Taxa atual de emissão de CO2 poderá duplicar gases poluentes na atmosfera até 2080 e elevar temperatura

A esperanças de que o aumento das temperaturas globais médias fosse limitado a 2,5 graus Celsius até 2020 podem ser praticamente descartadas se as emissões de gases do efeito estufa continuarem no ritmo atual, apontou uma nova pesquisa, que reavaliou a sensibilidade da atmosfera terrestre ao dióxido de carbono.

O estudo, realizado com apoio do Programa Mundial de Pesquisa Climática sediado em Genebra, traz o primeiro avanço claro em décadas para se estreitar a faixa de elevação de temperatura causada pela duplicação dos níveis de CO2 desde os tempos pré-industriais.

Suas descobertas mostram que a duplicação desencadearia um aquecimento médio de 2,6ºC a 4,1ºC acima dos tempos pré-industriais, o que colocaria o menor aumento mais de 1 grau acima da média estimada previamente pelos cientistas — entre 1,5ºC e 4,5ºC.

Para conferir a matéria completa do G1, clique no link!

Pensando nisso, quais ações podemos tomar enquanto empresa para diminuir o impacto causado pela emissão de CO2 na atmosfera?

Entende o que é neutralização de carbono

De alguma forma, sua empresa e seus eventos, impactam o meio ambiente, seja pela queima de combustível relacionado ao transporte, ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de lixo.

Uma empresa ou produto é neutro em carbono quando todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes de sua atividade são devidamente quantificadas (inventário de emissões) e uma ação de compensação ambiental (neutralização) é realizada na mesma proporção.

E quais são os objetivos?

  • Viabilizar economicamente projetos de desenvolvimento sustentável que não existiriam sem os incentivos do mercado de carbono.
  • Fazer com que as florestas tenham mais valor em pé do que derrubadas, criando um valor financeiro para o carbono armazenado nas árvores, e contribuir para a importante redução de emissão dos gases de efeito estufa assim como o compromisso de preservação da floresta.
  • Educar, conscientizar e sensibilizar o público envolvido sobre causas e consequências das mudanças climáticas.
  • Melhorar a imagem da empresa com seus stakeholders.

Conheça mais sobre a Neutralização de Carbono assistindo ao vídeo!

Conheça também algumas ações de compensação ambiental

Compensar significa estabelecer um equilíbrio entre duas ações. De maneira simplista isso quer dizer que uma ação negativa pode ser reparada por uma ação positiva.  Então, no caso da compensação ambiental: se uma atividade gerou impacto negativo ao meio ambiente ela pode ser compensada por outra atividade que gere um benefício ambiental na mesma proporção.

  1. A Neutralização de carbono como ação de compensação ambiental
  2. Plantio de árvores
  3. Preservação Florestal
  4. Pequenas centrais hidrelétricas
  5. Projetos de tecnologia limpa

Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.