume o compromisso de neutralizar as emissões de CO2 das suas viagens

A Eccaplan em conjunto com algumas operadoras de viagens vai passar a oferecer aos clientes a possibilidade de neutralizar a emissão de carbono gerada pelo deslocamento do consumidor, com o Programa Passagem Neutra.

A emissão de carbono nos voos e em viagens de ônibus são geradas pela queima do combustível fóssil usado pela aeronave/carro. 

As economias de todos os países, de um modo geral, estão adotando iniciativas para descarbonizar as suas atividades até 2050, como forma de freiar o aquecimento global – o que já é consenso entre os cientistas. 

Como vai funcionar a Passagem Neutra:

Para a Empresa que queira incluir esse Programa:

A Empresa poderá optar por compensar todas as passagens vendidas ou dar a opção ao consumidor na hora da venda da passagem, para ele escolher em neutralizar sua viagem ou não.

A Eccaplan fornecerá todos os relatórios das passagens vendidas que foram neutralizadas, assim como certificado e garantia da confiabilidade das informações.

Para o Consumidor:

No momento da compra da passagem o consumidor será informado que a sua passagem terá suas emissões de gases de efeito estufa neutralizados, com a garantia através de um link com rastreabilidade do projeto ambiental apoiado e um certificado enviado ao consumidor com todas as informações sobre a quantidade de CO2 neutralizados e informações sobre o projeto ambiental apoiado.

O crédito de carbono vai bancar algum projeto ambiental que compense a emissão de carbono gerada naquele trecho do voo/ônibus comprado pelo passageiro, Conheça os projetos apoiados pela Eccaplan

Será gerada uma certificação digital com todos os detalhes de como e onde suas emissões estão sendo compensadas, assim como o link para a verificação do projeto apoiado e todas as suas certificações internacionais, garantindo a seriedade da compensação pelo consumidor.

Assim como nosso programa Frete Neutro, que visa compensar o valor que se paga por um transporte de mercadorias onde seu cálculo leva em consideração os custos operacionais, o Programa Passagem Neutra, agora amplia sua operação neutralizando todas as viagens diretamente realizadas pelo consumidor.

Importante destacar, também, a necessidade de quantificar as emissões de carbono emitidas pela queima de combustíveis durante as viagens. Assunto esse com bastante relevância no mercado e pauta de políticas ESG.

Muitas empresas possuem o desejo de reduzir seu impacto ambiental. E uma ação valiosa que pode ser facilmente implementada agora é a Passagem Neutra, que tem o propósito de neutralizar as emissões que não podem ser evitadas nas viagens.

Confira no vídeo abaixo um explicação interativa sobre a importância do programa da Neutralização de Carbono:

Essa escolha foi feita devido à consciência de que os gases do efeito estufa (GEEs) – emitidos principalmente pela queima de combustível fóssil (relacionado ao uso de diferentes modais de transporte), ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de resíduos – são aceleradores das mudanças climáticas. Apenas o setor de logística e transporte é responsável por aproximadamente 14,4 % das emissões globais.

A Passagem neutra, coordena pela ECCAPLAN Consultoria em Sustentabilidade que apoia projetos socioambientais brasileiros certificados. Além disso, o Programa é transparente e gera o engajamento de cada cliente do e-commerce, uma vez que este recebe um certificado de neutralização de carbono personalizado, com os dados da sua entrega e projeto ambiental apoiado, de preservação florestal ou energia renovável.

Fernando Beltrame, especialista em Mudanças Climáticas e Neutralização de Carbono, e CEO da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, explica: 

“A compensação de carbono ou Selo CO2 Neutro pode ser um diferencial e inovação no mercado. Porém, as empresas devem avaliar suas emissões e formas de reduzi-las, compartilhando este compromisso com seus colaboradores. Reduzir emissões de CO2 também é reduzir custos operacionais, como reduzir o gasto com combustível, por exemplo”.

O Selo Frete CO2 Neutro consistem em cinco principais ações:

Fluxograma do programa Frete Neutro

  1. Cliente: realiza o pedido da sua passagem;
  2. Empresa: avalia o tipo de veículo e roteiro; e envia estes dados à Eccaplan
  3. Eccaplan: por meio do seu sistema, realiza a  quantificação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) com base em estudos desenvolvidos pela Eccaplan.
  4. Eccaplan realiza a compensação das emissões de GEE, com o apoio financeiro a projetos de reduções de emissões por desmatamento e degradação evitados (REDD) ou tecnologia limpa, na mesma proporção do impacto ambiental.
  5. Eccaplan envia para o consumidor o certificado de neutralização de carbono de cada entrega e o consolidado mensal. Cada cliente pode receber o seu certificado individual e personalizado.

Quer entender mais sobre Neutralização de Carbono? Entre em contato.

Carbono Zero