Fonte: Hypeness
A produção de asfalto é responsável por jogar na atmosfera cerca de 1,6 toneladas de poluentes todos os anos. Em países em que o inverno é rigoroso, como na Holanda, o material nem sempre aguenta as variações de temperatura nas ruas e a manutenção exige demoradas obras, que podem trancar pistas, causando congestionamento e, adivinha só, mais poluição.
Com o intuito de resolver esses problemas, uma empresa chamada VolkerWessels propôs usar plástico reciclado para construir em Roterdã, na Holanda, estradas mais sustentáveis, duradouras e simples de instalar. Segundo a companhia, o novo conceito de estrada é feito com plástico reciclado e pode enfrentar temperaturas em 80 e – 40 graus Celsius, além de fornecer uma estrutura subterrânea completa para abrigar cabos e dutos.
A pavimentação poderia ser pré-fabricada, moldada de acordo com as necessidades de cada projeto, e então instalada, poupando tempo e evitando ainda prejudicar o fluxo de trânsito. Se estradas de asfalto demoram meses para serem concluídas, as estradas de plástico poderiam ser feitas em semanas. “O plástico oferece todos os tipos de vantagem, comparando-se ao modo como as ruas e estradas são feitos atualmente, tanto na construção das ruas como na manutenção delas“, afirmou ao The Guardian Rolf Mars, um dos executivos à frente do projeto.
Embora ainda esteja em fase conceitual, a estrada de plástico da VolkerWessels será testada em Roterdã e a obra deve ser concluída em até 3 anos.